Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na busca por eficiência e eficácia, temos o desenvolvimento dos princípios e técnicas da qualidade total, que se devem essencialmente a Deming, Feigenbaum e Ishikawa. Entre as idéias de Deming temos:

  • A.

    o ciclo PDCA, formado por planejamento do processo, implementação da mudança, checagem de efeitos, e ação com estudo dos resultados;

  • B.

    que o interesse do cliente é o ponto de partida da qualidade, sendo esta estabelecida pelo cliente, e não pelos engenheiros da organização;

  • C.

    a qualidade indo além da conformidade do produto ou serviço com as especificações técnicas, passando a envolver toda a operação da empresa;

  • D.

    a criação dos círculos de controle da qualidade, colocando em prática a concepção japonesa de qualidade total;

  • E.

    todas as idéias principais do modelo japonês de administração.

A partir do século XX, a organização eficiente do trabalho tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração, dando origem à chamada escola clássica da administração, quando:

  • A. o desempenho das pessoas passou a ser determinado não apenas pelos métodos de trabalho, mas também pelo comportamento;
  • B. as pessoas deixaram de ser consideradas como recursos de produção;
  • C. se deu ênfase à linha de montagem, com a fixação do trabalhador no posto de trabalho;
  • D. se passou a verificar que a qualidade do tratamento dispensado pela gerência influenciava o desempenho dos trabalhadores;
  • E. passou a predominar a idéia de elementos que interagem e influenciam-se para realizar objetivos - o enfoque sistêmico.

Com o objetivo de viabilizar os sistemas de entrega direta, tem sido cada vez mais comum a utilização de instalações intermediárias de quebra de carga, que não se baseiam na manutenção de altos níveis de estoques avançados e que são compatíveis com uma estratégia de resposta rápida e alto nível de flexibilidade. É correto afirmar que:

  • A.

    uma característica básica dos sistemas transit-point é que os produtos recebidos não têm seus destinos definidos, havendo portanto espera pela colocação dos pedidos;

  • B.

    as instalações tipo cross-docking são absolutamente inadequadas a cadeias de varejo;

  • C.

    as instalações do tipo transit-point são estruturalmente complexas, necessitando de alto investimento em sua instalação;

  • D.

    as instalações do tipo cross-docking caracterizam-se por envolver um único fornecedor;

  • E.

    a merge in transit é uma extensão do conceito de cross-docking combinado com os sistemas just-in-time.

educação profissional é a educação institucionalizada ou não, que visa ao preparo do homem para a vida profissional. Ela compreende três etapas interdependentes: formação, desenvolvimento e treinamento profissionais. É correto afirmar que:

  • . a formação profissional aperfeiçoa o homem para uma carreira dentro de uma profissão;
  • B. a formação profissional adapta o homem para um cargo ou função;
  • C. o treinamento aperfeiçoa o homem para uma carreira dentro de uma profissão;
  • D. o treinamento prepara o homem para uma profissão;
  • E. o desenvolvimento aperfeiçoa o homem para uma carreira dentro de uma profissão.

Na cadeia de suprimentos linear simples (uma série de empresas cujas ordens vêm exclusivamente do membro imediato a montante), os usuários finais (no final da extremidade a jusante) geram a demanda para a última empresa na cadeia. O efeito de chicoteamento, whiplash effect, é caracterizado pelo seguinte fato:

  • A.

    a variação dos pedidos aumenta à medida que se move a jusante;

  • B.

    a variação dos pedidos diminui à medida que se move a montante;

  • C.

    os pedidos para o membro a montante na cadeia de suprimentos exibem uma variação maior que os pedidos reais no ponto-de-venda de varejo;

  • D.

    os pedidos para o membro a montante na cadeia de suprimentos exibem uma variação menor que os pedidos reais no ponto de venda do varejo;

  • E.

    a presença de desperdício gerado por pedidos baseados em previsões equivocadas nos pontos de varejo.

O PERT e o CPM são ferramentas úteis em problemas de coordenação de atividades, que devem ser executadas em determinada ordem. A respeito dos elementos do PERT/CPM, pode-se afirmar que:

  • A.

    atividade fantasma é a que não consome tempo nem recursos, sendo utilizada apenas para definir relações de interdependência;

  • B.

    tempo mais cedo é a data-limite para sua realização, além da qual o tempo total de execução das atividades será alterado;

  • C.

    folga livre é o atraso máximo em uma atividade sem alterar o prazo máximo para seu término;

  • D.

    folga total é o atraso máximo em uma atividade sem alterar a data mais cedo de início da atividade seguinte;

  • E.

    primeira data de início é a última data possível para iniciar uma atividade sem alterar a programação.

Em relação aos critérios de avaliação do desempenho das organizações, analise as seguintes conceituações:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I e III

  • C.

    I e IV

  • D.

    II e III

  • E.

    II e III

Os critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho dos sistemas organizacionais são: eficiência, eficácia e competitividade. A eficácia pode ser vista como:

  • A. a capacidade de realizar atividades ou tarefas com perdas mínimas;
  • B. a capacidade de realizar tarefas com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível dos recursos;
  • C. a relação entre esforço e resultado;
  • D. o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos;
  • E. a relação entre itens produzidos dentro das especificações e a quantidade total de itens.

Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreendem quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle. Pode-se afirmar que:

  • A.

    direção é definir as tarefas a serem realizadas e as responsabilidades pelas realizações;

  • B.

    organização é assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los;

  • C.

    planejamento é definir objetivos, atividades e recursos;

  • D.

    controle é distribuir recursos disponíveis segundo algum critério;

  • E.

    organização é definir objetivos, atividades e recursos.

O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa é influenciado por forças chamadas motivos, as quais produzem a motivação. Podemos citar como exemplos de motivos internos:

  • A.

    discurso de exortação feito por líder político;

  • B.

    valores e habilidades das pessoas;

  • C.

    desafio proposto pelo gerente de vendas;

  • D.

    escala de progressão salarial;

  • E.

    perspectiva de receber gratificações.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...