Questões de Administração da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

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A atitude é o início de tudo e o principal componente da competência. Está relacionada com "querer ser e querer agir". Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que

  • A.

    a crença no próprio potencial de liderança está relacionada à auto-estima.

  • B.

    a abertura ao novo, a flexibilidade, a ausência de resistências e preconceitos dizem respeito à visão sistêmica.

  • C.

    o interesse pelo bem comum e pelo desenvolvimento da comunidade, iniciativa de organização social, está associado ao diálogo.

  • D.

    a aceitação com o devido respeito às diferentes crenças, opiniões, raças, posições políticas etc está relacionada à empatia.

A análise organizacional envolve toda a empresa e objetiva, entre outras coisas, a identificação das áreas em que o treinamento se torna necessário. Num roteiro de estruturação da análise organizacional, NÃO se inclui

  • A.

    identificação da organização.

  • B.

    estrutura organizacional.

  • C.

    planejamento.

  • D.

    controle.

Nas últimas décadas, surgiram diversas práticas na gestão empresarial. Três delas tiveram maior influência no comportamento e na cultura organizacional e no gerenciamento de pessoas. Com base nessas informações, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando cada época às suas influências na Gestão de Pessoas.

 .

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (2) (1) (3) (2) (1) (3)

  • B.

    (2) (3) (1) (2) (1) (3)

  • C.

    (3) (1) (2) (3) (2) (1)

  • D.

    (1) (1) (2) (3) (2) (3)

Após os anos 80, diversas técnicas administrativas foram colocadas em prática pelas organizações. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente cada técnica ao seu respectivo conceito.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (7) (4) (2) (6) (3) (5) (1)

  • B.

    (1) (5) (3) (6) (2) (4) (7)

  • C.

    (2) (4) (7) (6) (3) (5) (1)

  • D.

    (6) (7) (3) (4) (2) (1) (5)

O processo de movimentação de pessoas é o processo que trata o movimento físico da pessoa na empresa ou no mercado de trabalho. Dessa forma, a captação de pessoas adequadas às necessidades da organização exige a concretização de alguns aspectos. Com base nessas informações, é INCORRETO afirmar que esses aspectos devem considerar

  • A.

    o perfil comportamental esperado da pessoa.

  • B.

    as entregas desejadas pela pessoa, para atender as necessidades da organização tanto atuais quanto futuras.

  • C.

    as condições de desenvolvimento pessoal.

  • D.

    as condições contratuais, definindo vínculos empregatícios a serem estabelecidos.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando cada atividade de treinamento, desenvolvimento e educação à sua respectiva caracterização.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (5) (1) (2) (4) (3)

  • B.

    (2) (3) (4) (5) (1)

  • C.

    (3) (4) (5) (1) (2)

  • D.

    (5) (2) (3) (1) (4)

Visando atender as necessidades crescentes de implementar uma ação competente em termos de treinamento e desenvolvimento, os gestores de pessoas têm utilizado novas tecnologias que estão surgindo no mundo dos negócios. Considerando essa informação, todas as alternativas abaixo representam novas tecnologias de treinamento e desenvolvimento, EXCETO

  • A.

    oficina

  • B.

    coaching

  • C.

    mentoring

  • D.

    field trips

Atender as necessidades ditas "superiores" dos trabalhadores significa, dentre outras coisas, que a empresa deve assumir a prática de certos valores associados ao trabalhador. É CORRETO afirmar que, entre esses valores, NÃO se inclui

  • A.

    maior confiança.

  • B.

    valorização perante a sociedade.

  • C.

    tratamento com maior sutileza.

  • D.

    reconhecimento das necessidades exógenas.

O domínio de determinadas competências faz com que profissionais e organizações façam a diferença no mercado. Com base nessas informações, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    os indicadores de competências gerenciais relacionados à experiência adquirida devem primar pelo respeito aos objetivos organizacionais.

  • B.

    os indicadores de competências gerenciais relativos às qualidades de fundo dizem respeito à formação e valorização dos colaboradores.

  • C.

    os indicadores de competências gerenciais associados à experiência adquirida enfatizam a qualidade nos contatos internos e externos.

  • D.

    os indicadores de competências gerenciais relacionados às qualidades de fundo consideram aspectos relativos a criatividade e à ambição.

Para alguns autores estudiosos das competências organizacionais existem recursos e competências importantes para as empresas, uma vez que constituem fontes para sustentar atuais ou potenciais vantagens competitivas.

  • A.

    as essenciais são fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia.

  • B.

    as distintivas são aquelas reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores.

  • C.

    as de unidades de negócio constituem um grande número de atividades-chave esperadas pela organização das unidades de negócio.

  • D.

    as de suporte constituem atividades que servem de alicerce para outras atividades da organização.

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