Lista completa de Questões de Agricultura/Agropecuária do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na avaliação econômica do empreendimento rural deve-se considerar, para fins de custos, a perda do valor imobilizado ao longo da vida útil do empreendimento, descontando seu valor residual.
Essa perda de valor é denominada:
custo fixo.
depreciação.
amortização.
custo variável.
custo de oportunidade.
Na avaliação de custos de determinada atividade rural, consideram-se custos variáveis:
Todos os custos desembolsáveis da produção.
Os que não apresentam oscilação com o aumento da produção.
Os que apresentam oscilação linear com o aumento da produção.
Os referentes à construção das instalações da produção.
Os indiretos, aqueles que o produtor contabiliza considerando a potencial receita que teria se o valor imobilizado estivesse investido em aplicações financeiras.
Segundo disposto na Lei Federal no 4.771/65, consideram-se de preservação permanente as florestas e as demais formas de vegetação natural, situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso dágua, desde seu nível mais alto em faixa marginal, cuja largura mínima será de:
30 metros para os cursos dágua que tenham de 10 a 50 metros de largura.
50 metros para os cursos dágua de menos de 10 metros de largura.
100 metros para os cursos dágua que tenham de 10 a 50 metros de largura.
100 metros para os cursos dágua que tenham de 50 a 200 metros de largura.
200 metros para os cursos dágua que tenham largura superior a 600 metros.
O proprietário ou possuidor de imóvel rural com área de floresta nativa, natural, primitiva ou regenerada, ou outra forma de vegetação nativa em extensão inferior ao estabelecido nos incisos I, II, III e IV do art. 16 da Lei Federal no 4.771/65, ressalvado o disposto nos seus §§ 5o e 6o, deve adotar, dentre outras, a seguinte alternativa, isolada ou conjuntamente:
Recompor a reserva legal de sua propriedade mediante o plantio, a cada três anos, de no mínimo 1/10 da área total necessária à sua complementação, com espécies nativas, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão ambiental estadual competente.
Recompor a reserva legal de sua propriedade mediante o plantio, a cada três anos, de no mínimo 1/10 da área total necessária à sua complementação, com espécies nativas, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão ambiental estadual competente.
Recompor a reserva legal de sua propriedade mediante o plantio, a cada três anos, de no mínimo 1/4 da área total necessária à sua complementação, com espécies nativas, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão ambiental estadual competente.
Recompor a reserva legal de sua propriedade mediante o plantio, a cada três anos, de no mínimo 4/10 da área total necessária à sua complementação, com espécies nativas, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão ambiental estadual competente.
ambiental estadual competente. e. ( ) Recompor a reserva legal de sua propriedade mediante o plantio, a cada três anos, de no mínimo 3/10 da área total necessária à sua complementação, com espécies nativas, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão ambiental estadual competente.
Segundo recomendações técnicas da EMBRAPA (CNPSO) 2010/2011, a cultivar BRS 257 é uma cultivar, recomendada para a região Sul e Central do Brasil, de:
trigo.
milho.
sorgo.
feijão.
soja.
No traçado de curvas de nível, o espaçamento vertical entre as curvas corresponde à:
diferença de nível entre o ponto inicial e final da mesma curva de nível.
diferença de nível entre duas curvas de nível consecutivas.
distância em metros entre duas curvas de nível consecutivas, considerando-se o acompanhamento da superfície do solo.
distância em metros entre o ponto inicial e final da mesma curva de nível.
razão entre a diferença de nível e a distância em metros entre duas curvas de nível consecutivas, considerando-se o acompanhamento da superfície do solo.
Sobre azimutes e rumos magnéticos, é correto afirmar:
Rumos magnéticos são ângulos horizontais. Podem ter origem tanto na ponta norte como na ponta sul do meridiano magnético, variando de 0 a 90°.
Rumos magnéticos são ângulos horizontais. Podem ter origem tanto na ponta norte como na ponta sul do meridiano magnético, variando de 0 a 180°.
Rumos magnéticos são ângulos horizontais. Podem ter origem tanto na ponta norte como na ponta sul do meridiano magnético, variando de 0 a 360°.
Azimutes magnéticos são ângulos horizontais que têm origem na ponta norte do meridiano magnético e são contados no sentido anti horário. Os ângulos podem variar de 0 a 90°.
Azimutes magnéticos são ângulos horizontais que têm origem na ponta norte do meridiano magnético e são contados no sentido anti horário. Os ângulos podem variar de 0 a 180°.
Assinale a alternativa INCORRETA, com relação à poda em videiras.
Na poda de frutificação o sarmento que proporcionou um broto frutífero não produz novamente, por isso deve ser substituído por outro que ainda não tenha produzido.
A elevada frutificação é em geral proporcional ao vigor, pois a produção de uva estimula a capacidade da videira para as próximas safras.
A poda somente tem importância para a formação adequada da planta.
Poda de formação: tem por finalidade dar a forma adequada à planta, de acordo com o sistema de sustentação adotado.
Poda de frutificação:tem por objetivo preparar a videira para a produção da próxima safra. Deve ser feita através da eliminação de ramos mal localizados ou fracos e de ladrões, a fim de que permaneçam na planta somente as varas e/ou esporões desejados.
Entre as alternativas abaixo, assinale a correta, com relação as erosões:
Voçorocas: resultam de pequenas irregularidades na declividade do terreno fazendo com que a enxurrada, se concentre em alguns pontos do terreno, atingindo.
Erosão ocorre somente em solos descobertos e compactados.
Erosão em sulcos: é a forma mais avançada da erosão, ocasionada por grandes concentrações de enxurrada que passam, ano após ano, no mesmo sulco, que se vai ampliando, pelo deslocamento de grandes massas de solo, e formando grandes cavidades em extensão e em profundidade.
Erosão laminar: a água corre uniformemente pela superfície como um todo, transportando as partículas sem formar canais definidos. Apesar de ser uma forma mais amena de erosão, é responsável por grande prejuízo às terras agrícolas e por fornecer grande quantidade de sedimento que vai assorear rios, lagos e represas.
Erosão ocorre somente em áreas cuja declividade é maior de 2%.
Assinale a alternativa INCORRETA, com relação a calagem e adubação dos solos:
A calagem tem a finalidade de eliminar prováveis efeitos tóxicos dos elementos que podem ser prejudiciais às plantas, tais como o alumínio e o manganês, e corrigir os teores de cálcio e magnésio do solo.
Se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente.
A escolha do modo de aplicação dos fertilizantes não é importante em uma lavoura. Estes podem ser dispostos diretamente sobre as sementes ou plantas, sem causar dano algum à cultura.
A calagem resulta em maior produtividade e competitividade.
Dois dos sintomas de deficiência de nitrogênio são a redução no vigor das plantas e a clorose (amare lecimento) no limbo das folhas maduras e velhas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...