Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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“Integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor paro o cliente”.

Essa é a definição de:

  • A.

    SCM;

  • B.

    Logística Integrada;

  • C.

    Logística de Suprimentos;

  • D.

    EDI;

  • E.

    ERP.

A logística é um sistema formado por atividades primárias, ou seja, a base de um sistema logístico, e atividades secundárias.

A partir do texto acima, considere as afirmativas:

I. transporte é uma atividade primária;

II. manutenção de estoques é uma atividade secundária;

III. armazenagem é uma atividade primária;

IV. processamento de pedidos é uma atividade secundária.

Assinale:

  • A.

    se somente I e IV são verdadeiras;

  • B.

    se somente II e III são verdadeiras;

  • C.

    se somente I e II são verdadeiras;

  • D.

    se somente I, III e IV são verdadeiras;

  • E.

    se somente I é verdadeira.

Uma cooperativa agrícola deve contratar um serviço de transporte ferroviário para uma carga de 2.000 toneladas de açúcar a granel, desde o local de armazenagem até um porto marítimo, de onde o produto será exportado.

Sendo o frete igual a R$ 5,00/ton, o preço do produto de R$ 400,00/ton, 3 dias o tempo em trânsito entre a origem e o destino e 3,0% a.m. a taxa de juros praticada no mercado (considerando um mês com 30 dias), o custo de transporte mais o custo de estoque em trânsito será de:

  • A.

    R$ 20.700,00;

  • B.

    R$ 10.800,00;

  • C.

    R$ 11.200,00;

  • D.

    R$ 12.400,00;

  • E.

    R$ 15.400,00.

As mudanças pessoais e profissionais podem abranger diferentes tipos de aprendizagem: emocionais (sentimentos, gostos), atitudinais (percepções, conhecimentos, emoções e predisposição para a ação integrada) e comportamentais (atuação e competência).

Sobre o Feedback, um processo de ajuda para mudança de comportamento, é correto afirmar:

  • A.

    é o instrumento que possibilita uma comunicação precisa;

  • B.

    é o instrumento que permite unicamente a auto-análise do funcionário;

  • C.

    é o instrumento que permite comunicar a uma pessoa ou a um grupo como sua situação está afetando outras pessoas;

  • D.

    é o instrumento que permite obter as necessidades estratégicas e o diagnóstico organizacional;

  • E.

    é o instrumento que fornece dados concretos e medidas de resultados, como o número de clientes satisfeitos.

Toda organização deve ser construída sobre uma sólida base de informação e de comunicação. Todos os funcionários, desde a base até a cúpula, devem assumir suas responsabilidades pela disseminação da informação.

Um dos métodos de avaliação e monitoramento do Sistema de Informação Gerencial (SIG) é o seguinte:

  • A.

    registro da freqüência de utilização dos usuários;

  • B.

    aprendizagem prática;

  • C.

    instrução programada;

  • D.

    empowerment (empoderamento);

  • E.

    tutoria ou coaching.

O BSC é uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990. A estrutura do BSC é formada pelas perspectivas a seguir indicadas, exceto:

  • A.

    financeira;

  • B.

    cliente;

  • C.

    processos internos;

  • D.

    aprendizado e crescimento;

  • E.

    custos e resultados.

Representa uma oportunidade para a redução dos custos da distribuição:

  • A.

    ampliação dos canais de distribuição;

  • B.

    aumento do número de inventários;

  • C.

    ampliação do estoque;

  • D.

    financiamento dos fretes de compras e de vendas;

  • E.

    utilização de inovações tecnológicas.

Um programa de desenvolvimento gerencial pautou seu planejamento nos aspectos motivacionais do trabalho. A concepção adotada afirma que os fatores motivacionais devem incluir, além de recompensas como segurança, a necessidade de reconhecimento social e de afeto.

Esse projeto baseou-se na teoria:

  • A.

    da motivação-higiene de Herzberg;

  • B.

    da expectativa;

  • C.

    do reforço;

  • D.

    da hierarquia das necessidades de Maslow;

  • E.

    da auto-eficácia.

O modelo de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), desenvolvido por Hackman e Oldhan, ressalta que determinadas dimensões do cargo produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho significativos.

As três dimensões do modelo citado são:

  • A.

    significado da tarefa, exigência de uma variedade de habilidades e retroação do próprio trabalho;

  • B.

    compensação justa e adequada, constitucionalismo e liderança democrática;

  • C.

    participação dos funcionários nas decisões da empresa, inovação no sistema de recompensa e relevância social da vida no trabalho;

  • D.

    oportunidades de crescimento contínuo, condições de segurança e flexibilidade no horário;

  • E.

    eliminação das barreiras hierárquicas, eqüidade interna e melhoria das condições físicas.

O ambiente de trabalho contribui de várias maneiras para a saúde física e o bem-estar emocional dos funcionários. No desenvolvimento de um programa de higiene no trabalho devem ser considerados os princípios de ergonomia.

Assinale a alternativa que se relaciona, especificamente, com a aplicação dos princípios de ergonomia:

  • A.

    remoção de gases, fumaça e odores desagradáveis, luminosidade adequada a cada tipo de atividade e estilo de gerência democrático;

  • B.

    promoção de autonomia no desenvolvimento das tarefas, gestão democrática no processo decisório e evitar movimentos repetitivos;

  • C.

    manutenção de níveis adequados de temperatura, remoção de ruídos e relacionamentos humanos agradáveis;

  • D.

    uso de ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano, equipamento e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas e máquinas e equipamentos adequados às características humanas;

  • E.

    priorizar o instrumental e o previsível na abordagem do comportamento, evitar a ambigüidade e o conflito de papéis e minimizar a carga quantitativa de trabalho.

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