Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas texto a seguir, levando em consideração que as organizações também podem ser compreendidas como grupos sociais.

  • A. forma de comunicação entre os membros … uso das mais recentes tecnologias … o diagnóstico psicossocial
  • B. convivência de seus integrantes … adaptação ao mundo exterior … a análise da cultura
  • C. suprimento de recursos … relações com outros grupos … a análise dos valores pessoais
  • D. alimentação saudável … formas de moradia … o levantamento de recursos materiais
  • E. convivência com o mundo externo … estrutura organizacional … a pesquisa acadêmica

A implantação de um sistema de avaliação de desempenho em uma organização pode atender a diversos objetivos. Todavia, um objetivo geral e fundamental e que é, em última análise, o que a organização pretende com esse instrumento, refere-se a:

  • A. oferecer gratificações de acordo com o desempenho.
  • B. estimar o potencial dos empregados para outras funções.
  • C. facilitar as relações interpessoais no contexto organizacional.
  • D. possibilitar a transferência de trabalhadores para outras áreas.
  • E. melhorar os resultados obtidos pelos funcionários da organização.

Uma das formas de avaliar um treinamento é a avaliação de aprendizagem, que se caracteriza por:

  • A. verificar o que foi assimilado pelos participantes na situação de treinamento, comparativamente aos conhecimentos que possuíam antes do treinamento.
  • B. compreender como os treinandos reagiram ao conteúdo, ao instrutor e às condições em que o treinamento foi realizado.
  • C. efetuar uma comparação entre os períodos pré e pós-treinamento, levando-se em conta metas organizacionais, tais como: aumento da eficiência, otimização da qualidade, redução do absenteísmo etc.
  • D. analisar os efeitos do treinamento sobre crenças e valores dos indivíduos, buscando-se identificar mudanças no perfil cultural individual e, consequentemente, na cultura organizacional.
  • E. comprovar a mudança de comportamento das pessoas treinadas no local de trabalho, como, por exemplo, se estão colocando em prática um novo método de trabalho abordado durante o treinamento.

No que se refere ao processo e aos procedimentos de recrutamento e seleção de pessoas, assinale a alternativa correta.

  • A. As características individuais necessárias ao ocupante de determinado cargo são independentes das tarefas definidas para o cargo.
  • B. O recrutamento busca atrair candidatos, enquanto a seleção visa escolher o melhor candidato para determinado cargo.
  • C. Os testes psicométricos costumam ser subdivididos em provas de conhecimentos gerais e de conhecimentos técnicos.
  • D. A descrição de cargo é um instrumento inadequado à colheita de informações sobre o cargo.
  • E. Os testes de personalidade frequentemente utilizados em seleção de pessoal também são conhecidos como testes de inteligência.

Com referência aos processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, é correto afirmar que

  • A. não há diferença entre eles, uma vez que as organizações não discriminam as atividades de cada um deles.
  • B. treinamento é o conjunto das experiências de aprendizagem que preparam a pessoa para enfrentar a vida.
  • C. as atividades de desenvolvimento de pessoas devem ser geridas de modo alheio às mudanças organizacionais necessárias.
  • D. treinamento refere-se à programação de atividades que melhorem o desempenho do trabalhador no cargo atual.
  • E. desenvolvimento diz respeito a um processo educacional de curto prazo, com metas bem definidas.

Há uma variedade de benefícios sociais concedidos pelas organizações, que costumam ser classificados de diversas formas. Assinale a alternativa em que ambos os benefícios podem ser classificados como legais e monetários.

  • A. Férias; 13º salário.
  • B. Seguro de vida em grupo; transporte subsidiado.
  • C. Auxílio-doença; refeitório.
  • D. Assistência médico-hospitalar; salário-família.
  • E. Refeições subsidiadas; aposentadoria.

Sistema de relações entre tarefas, subordinação e autoridade que configura o trabalho de uma organização. Também delineia como as partes desse todo se subdividem.

Trata-se:

  • A. da segmentação empresarial.
  • B. da divisão do trabalho.
  • C. do sistema de produção.
  • D. da delegação de responsabilidades.
  • E. da estrutura organizacional.

Nas organizações, um dos aspectos relevantes do planejamento estratégico é a análise de ameaças e oportunidades. A necessidade dessa análise é tanto maior quanto mais instável, competitivo e complexo for o ambiente. Assinale a alternativa que apresenta três dos principais focos da análise do ambiente externo.

  • A. Preço baixo; qualidade do produto; disponibilidade de capital.
  • B. Ações de governo; novas tecnologias; conjuntura econômica.
  • C. Eficiência operacional; tendências sociais; qualidade de projeto.
  • D. Relações com consumidores; controle de matérias- -primas; investimentos financeiros.
  • E. Ramo de negócios; fluxo de caixa; métodos de trabalho.

Ao realizar uma pesquisa salarial, uma empresa tem como objetivo principal:

  • A. verificar o que o mercado de trabalho está pagando.
  • B. conhecer os salários oferecidos às posições gerenciais.
  • C. identificar os encargos sociais existentes no mercado.
  • D. analisar as recompensas não financeiras praticadas por diversas empresas.
  • E. manter o equilíbrio interno no sistema de remuneração.

As bases da administração da qualidade, que vinham sendo desenvolvidas desde o início do século XX, evoluíram para a filosofia da qualidade total, cuja ênfase está em que a qualidade

  • A. diz respeito ao produto ou serviço, sendo uma responsabilidade específica do departamento de qualidade.
  • B. depende do controle estatístico, ou seja, do controle da qualidade não somente dos próprios produtos mas também dos materiais recebidos dos fornecedores.
  • C. é um problema de todos e abrange todos os aspectos da operação da empresa, devendo ser tratado, portanto, de modo sistêmico.
  • D. relaciona-se diretamente com a inspeção de recebimento, que consiste em examinar as matérias-primas no momento em que são entregues pelo fornecedor.
  • E. decorre da separação do produto bom do produto defeituoso por meio da observação direta.
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