Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Assinale a alternativa que apresenta corretamente o criador de uma das teorias que buscam explicar a motivação, bem como o nome da respectiva teoria.

  • A. Mayo – Administração Científica.
  • B. Locke – Equidade.
  • C. Maslow – Estrutura Dual (Fatores Motivacionais e de Sanidade).
  • D. Alderfer – ERC (Existência, Relacionamentos, Crescimento).
  • E. Taylor – Interações Humanas.

Assinale a alternativa que apresenta um método de avaliação do desempenho humano que tem por base uma escolha prévia e adequada de fatores de avaliação específicos ao cargo do ocupante a ser avaliado.

  • A. Avaliação por objetivos.
  • B. Escalas gráficas.
  • C. Avaliação por resultados.
  • D. Incidentes críticos.
  • E. 360 graus.

Assinale a alternativa que define corretamente Desenvolvimento Organizacional.

  • A. Uma comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido; do outro, o perfil das características dos candidatos ao cargo.
  • B. Primeira medida a ser adotada quando se verifica que um funcionário não apresenta o desempenho esperado pela organização.
  • C. Verificação da percepção dos participantes em relação ao conteúdo de um treinamento, bem como atuação do instrutor, carga horária e recursos instrucionais utilizados.
  • D. Planejamento de ações de médio a longo prazo voltado especificamente para as áreas operacionais de uma organização.
  • E. Um esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, que busca melhorar os processos de resolução dos problemas e de renovação organizacional.

Quando se realiza um programa de treinamento, existem diferentes níveis de avaliação dessa atividade. Um deles diz respeito à satisfação dos participantes quanto à experiência do treinamento, envolvendo: desempenho do instrutor, efetividade dos exercícios, conforto da sala, duração do treinamento etc.

Trata-se da avaliação de

  • A. reação.
  • B. aprendizagem.
  • C. resultados.
  • D. retorno.
  • E. desempenho.

O toyotismo, também conhecido como modelo japonês de administração, tem dois princípios fundamentais:

  • A. estrutura hierarquizada e linha de montagem móvel.
  • B. controle do estoque e racionalização do movimento humano.
  • C. eliminação de desperdícios e fabricação com qualidade.
  • D. uma única tarefa para cada trabalhador e uso de peças padronizadas.
  • E. especialização do trabalhador e produção em massa.

A agregação de valor das pessoas constitui uma forma de contribuição efetiva ao patrimônio de conhecimentos da organização, permitindo-lhe manter suas vantagens competitivas no tempo. Essa afirmação refere-se a uma estreita relação entre

  • A. estratégia organizacional e inovação em produtos.
  • B. conhecimentos e habilidades dos trabalhadores.
  • C. volume de vendas e excelência operacional.
  • D. perfil do cargo e características de seus ocupantes.
  • E. competências individuais e organizacionais.

O grau de sofisticação da tecnologia revela um dos componentes da cultura organizacional: os hábitos, atitudes e valores em relação ao próprio conhecimento. Nesse sentido, podemos saber se uma organização valoriza o conhecimento por meio de alguns indicadores. Assinale a alternativa que apresenta corretamente dois desses indicadores.

  • A. Existência de estruturas para intercâmbio de experiências; frequente participação de novos produtos no faturamento da organização.
  • B. Oferta dos mesmos produtos aos consumidores, ao longo dos anos; redução do percentual de técnicos e pesquisadores em relação ao total de funcionários.
  • C. Ênfase na padronização dos processos de produção; índice elevado de rotatividade dos funcionários.
  • D. Estímulo à hierarquia no âmbito das relações interpessoais; valorização do processo decisório conduzido individualmente.
  • E. Busca de maior nível de departamentalização organizacional; redução do investimento nas atividades de treinamento e desenvolvimento.

A Gerência Industrial de uma empresa é constituída pelos seguintes setores: Perfuração, Polimento, Tratamento Térmico, Pintura e Montagem. Essa divisão da área industrial revela uma departamentalização por

  • A. número de funcionários.
  • B. produto.
  • C. cliente.
  • D. processo.
  • E. região geográfica.

Alguns autores procuraram categorizar os recursos e competências importantes para a organização. As competências consideradas fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia são denominadas:

  • A. essenciais.
  • B. de suporte.
  • C. de capacidade dinâmica.
  • D. específicas.
  • E. de unidades de negócio.

A respeito de métodos e técnicas de treinamento, é correto afirmar que

  • A. para garantir bons resultados, é importante definir uma postura diante do treinamento (método), mas os procedimentos (técnicas) não precisam ser coerentes com a postura adotada.
  • B. princípios universais de aprendizagem são impróprios para situações de sala de aula convencional ou para situações de treinamento.
  • C. não existem técnicas melhores ou piores em todas as circunstâncias, e sim técnicas mais adequadas ou menos adequadas, em função dos objetivos que se pretenda atingir.
  • D. a população-alvo e as condições gerais (tempo, material, recursos humanos e financeiros disponíveis) são fatores pouco relevantes para a determinação dos métodos e técnicas de treinamento.
  • E. trabalho em equipe, dramatização, experiência individual em laboratório, debates e jogos são diferentes meios ou técnicas, e devem ser utilizados somente em treinamentos comportamentais.
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