Questões de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Um sistema de custos se destina a proporcionar um conjunto de dados e informações para suporte ao sistema decisório da empresa. Diante das características hospitalares, percebe-se que os sistemas de custos nessas empresas devem objetivar não somente a determinação dos preços dos serviços, mas também uma análise interna que permita melhor conhecimento dos resultados da gestão e melhoria no funcionamento da organização. Os chamados sistemas tradicionais de custeio têm sido utilizados nas últimas décadas sem apresentar quaisquer variações ao longo deste período. Os mais representativos são: por centros de custos, por ordem de produção e por processo de produção.

Podemos deinir o Sistema por Centros de Custos como:

  • A. O “termo ou conceito de uma empresa que recebe os recursos e tem custos, com a inalidade de saber o quanto se aplicou para manter o atendimento à saúde. O centro de custo é, de forma geral, uma divisão técnica para se utilizar contabilmente o controle racional da subdivisão dos custos diretos e indiretos no exercício, observadas as unidades de gestão e controle”.
  • B. O “lugar ou seção de uma empresa que recebe as cargas dos custos com a inalidade de saber o quanto se aplicou para mantê-la. O centro de custo é, no conceito geral, uma subdivisão técnica utilizada contabilmente para que se consiga uma racional divisão dos custos indiretos do exercício, observando-se as unidades de gestão e controle”.
  • C. O “lugar ou seção de uma empresa que recebe as entradas dos custos ixos, com a inalidade de se saber o quanto se trabalha para mantê-la. Sendo assim, centro de custo é, no conceito agregado, uma divisão técnica que utiliza contabilmente as entradas, para que se consiga uma divisão justa dos resultados do exercício, observando-se as unidades de gestão e controle”.
  • D. O “lugar ou seção de uma empresa que recebe os encargos dos custos trabalhistas, com a inalidade de saber o quanto se aplica para manter o atendimento. O centro de custo é, no decúbito geral, uma visão técnica usual, contabilmente para que se consiga uma divisão dos custos ixos do exercício, observando-se as variedades da gestão e do controle”.
  • E. O “lugar ou seção de uma empresa que recebe as cargas dos custos com a inalidade de saber o quanto se apurou no exercício. O centro de custo é, no conceito usual, uma divisão prática, utilizada contabilmente para que se consiga uma visão dos custos variáveis da organização, observando-se as diversidades das unidades de controle”.

Quando falamos da gerência dos serviços de saúde, se não podemos airmar que exista uma forma ótima de gerenciar, podemos, pelo menos, identiicar os fatores que diicultam uma gerência eicaz dos serviços de saúde.

Nesse sentido, o papel do gerente é fundamental na articulação das relações entre as pessoas, as estruturas, as tecnologias, as metas e o meio ambiente, incluindo aí os usuários dos serviços. Assinale a alternativa correta:

  • A. O gerente não é apenas o responsável pelo planejamento, organização, coordenação e controle, por alocar, de maneira adequada, os recursos escassos, mas também por mobilizar e comprometer seus funcionários na organização e produção dos serviços de saúde que atendam as necessidades de saúde da população.
  • B. O gerente é apenas responsável pelo planejamento e organização. A coordenação e controle é uma competência dos auxiliares e estagiários, que devem alocar, de maneira adequada, os recursos; também devem se mobilizar e se comprometer, como funcionários, na organização, e executar a produção dos serviços de saúde que atendam as necessidades da população.
  • C. O gerente é o responsável pelo planejamento, organização, coordenação e controle, por alocar, de maneira adequada, os recursos escassos. Mas por mobilizar e comprometer os funcionários na organização, deve recorrer à diretoria desta para que a produção dos serviços de saúde que atendam as necessidades da população seja realizada.
  • D. O gerente não é apenas o responsável pelo plano da organização e pela coordenação do controle, por alocar, de maneira adequada, os recursos dispostos a colaborar, mas, também, por mobilizar e comprometer a direção da organização. Deles depende a produção dos serviços de saúde, que assistam as necessidades da produção.
  • E. E) O gerente não é apenas o responsável pela organização, deve ter coordenação e controle, para aferir, de maneira adequada, os recursos propostos, mas também por agilizar o comprometimento de seus funcionários, para obter na organização a produção dos serviços e a saúde da força de trabalho e que atendam às suas necessidades de saúde.

O administrador eficaz é um tomador de decisão. O conhecimento dos tipos de decisões, como são tomadas e como deveriam ser tomadas, auxiliam na compreensão do papel desse profissional. Sobre tomada de decisões administrativas, é correto afirmar que

  • A. um líder eficaz de um grupo de tomada decisão deve operar sob condições de certeza de 100% e conflito zero.
  • B. a elaboração de planos de contingência visa a preparar a empresa para as consequências do cenário futuro mais provável.
  • C. o conflito destrói qualquer possibilidade de tomada de decisão eficaz e arruína as possibilidades de soluções criativas
  • D. o aumento na quantidade de informação disponível e a variedade de perspectivas se incluem entre as vantagens potenciais da tomada de decisão grupal.
  • E. O administrador deve priorizar, sempre e a qualquer custo, a tomada de decisões com rapidez, devido às pressões de tempo do ambiente de negócios atual.

Seguem quatro atividades enumeradas:

I Especificar responsabilidades por tarefas e agrupar tarefas em unidades de trabalho.

II Monitorar o desempenho de pessoas e unidades pela coleta de dados de desempenho.

III Ajudar a guiar e inspirar as pessoas em direção ao alcance dos objetivos de equipe e organizacionais.

IV Decidir sobre em que tipo de atividades a organização deverá se engajar.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as funções administrativas correspondentes à descrição das atividades acima.

  • A. Planejar, Organizar, Liderar, Avaliar.
  • B. Liderar, Controlar, Planejar, Organizar.
  • C. Organizar, Controlar, Liderar, Planejar.
  • D. Supervisionar, Avaliar, Liderar, Coordenar.
  • E. Coordenar, Supervisionar, Liderar, Avaliar.

Quando o gestor reforça determinado comportamento de sua equipe por meio de mecanismos de incentivo, está aplicando um reforço

  • A. negativo.
  • B. positivo.
  • C. punitivo.
  • D. extinção.
  • E. ostensivo.

O poder consiste na capacidade de influenciar pessoas, sendo parte da liderança. O líder que possui certas habilidades e conhecimentos que levam os indivíduos a lhe obedecerem possui o poder

  • A. legítimo.
  • B. de coerção.
  • C. de referência.
  • D. de competência.
  • E. sobre recompensas.

Embora a formação de grupos já seja comum nos ambientes profissionais, as instituições têm buscado o trabalho em equipe, que permite alcançar um desempenho superior em relação aos grupos. O trabalho em equipe surge a partir da integração e da confiança entre seus membros. Leia as afirmativas a seguir sobre esse assunto.

I) A informação é compartilhada por todos os membros da equipe.

II) As tarefas são estritamente definidas.

III) O gestor determina o melhor método.

IV)O aprendizado contínuo exige treinamentos interpessoais, administrativos e técnicos para todos.

Quais correspondem a aspectos relacionados ao trabalho em equipe?

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.
  • E. I, II e III.

Leia o texto a seguir.

Abílio e Denis são responsáveis por dois grupos de trabalho da Contente Ltda. Ambos procuram obter a satisfação dos liderados e o bom desempenho das tarefas, mas fazem isso por meio de estilos diferentes. Abílio está muito mais preocupado com a tarefa do que com o grupo que a executa. É visto como um líder muito exigente, que toma decisões sozinho e emprega critérios racionais de recompensa. Denis valoriza a manutenção de um clima saudável no ambiente de trabalho, sendo considerado amigo de todos, o que lhe permite obter o comprometimento das pessoas por meio de um apelo emocional forte.

Ao comparar a atuação dos líderes, com relação ao estilo de liderança e as motivações dos liderados, é correto afirmar que

  • A. o estilo autocrático de Abílio favorece a comunicação de baixo para cima na organização.
  • B. Denis tem se revelado um gestor sem o pulso necessário para liderar equipes na era da informação.
  • C. o estilo autocrático de Abílio condiz com seu perfil de liderança mais transacional.
  • D. Abílio possui estilo menos autocrático e exerce uma liderança mais carismática.
  • E. Abílio e Denis possuem estilos de liderança que se equivalem, pois buscam alcançar os mesmos objetivos.

O processo de desenvolvimento de pessoas deve estar alinhado com os objetivos da instituição. O primeiro passo desse processo é o(a)

  • A. avaliação de impacto para inicialização do processo.
  • B. desenho do programa com sua arquitetura.
  • C. avaliação de aprendizado do indivíduo.
  • D. diagnóstico das necessidades de desenvolvimento.
  • E. execução e condução do programa de desenvolvimento.

Sobre o desenvolvimento de equipes é correto afirmar que

  • A. cada membro do grupo deve ter sua meta a ser alcançada para obter sucesso.
  • B. os grupos sempre buscam se desenvolver para se transformarem em equipes.
  • C. tumultos, hostilidades e conflitos não acontecem dentro de grupos, tampouco disputas de poder.
  • D. momentos de crise prejudicam o desenvolvimento de experiências, sendo necessária a plena harmonia.
  • E. grupos tentam estipular regras básicas de tipos de comportamento aceitáveis dentro deles.
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