Questões de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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As abordagens mais recentes da teoria da administração, desenvolvidas a partir da segunda metade do século passado, tiveram como um dos destaques a teoria dos sistemas. Assinale a alternativa que contempla corretamente um desenvolvimento dessa teoria

  • A. A sinergia, segundo a qual o resultado da soma dos esforços isolados de cada parte é maior que o resultado do esforço das partes reunidas.
  • B. A teoria Y de McGregor, segundo a qual os trabalhadores são preguiçosos e irresponsáveis.
  • C. Todas as organizações são sistemas abertos, nos quais se estabelece um ciclo envolvendo as trocas entre a organização e o ambiente.
  • D. Todas as organizações são sistemas fechados, nos quais os resultados são consequência do aperfeiçoamento dos processos internos.
  • E. O efeito Hawthorne, segundo o qual a produtividade pode ser mais afetada por fatores psicológicos e sociais do que por influências físicas.

Para analisar o perfil dos consumidores, dos concorrentes e dos principais elementos do macroambiente da organização, o gestor de uma universidade pública iniciou uma discussão interna com os servidores. É correto afirmar que uma instituição com essas características

  • A. pode funcionar sem administradores, pois não comercializa bens ou serviços.
  • B. tem na política e legislação componentes ambientais de influência significativa em sua estratégia, entre outros motivos, por depender de recursos públicos.
  • C. tem na economia um componente ambiental de influência reduzida em sua estratégia, pois opera sem fins lucrativos.
  • D. deve considerar como concorrentes empresas de consultoria, pois são organizações que contratam professores no mercado.
  • E. pode funcionar sem administradores de recursos humanos, pois seus servidores são contratados através de concursos públicos.

O modelo das cinco forças de Michael Porter é uma das ferramentas mais utilizadas para tomada de decisões estratégicas. Esse modelo consiste basicamente nas seguintes organizações do ambiente competitivo:

  • A. os concorrentes, a rivalidade dos concorrentes, os fornecedores, o poder de barganha dos fornecedores e as organizações não governamentais.
  • B. os concorrentes, os fornecedores, os consumidores, as organizações não governamentais e a Receita Federal.
  • C. os fornecedores internos, os fornecedores externos, os consumidores internos, os consumidores intermediários e os consumidores finais.
  • D. os concorrentes, os novos entrantes, a ameaça de substitutos, os fornecedores e os consumidores.
  • E. os fornecedores, os clientes, os legisladores, os prestadores de serviço e as instituições de ensino e pesquisa.

As operações produtivas das empresas costumam ser classificadas em manufatura ou serviços, dependendo do tipo de saída do processo. Entretanto, muitos autores enfatizam a importância de se considerar que a maioria das empresas produz um pacote de bens e serviços. Sobre as atividades e tipos de saída dos processos produtivos, é correto afirmar que as

  • A. atividades numa empresa de serviços são classificadas em duas categorias: retaguarda e linha de frente.
  • B. atividades numa empresa de manufatura são classificadas em duas categorias: retaguarda e serviços.
  • C. saídas de um processo de manufatura são classificadas em duas categorias: bens e serviços.
  • D. atividades numa empresa de manufatura ou serviços são classificadas em duas categorias: retaguarda e linha de frente.
  • E. saídas de um processo de manufatura são classificadas em duas categorias: retaguarda e linha de frente.

A Administração da tecnologia e da inovação inclui a discussão de como a tecnologia pode afetar a competitividade de uma organização. Entre as opções estratégicas, o papel de liderança tecnológica precisa ter estrutura e liderança adequadas. Assinale a opção que apresenta opções de estrutura da equipe e de liderança adequadas aos requisitos de uma administração pró-ativa da tecnologia e da inovação.

  • A. Equipes de desenvolvimento de produtos e processos, gerenciadas por um executivo de marketing, e liderança focada em comunicação de mão única.
  • B. Equipes transfuncionais de desenvolvimento de produtos e processos, e liderança autocrática.
  • C. Equipes de desenvolvimento de produtos e processos, formadas por profissionais de produção, e liderança autocrática.
  • D. Equipes de desenvolvimento de produtos e processos, formadas por profissionais de marketing, e liderança eliminadora de burocracia.
  • E. Equipes transfuncionais de desenvolvimento de produtos e processos, e liderança libertadora da criatividade.

A forma de administrar o Estado que se caracteriza pelo formalismo, impessoalidade, hierarquização e adoção de regulamentos rígidos e exaustivos é a Administração

  • A. Qualitativa.
  • B. Burocrática.
  • C. Patrimonialista.
  • D. Sistêmica.
  • E. Progressista.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que permite avaliar qual a contribuição do indivíduo para o alcance dos objetivos e metas da instituição. O método de avaliação de desempenho em que o indivíduo tem oportunidade de negociar os objetivos a serem avaliados com o gestor é

  • A. pesquisa de campo.
  • B. avaliação participativa por objetivos.
  • C. avaliação 360º.
  • D. avaliação por escolha forçada.
  • E. método dos incidentes críticos.

O líder é alguém que influencia os outros e agrega esforços para conduzir mudanças, proporcionando inovação e alcance de metas a longo prazo. Dentre as abordagens sobre liderança, a que defende que comportamentos adequados variam conforme a conjuntura é a abordagem

  • A. situacional da liderança.
  • B. comportamental.
  • C. de traços.
  • D. orientadora.
  • E. de manutenção.

A teoria da Hierarquia das Necessidades desenvolvida por Maslow explica as necessidades dos indivíduos. Segundo essa teoria, as necessidades de um servidor que se sente reconhecido e estimado pelos colegas e superiores estão atendidas no nivel

  • A. fisiológico.
  • B. de segurança.
  • C. social.
  • D. de ego.
  • E. de auto-realização.

O trabalho em equipe surge a partir da integração e da confiança entre seus membros. Entretanto, mesmo em um ambiente propício para o desenvolvimento do trabalho em equipe existem conflitos em virtude das interdependências de grupos e equipes. Muitas pessoas lidam com o conflito buscando apenas os seus próprios interesses de forma competitiva. Essa forma de lidar com o conflito é denominada

  • A. fugir.
  • B. acomodar-se.
  • C. acordar.
  • D. forçar.
  • E. colaborar.
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