Questões de Administração da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Em relação a Cultura Organizacional, analise as afirmativas abaixo:

I - O somatório da cultura de cada um dos membros da organização.

II - Um sistema de significados comuns a membros de uma organização, distinguindo-a das demais.

III - O reflexo da cultura nacional na organização.

IV - O que os funcionários aprendem por meio de histórias, rituais, símbolos e linguagem da organização.

V - O conjunto de conhecimentos e habilidades dos funcionários da organização.

Está (ão) correta(s):

  • A.

    I, V

  • B.

    I, III

  • C.

    III

  • D.

    IV, V

  • E.

    II, IV

Quanto aos fatores básicos que sustentam uma cultura organizacional, analise as afirmativas abaixo:

I - As práticas utilizadas no recrutamento, seleção e contratação de funcionários

II - O sistema de hierarquia definido para a organização.

III - O comportamento da alta administração.

IV - Os conhecimentos exigidos dos funcionários

V - Os métodos aplicados na socialização dos funcionários.

Estão corretas:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    III, IV e V

  • D.

    I, III e V

  • E.

    I, II e V

O alto desempenho do funcionário depende de:

I - Sua motivação.

II - Seu conhecimento e habilidade na realização do trabalho.

III - Da disponibilização dos recursos necessários à realização das tarefas a ele atribuídas.

IV - Do tempo de experiência.

V - Do tempo que está na organização

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    I, II e III

  • C.

    III, II e V

  • D.

    IV e V

  • E.

    IV

É correto afirmar que:

  • A.

    as condições e situações que levam a satisfação do funcionário são as mesmas que o levam a ficar motivado.

  • B.

    tudo funcionário deseja um trabalho desafiador.

  • C.

    a motivação para o trabalho é permanente, independente da situação do funcionário.

  • D.

    todos os funcionários são estimulados da mesma maneira.

  • E.

    os funcionários tendem a trabalhar com mais afinco em uma tarefa ou trabalho se tiverem mais controle sobre essa tarefa ou trabalho.

Define-se liderança como um processo de influência pelo qual um indivíduo facilita com suas ações que um grupo de pessoas siga em busca ou mesmo atinja metas comuns ou compartilhadas. Assim é correto afirmar:

  • A.

    Todo indivíduo colocado em posição de liderança (chefia) é um líder.

  • B.

    Indivíduos podem atuar como líderes nas organizações mesmo sem ocupar posições formais de liderança (chefias).

  • C.

    A liderança é atributo do indivíduo e independe das circunstâncias.

  • D.

    Ser líder independe da existência de seguidores.

  • E.

    É mínima a influência dos líderes no desempenho dos seus seguidores.

A eficácia da liderança depende de alguns fatores. Analise as opções abaixo:

 I - Características do líder

. II - Comportamento do líder.

III - Características dos seus seguidores.

 IV - Contexto da liderança.

V - Idade dos seus seguidores

. Estão corretas:

  • A.

    I e II

  • B.

    I, II e III

  • C.

    I, II, III e IV

  • D.

    I, III, IV e V

  • E.

    I, II, III, IV e V

É correto afirmar que as equipes são grupos que:

  • A.

    possuem um mesmo objetivo.

  • B.

    obedecem a um mesmo líder.

  • C.

    todos os seus integrantes possuem a mesma formação e mesmo tempo de experiência profissional.

  • D.

    desenvolveram uma sinergia pela qual o seu nível de desempenho é maior do que a soma das contribuições dos seus integrantes.

  • E.

    existe uma grande amizade unindo todos os seus integrantes.

Um dos problemas que os grupos ou equipes podem apresentar é o pensamento grupal. É correto afirmar que pensamento grupal ocorre quando:

  • A.

    todos agem de maneira a agradar ao líder de maneira a reforçar suas posições no grupo ou equipe.

  • B.

    todos procuram pensar da mesma maneira e o primeiro que manifesta qualquer opinião luta para que os demais concordem com ele.

  • C.

    a maior parte dos seus componentes impõe sua opinião e impede que a minoria expresse seu pensamento.

  • D.

    todas as decisões do grupo ou equipe são tomadas por votação, independentemente da importância ou urgência da questão.

  • E.

    os seus membros estão tão envolvidos em prol do consenso que fogem da avaliação correta da realidade e evitam expressar opiniões divergentes, minoritárias ou impopulares.

Segundo Marília Alvarenga Rocha Mendonça apud Arantes (1998), planejamento, direção e controle são funções componentes do processo gerencial. Dentro dessa ótica conceitual:

  • A.

    Controle é a função destinada a verificar se os resultados planejados foram atingidos. Não permite as correções de prováveis erros.

  • B.

    Controle é a função destinada a coordenar a execução de planos adequando-os à alocação de recursos

  • C.

    Controle é a função que exige reflexão e auxilia a tomada de decisão.

  • D.

    Controle é a função destinada a verificar se os resultados planejados estão sendo alcançados através das operações executadas. Permite adotar ações corretivas visando a corrigir os desvios detectados durante a avaliação.

  • E.

    Controle é a função de estabelecer parâmetros prévios para decidir quem deve fazer o quanto, quando e o que deve ser feito.

Existem muitas abordagens para as funções gerenciais. Segundo Dias (1985) "uma abordagem moderna de grande impacto é a dos papéis gerenciais desenvolvida por Mintzberg". Mintzberg trabalha com 03 (três) categorias básicas representadas por papéis gerenciais classificadas como: papéis interpessoais, papéis informacionais e papéis decisórios. Pode- se conceituar o papel do gerente informacional como:

  • A.

    Portador de status e autoridade inerentes ao seu cargo administrativo.

  • B.

    Receptor de informações da organização e, posteriormente, transmissor dessa informação aos subordinados

  • C.

    Administrador de tarefas decisórias e alocador de recursos

  • D.

    Representante da organização com poderes que extrapolam a mesma

  • E.

    Elemento responsável pelas atividades de negociação.

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