Questões de Administração da Instituto Ludus

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A partir do organograma, podemos visualizar várias informações sobre a empresa. Assinale aquela que NÃO seria possível através do organograma:

  • A.

    Quadro de Distribuição do Trabalho.

  • B.

    Níveis de Administração.

  • C.

    Relação de Supervisão.

  • D.

    Subunidades principais.

  • E.

    Canais de comunicação.

As teorias administrativas foram desenvolvidas sempre com o propósito de fazer com as organizações melhorassem a produtividade e a eficiência das atividades. Com relação às teorias, observe as seguintes afirmações:

I - A Teoria Clássica, desenvolvida por Henry Fayol, tinha como principal enfoque o estudo de tempos e movimentos onde priorizou as tarefas.

II - A Teoria das Relações humanas desenvolvida por Elton Mayo, colocou em “cheque” todos os postulados anteriores através do experimento de Hawthorne.

III – O experimento de Hawthorne concluiu que “as condições fisiológicas em que se encontram os funcionários, sobrepõem as suas condições psicológicas”.

 IV – A Teoria da Administração Científica de Taylor, foi a primeira das teorias da administração e deu ênfase na estrutura das organizações.

  • A.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O organograma é um diagrama que permite visualizar a estrutura de uma organização, a posição de cada gestor na estrutura da organização e a linha de autoridade formal.

II. Organizar é, como todas as outras funções da administração, um processo de tomar decisões sobre como dividir o trabalho, atribuir responsabilidade e autoridade a pessoas e estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação.

III. A lógica subjacente ao princípio da especialização do trabalho, que vem desde Adam Smith e Frederick Taylor, é que quanto mais especializado um trabalhador for na realização de uma tarefa, mais produtivo será, e, consequentemente, mais eficiente será a organização.

IV. A especialização do trabalho não é um mecanismo importante para o trabalho, por ser uma fonte inesgotável de ganhos de produtividade.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Qual das seguintes ideias NÃO está incluída nos Princípios de Administração Científica de Taylor?

  • A.

    Recorrer a métodos científicos para definir como as tarefas devem ser realizadas.

  • B.

    Selecionar pessoas com recurso a métodos científicos.

  • C.

    Investir no treinamento e no desenvolvimento dos trabalhadores.

  • D.

    Dar liberdade aos trabalhadores para desenvolverem o seu trabalho sem interferência dos administradores.

  • E.

    Dividir de forma equilibrada o trabalho e as responsabilidades entre administradores e trabalhadores.

Ao estudarmos os fundamentos da administração, vários foram os estudiosos que deixaram suas contribuições sempre tendo como finalidade a melhoria da produtividade e eficiência das organizações. A essas contribuições, denominamos de princípios da administração. Os primeiros princípios surgiram com o estudo da administração científica, com Frederick Taylor. A partir desses comentários, marque a alternativa que NÃO identifica um Princípio da Administração Científica de Taylor:

  • A.

    Princípio do Planejamento.

  • B.

    Princípio da Execução.

  • C.

    Princípio do Controle.

  • D.

    Princípio da Economicidade.

  • E.

    Princípio do Preparo.

De acordo com o processo de tomada de decisão, risco é:

  • A.

    a situação em que o gestor teria todas as informações precisas, mensuráveis e confiáveis sobre os resultados de todas as alternativas consideradas.

  • B.

    a situação em que o gestor não tem conhecimento total sobre o problema e não pode determinar com uma probabilidade razoável os resultados das alternativas de que dispõe.

  • C.

    a situação em que existe um grau de incerteza em relação ao resultado de uma alternativa, mas em que o gestor dispõe de informação suficiente para estimar a probabilidade de que o resultado desejado venha ou não a ser atingido.

  • D.

    a capacidade individual para coletar e tratar informação; varia de pessoa para pessoa (ex: percepção da situação), assim como a sua abordagem à tomada de decisão (ex: sistemática ou intuitiva).

  • E.

    a tendência para aumentar o nível de compromisso para com uma decisão que pode estar errada (nãoreconhecimento do erro da decisão inicial).

Ao estudarmos as formas de tomada de decisões vemos que existem as decisões programáveis e as decisões não programáveis. Com base nesta classificação, assinale o único exemplo INCORRETO de um dos tipos de decisão:

  • A.

    Programável – Realizar o processo anual ou muitas vezes, excepcional, de recrutamento e seleção de pessoal para a empresa.

  • B.

    Programável – Contratação de um serviço especializado para realizar entregas durante as festas de fim de ano.

  • C.

    Não Programável – Fazer ou mesmo dar respostas às queixas e reclamações dos consumidores sobre os produtos da empresa.

  • D.

    Não Programável – Demissão de funcionários devido a problemas recentes de maus desempenhos.

  • E.

    Não Programável – Realizar um empréstimo junto à instituição financeira para a implementação de uma pesquisa de satisfação.

Ao estudarmos o processo decisório na organização tradicional e moderna, definimos três aspectos sobre esse processo: os tipos de decisões, as formas de decisões e as técnicas de tomada de decisão. Neste caso, podemos afirmar que uma decisão pode ser, respectivamente, ao mesmo tempo:

  • A.

    Rotineira, Programada e Normas práticas.

  • B.

    Imediata, Não Programada e Procedimentos Padronizados.

  • C.

    Premeditada, Programada e Julgamento.

  • D.

    Inovadora, Não Programada e Pesquisa Operacionais.

  • E.

    Mediata, Programada e Processamento Eletrônico de Dados.

A função do Planejamento serve como base para todas as outras funções da organização, a sua importância principal está em:

  • A.

    facilitar o controle, reduzir custos, dar um rumo à organização e antecipar mudanças.

  • B.

    fiscalizar, mandar e obrigar.

  • C.

    não criar metas e objetivos.

  • D.

    maximizar a redundância e o desperdício.

  • E.

    trabalhar de forma não harmônica com os componentes da organização.

As funções administrativas compreendem o Planejamento, a Organização, a Liderança ou Direção e o Controle. Cabe à função organização:

  • A.

    motivar os membros da organização na execução das tarefas.

  • B.

    assegurar que as ações dos membros da organização permitam alcançar os objetivos.

  • C.

    distribuir tarefas e recursos pelos membros da organização.

  • D.

    especificar os objetivos a serem atingidos.

  • E.

    definir estratégias e ações apropriadas para o alcance dos objetivos.

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