Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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O setor de controle de estoque acompanha e controla

  • A.

    a aquisição de materiais.

  • B.

    os níveis de estoque.

  • C.

    os níveis de produção.

  • D.

    a qualidade técnica dos produtos.

  • E.

    os prazos de pagamento.

Na curva ABC do estoque, os itens “A” correspondem aproximadamente a

  • A.

    25% do valor do estoque e 25% do número de itens.

  • B.

    75% do valor do estoque e 5% do número de itens.

  • C.

    25% do valor do estoque e 50% do número de itens.

  • D.

    75% do valor do estoque e 75% do número de itens.

  • E.

    5% do valor do estoque e 75% do número de itens.

Para a avaliação de desempenho, o planejamento torna-se vital, uma vez que pode ser entendido como o resultado de um determinado conjunto de ações organizadas para o cumprimento de metas. Nesse sentido, um processo de gestão pode ser dividido em quatro partes, sendo que a primeira fase do processo de gestão, que tem como objetivo o entendimento do cenário em que a entidade está inserida, a fim de otimizar o efeito das interações com as demais entidades e variáveis ambientais, é a fase de

  • A.

    planejamento operacional.

  • B.

    execução.

  • C.

    planejamento estratégico.

  • D.

    controle.

  • E.

    obtenção de resultados.

O exercício árduo de combinar demanda social, determinação política e conhecimento técnico da realidade, o que poderá levar a decisões capazes de reverter situações insustentáveis de privação e desigualdade, é a função que sustenta a política pública conhecida por

  • A.

    Execução.

  • B.

    Orçamento.

  • C.

    Planejamento.

  • D.

    Controle.

  • E.

    Avaliação.

A visão racional envolve comparar as alternativas que melhor sirvam à obtenção de um dado resultado. Ela envolve: listar todas as estratégias alternativas, determinando todas as consequências que decorram de cada estratégia alternativa, e

  • A.

    escolher um conjunto de ações não consequentes.

  • B.

    escolher uma consequência que seja mais familiar.

  • C.

    descartar a consequência que seja mais familiar.

  • D.

    avaliar uma consequência que seja mais familiar.

  • E.

    avaliar comparativamente cada um dos conjuntos de consequências.

Sem o devido mapeamento, não há como implementar um sistema de trabalho de alto desempenho. Considera-se que a espinha dorsal de um mapa de competências é a definição e difusão da visão, da missão e dos fatores críticos de sucesso. Com esse mapeamento, é possível identificar as atividades- -chave dos processos existentes e aqueles que influenciam diretamente os resultados da organização. Para isso, existem três fases de trabalho:

I. definir as competências;

II. formar grupos de trabalho;

III. desenhar o mapa das competências estratégicas dos colaboradores.

Entre as alternativas a seguir, assinale a que identifica e explica a fase II.

  • A.

    Para identificar, validar e atribuir pesos a cada uma das competências.

  • B.

    Para que todos os colaboradores entendam seus significados.

  • C.

    Para obter o alinhamento das competências com o business da organização.

  • D.

    Para obter o alinhamento das competências, atribuindo- -lhes pesos coletivos.

  • E.

    Para que a organização possa identificar os significados essenciais de cada competência individual.

A visão de Weber sobre a divisão do trabalho insere-se na análise da burocracia moderna e racional do sistema capitalista. Ele parte do pressuposto de que um administrador qualificado, nos moldes dessa burocracia, exerceria uma autoridade

  • A.

    informal e pessoal na hierarquia organizacional.

  • B.

    de confronto quase bélico entre trabalhadores e empreendedores.

  • C.

    técnica e profissional sobre seus subalternos.

  • D.

    visionária e missionária nos negócios.

  • E.

    participante e doutrinária na política.

Em relação aos sistemas e, em um nível mais específico, aos sistemas de informações, nota-se que uma das razões de sua existência é permitir aos gestores conhecimento dos impactos causados pelas operações da empresa (os atos e fatos com reflexos econômicos), com tratamento de mensuração adequado, em um tempo oportuno e já com certa seleção dos itens em função de relevância. Nesse sentido, de acordo com a base estrutural, para se obter um bom sistema de informações é necessário

  • A.

    er um bom help desk.

  • B.

    possuir um bom banco de dados.

  • C.

    possuir suporte internacional de grandes consultorias.

  • D.

    manter os back ups atualizados.

  • E.

    utilizar notebooks.

A inspeção de qualidade pode ser

  • A.

    visual, dimensional e testes.

  • B.

    manual, testes e automática.

  • C.

    automática, manual e testes.

  • D.

    manual, ergométrica e visual.

  • E.

    visual, automática e objetiva.

Um tipo de análise de cross-sectional em que os valores dos índices da empresa são comparados com aqueles de um competidor-chave, ou grupo de competidores, principalmente para identificar áreas com espaço para desenvolver o desempenho, é

  • A.

    Benchmarking.

  • B.

    Análise de séries temporais.

  • C.

    Value line investiment survey.

  • D.

    Modelo de precificação de ativos de capital.

  • E.

    Modelo Gordon.

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