Lista completa de Questões de Agricultura/Agropecuária da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para realização de experimentos agrícolas, a utilização da análise de variância (ANOVA) pode ser utilizada para:
comparação dos resultados brutos obtidos experimentalmente.
comparação das médias dos resultados obtidos experimentalmente.
comparação da variação dos resultados obtidos experimentalmente, também denominados de desvio padrão.
comparação da variação dos resultados obtidos experimentalmente, também denominados de desvio padrão.
análise descritiva, não permitindo comparação.
Todo experimento agrícola que tenha por objetivo comparar tratamentos e concluir sobre seu comportamento, com margem de erro conhecida, deve seguir os princípios básicos de:
análise linear.
análise não linear.
repetição e casualização.
distribuição e realização.
comparação entre médias.
Sobre irrigação e drenagem, é correto afirmar:
1. Depois de instalados sistemas de irrigação, torna-se necessário avaliar e calibrar os equipamentos, para garantir boa eficiência do sistema.
2. Sistemas de irrigação por aspersão utilizam mangueiras de gotejamento, para aumentar sua eficiência.
3. A drenagem de terras agrícolas pode ser dividida em duas grandes classes: drenagem superficial e drenagem do solo, também chamada de drenagem propriamente dita.
4. A drenagem de terras agrícolas pode ser definida como o processo de remoção do excesso de água dos solos, de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência, a fim de torná-los viáveis à exploração agrícola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Rudolf Steiner foi defensor de uma agricultura que respeita as interações com a natureza e as forças cósmicas que a circundam. Defendia, por exemplo, que há dois tipos de nitrogênio: o nitrogênio morto, que está em nossas imediações aéreas, misturado ao oxigênio, e o nitrogênio vivo, que está dentro da terra.
Essa agricultura é denominada:
natural.
orgânica.
ecológica.
agroflorestal.
biodinâmica.
Dentre as escolas de agricultura alternativa, uma distingue-se das demais, por recomendar o uso de rochas moídas como fertilizantes e por defender que a resistência das plantas ao ataque de pragas e doenças (saúde e vigor) é determinada pelo equilíbrio nutricional ou pelo desequilíbrio (teoria da trofobiose).
Esta escola corresponde à:
permacultura.
agrossilvicultura.
agricultura natural.
agricultura biológica.
agricultura orgânica.
Na pulverização agrícola, o sistema em que a subdivisão das gotas se dá através da introdução do líquido sob baixa pressão, no interior de um mecanismo giratório, é denominado:
nebulização.
eletrodinâmico.
pressão hidráulica.
atomização gasosa.
atomização centrífuga.
O estudo dos fenômenos climatológicos ligados à produção animal e vegetal, tentando estimar os fenômenos para evitar perdas críticas na produção, é denominado climatologia:
física.
agrícola.
histórica.
dinâmica.
sinótica
É correto afirmar que o Pinus elliottii variedade elliotti:
Tem preferência natural por solos ácidos e arenosos localizados sobretudo em baixadas e junto a cursos dágua.
Apresenta baixa competitividade, em relação às gramíneas e arbustos lenhosos.
Possui baixa resistência a geadas (seu limite setentrional de ocorrência corresponde à isotérmica de 4°C de temperatura anual mínima), além de ser pouco tolerante a ventos com elevados teores de sal.
Possui boa resistência pragas e doenças, dentre as quais destacam-se as causadas por fungos, tais como os gêneros Fusarium,Cronartium e Rizoctonia.
É considerada a espécie mais resistente à Diplodia pini. Em sua área natural de ocorrência, o Pinus elliottii é tido como resistente ao fogo.
A importância ecológica do fogo está relacionada aos seus efeitos no solo, tendo impactos em diversos componentes bióticos e abióticos do ecossistema.
Dessa forma:
nos primeiros dias após a realização das queimadas, o pH do solo decresce.
as temperaturas altas causadas pelos incêndios podem aumentar o teor de matéria orgânica na camada superficial do solo.
quando ocorrem queimadas na superfície do solo, as temperaturas geralmente excedem 100°C, podendo atingir até 720°C por curto período de tempo.
durante as queimadas o aumento da temperatura do solo atinge entre 30 e 40 cm de profundidade, oscilando entre 50° e 80°C acima da temperatura anterior à queimada.
a queima completa da matéria orgânica da superfície provoca a combustão da maior parte dos componentes minerais do solo.
a queima completa da matéria orgânica da superfície provoca a combustão da maior parte dos componentes minerais do solo.
plantio
adubos.
sementes.
agrotóxicos.
transporte
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...