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De acordo com esses níveis, qual a alternativa correta?
O componente social, o componente fornecedor e os aspectos organizacionais fazem parte do ambiente geral.
O componente legal, o componente econômico e o componente mão-de-obra fazem parte do ambiente operacional.
Os aspectos organizacionais, os aspectos de marketing e os aspectos de produção fazem parte do ambiente interno.
Os aspectos organizacionais, o componente fornecedor e o componente social fazem parte do ambiente geral.
Os aspectos organizacionais, os aspectos de marketing e o componente concorrência fazem parte do ambiente interno.
Emílio Rosa é presidente de uma multinacional do setor de embalagens plásticas. A fim de melhorar suas vendas, optou por uma estratégia empresarial de concentração, o que lhe rendeu fortes críticas por parte do conselho administrativo. Encontre qual das alternativas abaixo justifica a escolha de Rosa.
Expandir além do domínio da organização na cadeia de fornecimento ou de distribuidores reduz custos.
Expandir para negócios não relacionados entre si minimiza os riscos de atuar em um único mercado em um único setor.
Entrar em novos negócios relacionados ao negócio central original oferece transferência de tecnologias.
Focalizar em único negócio permite penetrar melhor em um mercado de alto crescimento.
Como a empresa é única em seu setor seus consumidores a valorizam, pois a empresa oferta alta qualidade dos produtos e distribuição diferenciada.
A estratégia de crescimento em que uma empresa adquire outro elemento da cadeia de distribuição da qual ela faz parte, favorecendo o crescimento integrado para frente ou para trás pode ser classificada como um tipo de estratégia de:
Integração horizontal
Internacionalização
Estratégia defensiva
Integração vertical
Desinvestimento
A construtora de imóveis ConstruHome, que atua em diversos estados no país, teve seu faturamento prejudicado devido à crise que se iniciou em 2008, sendo obrigada a diminuir sua estrutura. Para isso contratou um consultor que explicou que a empresa deveria se adaptar a um ambiente inconstante e heterogêneo, para que pudesse se manter no mercado. De que estrutura organizacional o consultor estava falando?
De uma estrutura simples com reações padronizadas ao ambiente definidas por regras e regulamentos de rotina.
De uma estrutura que permita utilizar um modelo burocrático com uniformidade de critérios.
De uma estrutura onde o ambiente permita reações padronizadas e rotineiras.
De uma estrutura complexa e diferenciada para lidar com múltiplos segmentos ambientais.
De uma estrutura onde o ambiente permita à empresa diferenciação de suas atividades.
A ViveTur, empresa do ramo de turismo especializada em pacotes para a terceira idade, realizou no fim do ano de 2009 uma análise do ambiente interno e externo, para fins da elaboração de um plano estratégico para 2010. Dessa análise é possível concluir que:
O aumento no poder de compra da população acima de 60 anos é uma oportunidade para a ViveTur.
Incentivos do governo para que a terceira idade viaje mais constitui uma fortaleza para a ViveTur.
A baixa satisfação dos clientes quanto à qualidade dos serviços prestados pela empresa constitui uma ameaça à ViveTur.
A boa qualidade dos serviços prestados pela empresa representa uma oportunidade para a ViveTur.
O aumento dado pelo governo aos aposentados representa uma ameaça para a ViveTur.
A função Planejamento implica, predominantemente:
Na realização de atividades de divisão de trabalho.
No estabelecimento prévio de objetivos e metas a serem atingidos.
Na determinação dos níveis de autoridade.
Na departamentalização por processos.
Na realização de manutenção preventiva.
Quando as empresas se perguntam:
Qual a razão de ser da empresa?
Qual a natureza dos negócios?
O que elas esperam determinar?
Objetivos.
Meta.
Missão.
Visão.
Nenhuma das alternativas é verdadeira
Para o exercício do planejamento pode-se dizer que:
Objetivos e metas representam elementos indeterminados no planejamento.
Meta é a expressão quantificada e precisa dos objetivos.
O objetivo é a expressão quantificada e precisa das metas.
Metas e objetivos são sinônimos.
Todas as alternativas são verdadeiras.
Ser líder na sua região de atuação, com diversificação e integração de negócios, preservando os aspectos éticos da organização, as necessidades de seus clientes e os interesses dos acionistas e empregados, constituindo-se em centro de excelência e de desempenho de classe mundial. Ao ler o enunciado acima, você está se deparando com:
Objetivos da empresa.
Visão da empresa.
Missão da empresa.
Meta da empresa.
Negócio da Empresa.
No ato de planejar, deve-se ter ciência dos seguintes fenômenos:
Fenômenos Controláveis são aqueles que ocorrem dentro da empresa;
Fenômenos Semicontroláveis são aqueles que ocorrem no ambiente interno da empresa (clientes, concorrentes, fornecedores, etc...) e;
Fenômenos Incontroláveis são aqueles que ocorrem no ambiente externo da empresa (demografia, físico natural, político legal, etc...).
Os Administradores, ao planejarem, devem levar em conta:
Apenas fenômenos controláveis pela empresa.
Apenas fenômenos incontroláveis pela empresa.
Apenas fenômenos semicontroláveis pela empresa.
Apenas fenômenos controláveis e semicontroláveis pela empresa;
Todos os fenômenos citados nas alternativas A, B e C.
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