Questões de Administração da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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As organizações atuais situam-se em um cenário de relações de negócios global, onde a sustentabilidade, a qualidade e a excelência são elementos-chave para a manutenção da competitividade.

Nessa perspectiva, a consolidação da vantagem competitiva está diretamente relacionada ao Modelo de Gestão adotado, que deve considerar todos os fatores necessários para transformar metas e objetivos em ações que permitam alcançar resultados tangíveis e mensuráveis.

O Modelo de Gestão que está sendo sugestionado é

  • A. Gestão Empreendedora.
  • B. Gestão do Conhecimento.
  • C. Gestão de Processos.
  • D. Gestão de Pessoas.
  • E. Gestão de Levas.

O desempenho de um profissional deve ser medido através de instrumentos que possibilitem avaliar sua adequação ao cargo, as atividades propostas, as cadeias de comando (liderança-subordinados-pares) e, não menos importante, o diferencial competitivo que ele agrega à estrutura. Um Modelo de Avaliação que oferece variáveis passíveis de mensuração é a Avaliação de Desempenho, que pode se utilizar de diversos fatores, inclusive

  • A. a folha de punições e as justificativas apresentadas pelo profissional.
  • B. a base de cargos, que permite adequar os profissionais aos cargos ocupados.
  • C. a base de competências, que busca equiparar os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional ao perfil do cargo.
  • D. a relação interpessoal estabelecida entre os profissionais de relação direta e indireta.
  • E. a importância que os profissionais denotam sobre o avaliado.

“Profissionais entusiasmados com benefícios que proporcionarão satisfação e projeção de carreira estarão muito mais empenhados no exercício de suas atribuições. Sob essa perspectiva, as lideranças devem buscar muito mais facilitar e habilitar do que dirigir e instruir.” A paráfrase supra, derivada de um texto de Peter Drucker datado de 1996, nos remete a um comportamento estratégico fundamental aos profissionais em cargo de gestão atualmente.

Dentre as alternativas abaixo apenas uma contém afirmação dissonante à paráfrase. Assinale-a.

  • A. Nos ambientes laborais, onde há mutualidade de interesses entre o trabalhador e a organização, é crescente o número de liderados concordantes e colaborativos.
  • B. A sociedade global, em constante transformação e desenvolvendo-se tecnologicamente em diversas áreas de conhecimento, torna cada vez mais inadequada a utilização de modelos de gestão baseados na indústria mecanicista.
  • C. As novas tecnologias utilizadas pelas organizações têm sido fator preponderante para a adequação temporal das competências humanas definindo planos estratégicos de crescimento e projeção de carreira.
  • D. O reconhecimento dos liderados como fornecedores de conhecimento por parte das lideranças tem impulsionado grupos organizacionais à mudança eliminando posturas reativas e incentivando crescentes de valor, principais responsáveis por resultados sustentáveis.
  • E. Para alcançar os resultados esperados, líderes e liderados devem ser responsivos, produtivos e positivos, buscando técnicas de feedback nas interações estabelecidas, a fim de eliminar divergências e alcançar a empatia.

Atualmente muitos processos têm sido desenvolvidos visando garantir e ampliar o Marketing Pessoal, fator preponderante à empregabilidade. Invariavelmente tais processos focam na autoconfiança e buscam direcionar o profissional a explorar e potencializar suas habilidades, despertando comportamentos adormecidos e incentivando atitudes vencedoras. Nesse processo, algumas ferramentas para análise de cenário são utilizadas, visando garantir um constante aprimoramento do Marketing Pessoal, através do reforço das potencialidades e identificação de pontos de melhoria. Aponte a única opção que contém a ferramenta de análise de cenários referenciada no contexto acima.

  • A. Brainstorm.
  • B. Mapa de Competências.
  • C. Assessoria de Carreira.
  • D. Coaching de Vida.
  • E. Matriz SWOT.

Planejar o layout engloba desde a localização da empresa até as dimensões interdepartamentais e departamentais. Decidir qual o layout adequado é fundamental para a estrutura, pois exerce impacto direto nos resultados da operação. Assinale a única alternativa que contém os tipos de layout comumente utilizados:

  • A. Processo – Produto – Posicional – Celular.
  • B. Processo – Produto – Orgânico – Estrutural.
  • C. Estratégico – Gerencial – Tático – Operacional.
  • D. Físico – Virtual – Fixo – Móvel.
  • E. Triangular – Retangular – Circular – Hexagonal.

Programas de Treinamento e Desenvolvimento são construídos a partir de GAPs de competência identificados por meio de ferramentas específicas (Avaliação de Desempenho, Mapa de Competências, Análise de Cargos entre outros). Dentre as ciências aplicadas à educação, uma é especifica para formar adultos, por ter como característica a aprendizagem pela vivência, sendo os indivíduos incentivados ao aprendizado pelo valor e pela similaridade com as práticas do seu dia a dia.

Assinale a alternativa que referencia essa técnica:

  • A. Didática.
  • B. Pedagogia.
  • C. Andragogia.
  • D. Hermenêutica.
  • E. Dinâmica.

O processo de Gestão por Competências visa gerenciar GAPs de competências que eventualmente existam em uma organização, equipe ou profissional, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. O objetivo é alinhar as competências organizacionais das competências profissionais, para o alcance de resultados que atendam a todos. Assinale a alternativa que contém os principais métodos desse processo:

  • A. Entrevista por Competências / Desenho das Competências / Avaliação do Desempenho por Competências / Plano de Cargos e Salários por Competências.
  • B. Análise de Competências / Treinamento por Competências / Demissão Humanitária por Competências / Plano de Recolocação por Competências.
  • C. Mapeamento e Descrição de Competências / Remuneração Por Competências / Seleção por Competências / Desenvolvimento de Competências / Avaliação de Desempenho por Competências.
  • D. Mapeamento e Descrição de Competências / Remuneração Por Competências / Seleção por Competências / Treinamento por Competências / Avaliação de Desempenho por Competências.
  • E. Análise de Competências / Treinamento por Desempenho / Remuneração por Mapeamento / Demissão Humanitária por Recolocação.

Coesão refere-se ao grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo. A coesão é importante porque está associada à produtividade do grupo e pode ser fortalecida quando os membros passam juntos uma grande parte do tempo.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um fator que aumenta a coesão grupal.

  • A. Acordo sobre os objetivos grupais.
  • B. Tamanho grande do grupo.
  • C. Atratividade pessoal.
  • D. Frequência de interações.
  • E. Competição intergrupal.

Treacy e Wiersema (1995) apresentaram em seu livro A Disciplina dos Líderes de Mercado três possibilidades de posicionamento da empresa para ampliar a oferta de valor para os clientes. São elas:

  • A. Diferenciação, Excelência Operacional e Intimidade Com o Cliente.
  • B. Diferenciação, Liderança em Custos e Enfoque.
  • C. Liderança em Produtos, Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente.
  • D. Liderança em Produtos, Liderança em Custos e Intimidade com o Cliente.
  • E. Diferenciação, Liderança em Custos e Intimidade com o Cliente.

Organizações complexas contêm muitas subpartes que exigem coordenação e controle e, quanto mais complexa uma organização , mais difícil atingir a coordenação e o controle. Existem três elementos de complexidade mais comumentes identificados, um deles é a __________________________ que refere-se ao modo como as tarefas desempenhadas pela organização são subdivididas.

A expressão que melhor completa a proposição acima é

  • A. Diferenciação Vertical.
  • B. Amplitude de Controle.
  • C. Formalização Plana.
  • D. Diferenciação Horizontal.
  • E. Diferenciação por Afinidade.
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