Questões de Administração da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES)

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Para o mapeamento gráfico dos fluxos de trabalho, qual é a melhor ferramenta utilizada dentre as opções abaixo?

  • A.

    Fluxograma;

  • B.

    Funcionograma;

  • C.

    Organograma;

  • D.

    Diagrama de funções;

  • E.

    Fisiograma.

No fluxograma, o símbolo que caracteriza o documento está em qual alternativa?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

O autor indiano radicado nos Estados Unidos, C.K. Prahalad, defende que é fundamental para a estratégia de uma organização a definição de competências essenciais, que diferenciam a empresa ou que a fazem traduzir em busca da excelência, através do desenvolvimento das competências. As competências, quando analisadas sob o aspecto das pessoas, adquirem um significado correntemente aceito.

Assinale a alternativa que contém o conceito de competências aplicadas ao trabalho:

  • A.

    Conjunto de aspectos de liderança e motivação;

  • B.

    Conjunto de aspectos motivacionais e de clima organizacional;

  • C.

    Conjunto de habilidades técnicas e conceituais;

  • D.

    Conjunto de habilidades estratégicas e técnicas;

  • E.

    Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Da questão 26 a 32, assinale a alternativa que completa corretamente o texto.

Os estudos das ciências sociais, em especial a escola comportamental, que visava analisar e compreender os processos de trabalho, das relações humanas, da liderança e suas complexidades. À inteligência lógico-matemática antes exigida aos líderes, outro elemento passou a ser crucial no entendimento de um bom líder, que é a ___ _______________________________________________ .

  • A.

    inteligência em comunicação

  • B.

    Inteligência emocional

  • C.

    Inteligência de equipe

  • D.

    Inteligência linguística

  • E.

    Inteligência racional

Da questão 26 a 32, assinale a alternativa que completa corretamente o texto.

Abraham Maslow, psicólogo, propôs uma classificação para a teoria das necessidades, muito utilizada no entendimento da administração. Para ele há cinco tipos de necessidades:________________________________

  • A.

    necessidades fisiológicas, necessidades de segurança íntima (física e psíquica), necessidades básicas, necessidades de status e necessidades de autorrealização

  • B.

    necessidades do ambiente, necessidades motivacionais, necessidades higiênicas, necessidades de segurança e necessidades de status

  • C.

    necessidades do ambiente, necessidades motivacionais, necessidades higiênicas, necessidades de segurança e necessidades de autorrealização

  • D.

    necessidades fisiológicas, necessidades de segurança íntima (física e psíquica), necessidades de amor e relacionamentos (participação), as necessidades de estima (autoconfiança) e necessidades de autorrealização

  • E.

    necessidades de especialização, necessidades de delegação, necessidades de descentralização, necessidades de companheirismo e necessidades de autorrealização

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

É importante a abordagem clássica de Henry Fayol sobre a necessidade de uma função administrativa nas organizações. Suas principais atribuições são funções hoje reconhecidas como principais funções do administrador, que são:

  • A.

    prever, organizar, coordenar e prevenir

  • B.

    prevenir, organizar, liderar e gerenciar

  • C.

    planejar, organizar, liderar e controlar

  • D.

    gerenciar, dirigir, operar e comandar

  • E.

    coordenar, comandar, liderar e dirigir

O estudo dos tempos e movimentos, a racionalização do trabalho, a especialização do trabalho, estudo da fadiga dos trabalhadores, são características predominantes em qual teoria da administração?

  • A.

    Abordagem contingencial;

  • B.

    Teoria sistêmica;

  • C.

    Teoria das Relações Humanas;

  • D.

    Administração Científica;

  • E.

    Modelo Burocrático.

A estratégia organizacional quando elaborada utilizando- se da técnica conhecida como Balanced Scorecard – BSC, busca sincronizar a missão e visão estratégica com a prática de cada área composta por objetivos, indicadores, metas e iniciativas, que são aplicadas em quatro dimensões de negócio.

Assinale a alternativa correta, que abrange as 4 perspectivas do BSC:

  • A.

    financeira | estrutural | funções | inovação;

  • B.

    clientes | processos internos | inovação | aprendizado;

  • C.

    financeira | clientes | processos internos | aprendizado e crescimento;

  • D.

    processos internos | estrutural | inovação | aprendizado;

  • E.

    estrutural | processos internos | inovação | aprendizado e crescimento.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Um dos novos paradigmas da gestão é o foco em resultados. O conceito moderno de administração é a arte/ciência de se conseguir fazer as coisas por meio ______________.

  • A.

    das pessoas, com os melhores resultados.

  • B.

    das máquinas e equipamentos disponíveis, com os melhores resultados.

  • C.

    dos materiais e das matérias-primas disponíveis, com os melhores resultados.

  • D.

    das máquinas e equipamentos e com os materiais e matérias-primas disponíveis, com os melhores resultados.

  • E.

    das ferramentas administrativas como a informática.

O antigo Departamento de Pessoal tratava dos funcionários da empresa quase que tão somente como um setor contábil, de organização das burocracias necessárias para contratação, manutenção e demissão das pessoas. Com o desenvolvimento dos estudos comportamentais aplicados ao trabalho, a área ampliou sua atuação para a atenção ao desenvolvimento, análise de competências e qualidade de vida, entre outros avanços.

 Na clássica divisão da área de Recursos Humanos, especificamente o sistema de "Manutenção de Recursos Humanos" contempla:

  • A.

    Plano de Metas, plano de cargos e salários, plano de benefícios;

  • B.

    Plano estratégico, plano de salários, plano de benefícios e políticas motivacionais;

  • C.

    Plano de salários; plano de benefícios, políticas motivacionais e controle dos encargos sociais;

  • D.

    Plano de benefícios, plano de metas, plano estratégico e controle dos encargos sociais;

  • E.

    Políticas motivacionais, controle dos encargos sociais, plano de metas e plano de salários.

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