Questões de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Lista completa de Questões de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A cultura organizacional permeia toda a organização e orienta o comportamento das pessoas. A cultura de uma instituição nunca é igual a de outra instituição. Sobre a cultura organizacional, indique a alternativa correta.

  • A. Não existem culturas fracas dentro de um contexto institucional.
  • B. A cultura exprime a identidade da instituição.
  • C. Somente aspectos formais fazem parte da cultura organizacional.
  • D. As culturas organizacionais conservadoras se adaptam facilmente às mudanças.
  • E. Organizações com as mesmas atividades apresentam culturas organizacionais iguais.

A comunicação eficaz é um aspecto fundamental do desempenho do trabalho e da eficácia administrativa. Sobre a comunicação nas organizações, assinale a resposta certa.

  • A. As vantagens da tecnologia de comunicação eletrônica incluem a eliminação das armadilhas e dos ruídos entre o emissor e o receptor.
  • B. A comunicação de cima para baixo é exemplificada pela repreensão do chefe da segurança ao diretor geral por estacionamento irregular.
  • C. A comunicação de baixo para cima pode fornecer aos chefes um quadro mais nítido do trabalho e dos problemas enfrentados pelos subordinados.
  • D. A comunicação de mão dupla está mais suscetível a falhas por transcorrer envolvendo pessoas do mesmo nível hierárquico.
  • E. As vantagens da comunicação oral face a face é que, geralmente, podem ser revisadas várias vezes e também constituir um registro permanente.

Segundo PAES (2004), documento é o registro de uma informação, independentemente do tipo de suporte em que se encontra. São também espécies de documentos:

  • A. Mapa e filme.
  • B. Prosa e poesia.
  • C. Resenha e fichamento.
  • D. Relatório e informação.
  • E. Protocolo e fotografias.

De acordo com Paes (2004), o termo geralmente usado na administração pública para designar o conjunto de documentos, resultante das ações administrativas, reunidos em capa especial, é

  • A. processo.
  • B. prontuário.
  • C. dossiê funcional.
  • D. protocolo de intenções.
  • E. pasta de correspondência oficial.

Segundo PAES (2004), são espécies de documentos:

  • A. Aviso de Férias; Folha de Pagamento e Cartas Geográficas.
  • B. Memorando, Decreto, Carta.
  • C. Edital de Licitação, Tabela de Temporalidade Documental e Ofício.
  • D. Fotografias, Contrato de Aluguel e Aviso de férias.
  • E. Tabela de Temporalidade Documental, Memorando e Contrato de Aluguel.

Orientação e aconselhamento, rotatividade de cargo e palestras são métodos de

  • A. treinamento.
  • B. avaliação de desempenho.
  • C. recrutamento.
  • D. seleção.
  • E. desenvolvimento de careira.

Uma universidade precisa conhecer seu ambiente externo a fim de elaborar estratégias eficazes. O ambiente externo das organizações costuma ser dividido em macroambiente e microambiente. Marque a alternativa que exemplifica um elemento do macroambiente e um do microambiente da UFRRJ, respectivamente:

  • A. Ministério da Educação e Congresso Nacional.
  • B. Ministério da Saúde e empresa prestadora de serviço de limpeza.
  • C. Estudantes matriculados e Fundo Monetário Internacional.
  • D. Empresa prestadora de serviços de limpeza e Ministério da Educação.
  • E. Ministério da Educação e empresa fornecedora de equipamentos de informática.

Como chefe de um departamento, o Sr. Luís costumava passar as orientações diárias para todos os funcionários em público, enquanto caminhava para sua sala. Em seguida, trancava-se no recinto particular onde passava todo o tempo respondendo a e-mails. O Sr. Luís percebeu que, em muitos casos, os funcionários realizavam tarefas de forma que o resultado esperado pela chefia raramente era alcançado devido à falha na compreensão do que fora transmitido.

Com base no que foi descrito, as ações do departamento poderiam funcionar melhor se o chefe

  • A. desenvolvese melhor suas habilidades como emissor no processo de comunicação, incluindo espaço para feedback.
  • B. fizesse um alinhamento de sua estratégia empresarial com as estratégias funcionais.
  • C. fizesse um alinhamento de sua estratégia empresarial com as estratégias funcionais.
  • D. utilizasse seu poder de coerção para aumentar o nível de obediência dos membros da equipe.
  • E. adotasse um sistema de remuneração variável em que o mal desempenho individual fosse penalizado.

Considere as afirmativas a seguir:

I. Os serviços de reprodução de documentos (xerox) podem ser comparados, em termos de volume e variedade, aos serviços de uma gráfica, que utiliza o sistema de fabricação por lotes.

II. As decisões envolvendo processo/tecnologia, em uma secretaria acadêmica, estão relacionadas à forma como docentes e discentes serão atendidos. Da mesma forma, serão gerados formulários, declarações, históricos, demais documentos e transmitidas as informações e orientações.

III. A estratégia de capacidade baseada em ajustes é considerada a menos arriscada por responder melhor às oscilações de demanda; no entanto, é a mais onerosa, pois as alterações são em geral em pequenas quantidades.

IV. A estratégia de capacidade denominada lag é mais conservadora com relação aos riscos de previsões de demanda erradas; no entanto, a flexibilidade e rapidez no atendimento ficam prejudicadas.

São verdadeiras as afirmativas:

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. I, II, III e IV
  • D. II e IV
  • E. I e III

Como chefe de um departamento, o Sr. Luís costumava passar as orientações diárias para todos os funcionários em público, enquanto caminhava para sua sala. Em seguida, trancava-se no recinto particular onde passava todo o tempo respondendo a e-mails. O Sr. Luís percebeu que, em muitos casos, os funcionários realizavam tarefas de forma que o resultado esperado pela chefia raramente era alcançado devido à falha na compreensão do que fora transmitido.

Com base no que foi descrito, as ações do departamento poderiam funcionar melhor se o chefe

  • A. desenvolvese melhor suas habilidades como emissor no processo de comunicação, incluindo espaço para feedback.
  • B. fizesse um alinhamento de sua estratégia empresarial com as estratégias funcionais.
  • C. aproveitasse o tempo em que fica no computador para passar novas ordens à equipe.
  • D. utilizasse seu poder de coerção para aumentar o nível de obediência dos membros da equipe.
  • E. adotasse um sistema de remuneração variável em que o mal desempenho individual fosse penalizado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...