Questões de Administração da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

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O processo de organização e gerenciamento da rotina de trabalho desenvolve-se, geralmente, a partir do PDCA (Plan, Do, Check, Action), o que possibilita o acompanhamento de 4 fases distintas do gerenciamento: planejamento, execução, controle e ação (MOREIRA 2006 apud PORTELA; SCHUMACHER, 2009).

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as fases de gerenciamento às suas características.

COLUNA I

1. Planejar

2. Executar

3. Controlar

4. Agir

COLUNA II

( ) Permite a verificação constante dos resultados, comparando-os com as metas.

( ) Definem-se as metas para satisfazer mais as pessoas e os métodos para cumprir padrões de sistemas técnico de processos e procedimentos.

( ) Dá-se com disciplina e de acordo com os padrões.

( ) Atuação corretiva no processo para manter e melhorar os resultados.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 2 3 4 1
  • B. 3 1 2 4
  • C. 3 2 1 4
  • D. 1 3 4 2

Alguns problemas podem levar a comunicação nas empresas a uma perda de efetividade e comprometer a qualidade e os resultados organizacionais.

Assinale a alternativa que não apresenta corretamente um desses problemas.

  • A. O receio do efeito que a mensagem pode provocar.
  • B. Percepção de que um problema é de outra pessoa.
  • C. Sobrecarga. O emissor cria uma quantidade exagerada de informações, como relatórios muito longos que abordam um alto número de diferentes questões.
  • D. Complexidade. Produz efeito diverso do esperado no processo de comunicação, porque o emissor enviou a mensagem diferente do que pretendia ou deveria.

Para deter todas as técnicas secretariais e a organização dos trabalhos nas secretarias, a base estrutural é o conhecimento utilizado na rotina como parâmetros de todas as atividades. Para isso, existem as técnicas específicas, que incluem a relação de atividades e o controle de cada uma delas.

Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Paciência, tolerância, atenção e comunicação são importantes ações no atendimento ao público, interno e externo.

II. Com a modernidade das comunicações o(a) secretário(a) pode utilizar como tratamento o pronome “você”, substituindo o senhor e / ou senhora, no atendimento telefônico.

III. Follow-up: é uma expressão técnica inglesa que significa acompanhamento. Essa técnica de acompanhamento complementa a agenda.

IV. A reunião de trabalho é a forma mais eficaz de comunicar decisões, controlar e delegar tarefas, bem como estudar novas estratégias empresariais.

V. Cerimonial é toda solenidade, mesmo que não oficial, que segue uma programação constituída por um conjunto de formalidades.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, III, IV e V, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e V, apenas.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as classificações dos sistemas às suas características.

COLUNA I

1. Informação gerencial

2. Suporte executivo

3. Empresarial básico

COLUNA II

( ) Cria relatórios resumidos sobre o desempenho da empresa.

( ) Realiza tarefas rotineiras da empresa.

( ) Apoia o desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 1 2 3
  • B. 1 3 2
  • C. 2 3 1
  • D. 3 1 2

Quando o processo de organização nas empresas é abordado, envolvem-se conceitos, áreas, funções e tarefas.

Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Divisão do trabalho é o processo por meio do qual uma tarefa é dividida em partes e cada uma delas é atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas.
  • B. A autoridade divide-se verticalmente em níveis. Pessoas que estão em determinado nível normalmente têm autoridade sobre as que estão em nível inferior.
  • C. A estrutura organizacional é uma estrutura estável e dinâmica. Ela define o trabalho, a especialização e a hierarquia das pessoas na empresa.
  • D. Os recursos (humanos e materiais) determinam a denominação que se dá às unidades de uma empresa, seus departamentos.

Administração é o processo que permite alcançar as metas de uma empresa, utilizando o trabalho com e por meio de pessoas e outros recursos e, envolve quatro funções básicas: planejamento, organização, influência e controle (CERTO, 2003).

Com base nesta informação, é INCORRETO afirmar que

  • A. planejamento envolve a escolha de tarefas que devem ser desempenhadas a fim de atingir os objetivos da empresa.
  • B. organização é o ato de designar a vários indivíduos ou grupos da empresa as tarefas estabelecidas durante o planejamento.
  • C. influência é a função da administração que enfoca a realização das metas e de que formas as tarefas devem ser executadas.
  • D. controle é a função da administração por meio da qual os gerentes reúnem informações que medem o desempenho recente da empresa.

A administração faz com que as empresas caminhem na direção de seus objetivos e metas, ao designar atividades que seus membros devem realizar. Considerando-se seus conceitos, objetivos e evolução histórica, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando cada termo às suas respectivas características.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A. 6, 5, 1, 7, 4, 3, 2.
  • B. 5, 2, 4, 7, 3, 6, 1.
  • C. 7, 1, 5, 3, 6, 2, 4.
  • D. 4, 7, 1, 6, 2, 3, 5.

Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. (MAXIMIANO, 2006). Com base nesta informação, em relação à liderança, é INCORRETO afirmar que

  • A. fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em segui-lo.
  • B. tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores.
  • C. inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para convivência.
  • D. é limitada ao grupo que acredita ou precisa dela.

As decisões podem ser classificadas de acordo com o tempo que um gerente deve gastar para tomá-las.

Considerando-se esta informação, com relação à classificação das decisões, é INCORRETO afirmar que

  • A. as decisões programadas são rotineiras e repetitivas e, normalmente, são tomadas de acordo com as diretrizes gerencial estabelecidas.
  • B. as decisões não programadas são tipicamente tomadas uma única vez, que em geral, são menos estruturadas do que as programadas.
  • C. nas decisões programadas, as organizações desenvolvem processos específicos para lidar com elas.
  • D. as decisões programadas são conduzidas pelos processos gerais de solução de problemas.

Visão, carisma, integridade e simbolismo representam atributos tipicamente associados ao tipo de liderança

  • A.

    situacional

  • B.

    contingencial.

  • C.

    transformacional.

  • D.

    transacional.

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