Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Os ativos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos seguintes critérios: estarem disponíveis para realização imediata e

  • A. corresponderem a valores exigíveis até o término do exercício seguinte e do exercício posterior.
  • B. tiverem a expectativa de realização até o término do exercício seguinte.
  • C. tiverem a expectativa de realização em, no máximo, 3 (três) exercícios.
  • D. corresponderem a valores exigíveis em, no máximo, 3 (três) exercícios.
  • E. tiverem a expectativa de realização em até 3 (três) meses.

A definição – “A classificação estatística de materiais, fundamentada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor.” – refere-se à(ao)

  • A. Classificação pela Curva normal de estoques.
  • B. PEPS – Primeiro que entra, primeiro que sai.
  • C. UEPS – Último que entra, primeiro que sai.
  • D. Lote econômico de compra.
  • E. Classificação ABC.

Quanto ao conceito de estoque de segurança, pode-se afirmar:

  • A. amortecedor destinado a minorar os efeitos de variações, do consumo médio mensal, do tempo de reposição ou de ambos conjuntamente.
  • B. é igual à soma do estoque médio mais o lote de suprimento, seja ele o lote econômico ou não.
  • C. usado quando as flutuações de demanda são significativas, mas relativamente previsíveis.
  • D. ocorre quando um ou mais estágios na operação não pode(m) oferecer simultaneamente todos os itens que produzem.
  • E. também conhecido como Ponto de Pedido; é a quantidade de itens estocados a partir dos quais são efetuados os pedidos de reposição.

Para a maioria dos profissionais e estudiosos de marketing, são cinco as principais áreas de análise que compõem a formulação da estratégia da área. São elas: Clientes,

  • A. Cotistas, Concorrentes, Colaboradores e Contexto.
  • B. Companhia, Cotistas, Colaboradores e Contexto.
  • C. Companhia, Concorrentes, Colaboradores e Contexto.
  • D. Companhia, Concorrentes, Compradores e Contexto.
  • E. Cotistas, Concorrentes, Colaboradores e Compradores.

Para Norbert Wiener, “a soma da informação em um sistema é a medida de seu grau de organização; a ____________ é a medida de seu grau de desorganização; um é o negativo do outro”.

O termo que completa a afirmação do conceito elaborado pelo matemático americano é

  • A. decalagem
  • B. difração
  • C. hiponímia
  • D. entropia
  • E. isotopia

  • A. ao processo pelo qual uma pessoa ou organização inicia o uso de produto ou serviço.
  • B. à estratégia de produzir um único produto ou serviço e oferecê-lo aos consumidores com um único programa de mercado.
  • C. ao conjunto de soluções que uma marca necessita para sobreviver no mercado.
  • D. à medida de variação do preço, que consiste na diferença entre o maior e o menor valor.
  • E. ao processo para assegurar a qualidade da tomada de decisão, dando ênfase especial a áreas de incerteza sobre o problema.

A pedido do governador, a Desenvolve SP encarregou um grupo de funcionários para que realizassem uma análise Swot. Por meio dessa ferramenta, a Agência de Fomento do Estado de São Paulo S. A. poderá

  • A. mapear o cenário em que se insere a agência para projetar a sua posição em relação à concorrência, visando às oportunidades do mercado.
  • B. identificar as fraquezas das concorrentes com a finalidade de preencher a lacuna criada com a ausência de oferta.
  • C. determinar a posição atual da agência e antecipar o seu futuro, visando às oportunidades e aos perigos possíveis de serem projetados.
  • D. descobrir as ações que estão sendo planejadas pelos concorrentes com a finalidade de criar antídotos para não perder mercado.
  • E. elaborar um projeto de ação que consiga oferecer serviços e produtos de acordo com as necessidades do mercado.

Muito se tem falado sobre a importância da medição do desempenho organizacional por meio de indicadores. Os indicadores que servem para a verificação do quanto cada setor, departamento ou macro processo está contribuindo para a estratégia e o desempenho organizacional são chamados de indicadores

  • A.

    produtivos.

  • B.

    gerenciais.

  • C.

    gerenciais.

  • D.

    estratégicos.

  • E.

    operacionais.

No final da década de 50, do século XX, iniciou-se o delineamento de uma nova forma de se fazer a análise organizacional, tomando a organização como um sistema, formado por subsistemas inter-relacionados, entre eles o subsistema de gestão de pessoas. Essa nova forma contrapunha-se ao modelo dominante até então, que alguns autores chamaram de modelo mecanicista. A nova forma, chamada de modelo orgânico, tem como uma de suas principais características

  • A.

    não levar em consideração os efeitos do ambiente externo.

  • B.

    enfocar primordialmente os princípios de autoridade e controle.

  • C.

    a valorização da lealdade e da obediência aos superiores.

  • D.

    a necessidade de se ter como objetivo principal a produtividade.

  • E.

    não depender de regras, mas de pessoas.

Qual é a taxa de defeitos por milhão de unidades esperada de um processo com índices de capacidade potencial (Cp) e de desempenho (Cpk) igual a 1,0?

  • A.

    10 ppm.

  • B.

    2 700 ppm.

  • C.

    3,4 ppm.

  • D.

    0,27 ppm.

  • E.

    1 000 ppm.

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