Lista completa de Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Nas organizações, usualmente os gerentes são agrupados em três níveis hierárquicos principais: supervisores, gerentes intermediários e executivos. Os supervisores e os gerentes intermediários:
são usualmente denominados superintendentes e diretores, respectivamente;
coordenam as atividades dos departamentos e chefiam grupos de funcionários operacionais, respectivamente;
chefiam grupos de funcionários operacionais e coordenam as atividades dos departamentos, respectivamente;
são os ocupantes dos cargos mais elevados da hierarquia e são os responsáveis diretos pelo fornecimento de produtos ou serviços aos clientes, respectivamente;
têm autoridade sobre todos os demais gerentes e avaliam o desempenho da organização, respectivamente.
Pode-se considerar que a formação de gerentes reside no desenvolvimento das habilidades. As habilidades:
de resolução de conflitos envolvem a construção de redes de relacionamento e a capacidade de falar em nome da empresa na solução de problemas;
empresariais fornecem ao gerente critérios para definição de quais atividades ou projetos designar para cada funcionário da empresa;
de processamento de informações se referem à capacidade de arbitragem de conflitos entre funcionários;
de alocação de recursos envolvem a busca de problemas e oportunidades, além da implementação de mudanças organizacionais;
de introspecção relacionam-se com a capacidade de reflexão e auto-análise.
Para a análise de um cargo propriamente dito ou do desempenho do ocupante do cargo, pode-se considerar três aspectos importantes: exigências, restrições e escolhas do cargo. É correto afirmar que:
as restrições são as tarefas que o ocupante do cargo deve realizar obrigatoriamente;
as exigências são os limites às ações do ocupante do cargo, exigidas pelo ambiente interno ou externo;
as exigências são as tarefas necessariamente desempenhadas por qualquer ocupante do cargo;
as restrições são as opções restritas que o ocupante do cargo pode fazer;
as escolhas são as opções que qualquer ocupante de um cargo específico deve realizar.
O grupo demográfico americano que tem como denominação alternativa "Geração X" é:
baby busters;
yuppies;
bumpies;
mobys;
dinks.
A técnica conhecida como "5C's" se refere aos seguintes aspectos: capital, capacidade, caráter, collateral e condições. O mais importante destes na análise de crédito é:
capital;
capacidade;
caráter;
collateral;
condições.
O Supremo Tribunal Federal, órgão do Poder Judiciário, compõe-se de cidadãos com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, num total de:
nove ministros;
onze ministros;
treze ministros;
quinze ministros;
dezessete ministros.
A distribuição Normal, também conhecida por distribuição de Gauss, pode ser utilizada como aproximação para uma distribuição:
Dada a limitação de recursos da economia, as decisões a respeito de bens públicos e bens privados não são independentes. A decisão de produzir uma quantidade de bens públicos implica uma transferência de recursos reais do setor privado para o setor público, podendo provocar aumento nos preços dos bens privados de sorte a modificar as avaliações individuais a respeito do sacrifício representado pela substituição de uma parcela dos bens privados por públicos em sua estrutura de consumo. Isso significa que a curva de demanda desloca-se, deslocando, portanto, o próprio nível de produção. O modelo que procura corrigir essa deficiência, inserindo a análise de produção de bens públicos numa análise de equilíbrio geral, é o modelo de:
Alesina (1997) classifica os processos orçamentários em hierárquicos e colegiais. Os processos orçamentários assim classificados apresentariam as seguintes características:
O mix de marketing é definido como o grupo de variáveis controláveis que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja do mercado alvo; podem ser reunidas em quatro grupos de variáveis, conhecidos como "quatro P's". Ao manter uma rede de distribuidoras vendendo os vários modelos de carros da empresa, distribuidoras essas que são selecionadas com cuidado e que recebem a ajuda constante da empresa, a Ford está explorando a variável:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...