Questões de Administração da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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No que se refere a planejamento e estratégia, substitua os espaços em branco pelos termos correspondentes, analisando o caso Mcdonald´s:

Um importante ____________________ da Mcdonald´s Corporation é aumentar o crescimento de vendas, principalmente no mercado de jantares. Uma questão-chave do ___________________ é o menu que a Mcdonald´s deve oferecer para o jantar. Esta última deverá experimentar menus que oferecem palitinhos de cenoura, milho na espiga, fajitas e egg rolls. A Mcdonald´s deve também adequar novos itens a seu ____________________ de franquia, de modo que o controle de qualidade, a consistência e a velocidade não sejam sacrificados.

  • A.

    plano estratégico – planejamento tático – sistema operacional

  • B.

    plano estratégico – planejamento operacional – sistema tático

  • C.

    objetivo estratégico – planejamento tático – sistema operacional

  • D.

    objetivo estratégico – planejamento operacional – sistema tático

  • E.

    objetivo estratégico – planejamento tático – sistema tático

No que se refere ao processo decisório, podemos afirmar que:

  • A.

    genericamente, o tomador de decisão deve possuir uma estrutura predeterminada em que se basear, criando ou impondo um método para a tomada de decisões.

  • B.

    os indivíduos tomam decisões mediante a construção de modelos que selecionam os elementos essenciais do problema, capturando toda a sua complexidade.

  • C.

    a maneira mais simples de avaliar as possibilidades de decisão é estudar as alternativas por meio de informações que permitem uma análise das vantagens, desconsiderando as desvantagens.

  • D.

    os tomadores de decisão individuais experimentam um conflito psicológico quando várias opções são atrativas ou quando nenhuma das opções é atrativa

  • E.

    um dos conceitos importantes no estágio de tomar decisões é o de maximização, o qual se constitui como escolher a primeira opção minimante aceitável ou adequada; a escolha parece atingir uma meta ou critério-alvo.

Partindo dos estágios da tomada de decisão, é incorreto inferir que:

  • A.

    o tomador de decisão deve reconhecer a existência do problema, acreditando que não é impossível encontrar recursos e habilidades para resolvê-lo.

  • B.

    para decisões importantes e irreversíveis, devem ser desenvolvidas alternativas sob medida

  • C.

    o processo decisório não termina quando uma escolha é feita.

  • D.

    os administradores devem garantir indubitavelmente a melhor decisão através da utilização de procedimentos adequados para tanto

  • E.

    a avaliação da decisão é útil se o feedback é positivo ou negativo.

A avaliação da produção, baseada em todo o processo que pressupõe a realização de um conjunto de atividades para obtenção do produto final, caracteriza:

  • A.

    a administração flexível e o fordismo.

  • B.

    a administração flexível.

  • C.

    o fordismo e o taylorismo.

  • D.

    o taylorismo e a administração flexível.

  • E.

    o taylorismo.

Assinale a opção incorreta quanto aos procedimentos aos quais os gerentes devem recorrer para melhorarem suas decisões:

  • A.

    Avaliar o contexto da decisão, inclusive o clima político da organização, a cultura do país e organização em que trabalha.

  • B.

    Pressupor que determinado estilo específico de decisão seja adequado a todo tipo de trabalho.

  • C.

    Estar atento a conceitos preconcebidos, entendendo os vieses que influenciam o julgamento de modo a reduzi-los.

  • D.

    Estimular o potencial criativo, saindo das tocas psicológicas em que muitos se encerram para aprender a pensar sobre um problema de maneiras diferentes.

  • E.

    Considerar implicações éticas, embora não haja nenhuma doutrina simples que garanta que você não errará em seus julgamentos éticos.

Dentre as filosofias da gestão, o "agir comunicativo" tem sido um dos princípios que norteiam:

  • A.

    o taylorismo, o fordismo e a administração flexível.

  • B.

    o taylorismo e a administração flexível.

  • C.

    o fordismo e o taylorismo.

  • D.

    o fordismo.

  • E.

    a administração flexível.

Com relação ao processo de treinamento e o meio de garantir as qualificações dos funcionários, analise as afirmativas abaixo:

I - A competição intensificada, as mudanças tecnológicas e a busca de aumento de produtividade estão aumentando as demandas de qualificação dos funcionários. Nesse contexto, dinheiro gasto em treinamento sempre irá propiciar grandes retornos para a administração.

II - O ideal seria que gerentes e funcionários fossem treinados constantemente, mas poucas organizações têm assumido um compromisso em fornecer formação contínua a seu quadro de pessoal, e tampouco os funcionários assumem voluntariamente a iniciativa de buscar oportunidades de treinamento.

III - A maioria dos treinamentos se concentra em aperfeiçoar habilidades técnicas, habilidades interpessoais e habilidade para solução de problemas, ignorando a categoria de aptidão que inclui a alfabetização básica.

IV - O treinamento sempre deve ocorrer fora do ambiente de trabalho, pois o treinamento no trabalho pode perturbar o local e os colegas de trabalho, resultando em um aumento dos erros como procedimento de ensino.

V - O treinamento eficaz deveria ser individualizado de acordo com o estilo de aprendizagem do funcionário a fim de maximizar esse aprendizado.

Estão corretas:

  • A.

    Apenas I, II, III e IV.

  • B.

    Apenas I, II, III e V.

  • C.

    Apenas I, III e IV.

  • D.

    Apenas II, IV e V.

  • E.

    Apenas II e V.

Sobre a avaliação de desempenho, analise as afirmativas que seguem, e assinale a alternativa incorreta

  • A.

    Os três conjuntos mais conhecidos de critérios que a administração deve avaliar são os resultados individuais das tarefas, os comportamentos e as características individuais.

  • B.

    A lógica por trás da tradição de que os gerentes avaliem seus subordinados pode ser errônea, pois a auto-avaliação e avaliação de colegas também podem representar uma contribuição significativa na realização dessa tarefa.

  • C.

    Efetivamente, as características individuais são o critério mais avaliado pelas organizações, pois se constitui como o menos afastado do desempenho efetivo do cargo em si.

  • D.

    Os funcionários tendem a fazer uma imagem inflada de seu próprio desempenho, ficando na defensiva quando suas deficiências são apontadas. Por esse motivo, muitos gerentes receiam um confronto quando têm de apresentar um feedback de desempenho negativo.

  • E.

    A análise do desempenho deve ser concebida mais como uma atividade de aconselhamento do que como um processo de julgamento, o que pode ser obtido com mais eficiência quando essa análise se desenrola a partir da auto- avaliação do funcionário.

Quanto ao processo de planejamento de recursos humanos, marque verdadeiro ou falso:

( ) A ênfase em diferentes atividades de recursos humanos depende de a organização estar em crescimento, em declínio ou mantendo uma posição estável. Portanto, é preciso adaptar essas atividades às necessidades da organização.

( ) A administração de recursos humanos tem assumido um papel estratégico e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva.

( ) O processo de planejamento de recursos humanos ocorre em duas etapas: planejamento e avaliação.

A seqüência correta é:

  • A.

    V, V, V

  • B.

    V, V, F.

  • C.

    V, F, V.

  • D.

    F, V, V.

  • E.

    F, V, F

Analise as afirmações referentes à descrição e análise de cargos, escolhendo a alternativa correta:

  • A.

    A análise de cargos não fornece a informação que virtualmente toda a atividade de recursos humanos exige.

  • B.

    Diferentemente do recrutamento, treinamento, seleção, avaliação e sistema de recompensas auxiliam nos programas essenciais de recursos humanos.

  • C.

    A análise de cargos diminui o valor que os empregados dão à organização, pois esclarece o que é realmente exigido para um desempenho eficaz.

  • D.

    A análise de cargos é um componente essencial do planejamento de recursos humanos que realiza duas coisas: a descrição e a especificação do cargo.

  • E.

    Ao processo de descrever os talentos, os conhecimentos, as habilidades e outras características necessárias ao desempenho no cargo dá-se o nome de descrição do cargo.

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