Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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A metodologia de desenvolvimento de equipes de trabalho é uma decorrência das mudanças nos modos de produção e nas formas de gestão advindas do processo de desenvolvimento do capitalismo. Muitos autores estabelecem diferenças entre grupos e equipes. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • A. grupos e equipes são formas de agrupamento de pessoas que não possuem características em comum.
  • B. os grupos são constituídos por pessoas que têm objetivos em comum, mas que não possuem interação entre si.
  • C. nas equipes, há uma interação que ocorre para partilhar informação e para tomar decisões que ajudem cada membro a alcançar melhor desempenho.
  • D. nos grupos, efetua-se um processo de interação que impede os participantes de estabelecerem ligações emocionais
  • E. a construção de uma equipe implica a eliminação da comunicação verbal, pois se dá um grande desenvolvimento da comunicação não verbal.

A análise de cargo busca identificar qualidades pessoais que contribuem para o adequado desempenho em determinado cargo, ou mesmo aquelas que limitam o sucesso do desempenho. Assinale a alternativa que contém as atividades mais utilizadas e relevantes para que se realize tal análise.

  • A. Utilizar um questionário que verifique o grau de satisfação dos funcionários com as tarefas desenvolvidas, bem como o seu ritmo de produção.
  • B. Entrevistar os funcionários, definir testes de habilidades e buscar informações na literatura científica.
  • C. Identificar, junto aos gestores, aqueles funcionários que produzem muito e que têm melhores resultados em suas tarefas.
  • D. Fazer observação do que os ocupantes do cargo fazem, entrevistá-los e colher informações sobre o cargo junto ao superior imediato.
  • E. Realizar avaliação de potencial com todos os funcionários da organização.

No processo de recrutamento, interno ou externo, é necessária inicialmente a obtenção de informações sobre o cargo a ser preenchido. Essas informações podem ser obtidas por meio de

  • A. consulta ao Código Brasileiro de Ocupação (CBO).
  • B. entrevista com o gestor da área requisitante.
  • C. anúncio em jornal.
  • D. entrevista com ocupante de um cargo similar.
  • E. elaboração de provas de conhecimentos.

A evolução dos desenhos estruturais organizacionais rumo a uma maior flexibilização resultou em uma estrutura híbrida. Esta estrutura personificada por uma rede de interações entre as equipes, relacionadas aos projetos e também às funções tradicionais, é denominada

  • A. verticalizada.
  • B. setorizada.
  • C. em círculo.
  • D. matricial.
  • E. em colmeia.

Uma das visões mais utilizadas do Planejamento Estratégico usa a análise SWOT como ponto de partida para o estabelecimento e elaboração das proposições estratégicas. Essa análise é caracterizada por

  • A. suposições e hipóteses sobre o planejamento passado e sua confrontação com a realidade acontecida, principalmente em relação às ameaças e oportunidades apresentadas pelo ambiente externo.
  • B. avaliação das metas e objetivos estabelecidos em planejamento anterior com o que foi realizado.
  • C. análise das forças e fraquezas da organização, apresentadas, internamente, frente ao estabelecimento dos indicadores operacionais, gerenciais e estratégicos.
  • D. avaliação do comportamento dos agentes responsáveis pelo estabelecimento das metas e seu controle.
  • E. análise e confronto das forças e fraquezas da organização, em termos internos, e das ameaças e oportunidades apresentadas pelo ambiente externo.

  • A. reengenharia.
  • B. total quality management.
  • C. downsizing.
  • D. reestruturação vertical.
  • E. kaizen.

O conceito de classificação de cargos, etapa fundamental da análise de cargos, refere-se

  • A. ao relato dos requisitos, responsabilidades e esforços impostos ao ocupante do cargo.
  • B. à distribuição por grupos ocupacionais, segundo a natureza das atividades.
  • C. à análise das tarefas componentes do cargo e as especificações exigidas de seu ocupante.
  • D. à reunião em arquivo eletrônico das descrições e especificações do cargo.
  • E. ao estabelecimento do valor relativo a cada cargo construindo uma hierarquia entre eles.

Ao método de avaliação de desempenho que se baseia em uma tabela de dupla entrada (linhas e colunas), sendo que as linhas representam fatores de avaliação, que podem ser, por exemplo, produtividade e assiduidade, e as colunas representam os graus de avaliação de cada fator, dá-se o nome de método de

  • A. listas de verificação ou check-lists.
  • B. escolha forçada.
  • C. incidentes críticos.
  • D. escalas gráficas.
  • E. pesquisa de campo.

O conceito de learning organization foi desenvolvido por Chris Argyris e popularizado por Peter Senge na obra “A Quinta Disciplina”, na década de 1990, que passou a ser reconhecida como uma das bases teóricas no desenvolvimento do conceito. A quinta disciplina é a que integra as outras quatro, fundindo-as num conjunto coerente de teoria e prática, evitando que sejam vistas isoladamente. A quinta disciplina é

  • A. Aprendizagem em Grupo ou em Equipe.
  • B. Visão Compartilhada ou Compartilhamento de Informações.
  • C. Domínio Pessoal.
  • D. Modelos Mentais.
  • E. Pensamento ou Raciocínio Sistêmico.

Quanto aos objetivos, os planos de benefícios podem ser: assistenciais – provêm o empregado e sua família de certas condições de segurança e previdência em casos de imprevistos ou emergências, fora de seu controle ou de sua vontade; recreativos – proporcionam ao empregado condições de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer construtivo; supletivos – proporcionam aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar sua qualidade de vida.

Assinale a alternativa que contém um benefício supletivo.

  • A. Assistência financeira por meio de empréstimos.
  • B. Plano de complementação de aposentadoria.
  • C. Horário flexível de trabalho.
  • D. Seguro de vida em grupo.
  • E. Áreas de lazer nos intervalos de trabalho.
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