Questões de Antropologia

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Com base nesse texto, julgue os itens que se seguem, acerca da metodologia e dos objetivos do ensino religioso.

A transversalidade é uma metodologia de ensino de grande utilidade também para o ensino religioso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na história narrada por Flávio Josefo, julgue os próximos itens, relativos às escrituras sagradas e à história das religiões do Mediterrâneo.

A cura e o exorcismo são rituais exclusivos da religião cristã.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na história narrada por Flávio Josefo, julgue os próximos itens, relativos às escrituras sagradas e à história das religiões do Mediterrâneo.

Vespasiano é imperador romano e Eleazar um xamã, um homem santo, judeu.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na história narrada por Flávio Josefo, julgue os próximos itens, relativos às escrituras sagradas e à história das religiões do Mediterrâneo.

O anel de Salomão, rei de Israel, foi um dos amuletos mais utilizados para curas e exorcismos no mundo antigo mediterrâneo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na história narrada por Flávio Josefo, julgue os próximos itens, relativos às escrituras sagradas e à história das religiões do Mediterrâneo.

O uso de plantas e raízes, associado à expressão de palavras de encantamento, não existia na cultura religiosa próxima àquela de Jesus de Nazaré.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual a diferença entre a teoria culturológica e a perspectiva dos cultural studies?

  • A. A teoria culturológica está centrada na análise do processo de transferência de informação entre a fonte e o destinatário, pois compreende os processos culturais como processos de informação; o principal interesse da perspectiva dos cultural studies é desvendar o processo de infl uência dos meios de comunicação de massa sobre os consumidores, na medida em que concebe o consumo desses meios como prática cultural.
  • B. A teoria culturológica caracteriza-se como um modelo semiótico-informacional, centrado na análise dos processos semióticos da cultura de massa, pois está mais preocupada com dinâmica do processo comunicativo no âmbito da sociedade do que com sua efi cácia; a perspectiva dos cultural studies está mais preocupada com as conseqüências das ações dos jornais, televisão e outros meios sobre o sistema cultural, pois esses diversos meios determinam os assuntos com os quais a sociedade deve se preocupar.
  • C. A teoria culturológica preocupa-se em desvendar os processos decorrentes da indústria cultural sobre a sociedade, pois o sistema social é compreendido por essa teoria como um organismo cujas diferentes partes desempenham funções de integração e de manutenção do sistema; a perspectiva dos cultural studies está preocupada com a qualidade do consumo dos produtos da indústria cultural, pois nem tudo o que essa indústria produz contribui para o desenvolvimento cultural da sociedade.
  • D. A teoria culturológica procura analisar o que as pessoas fazem com os meios de comunicação de massa, estando mais atenta aos contextos e às interações sociais dos receptores; a perspectiva dos cultural studies procura compreender o processo de inserção dos meios de comunicação de massa no sistema cultural, pois a cultura é concebida por essa teoria como um texto que precisa ser interpretado.
  • E. A teoria culturológica procura ver a cultura de massa como um conjunto de cultura, civilização e história, pois a cultura de massa não é absolutamente autônoma ao imbuir-se de cultura nacional, religiosa ou humanística, e, por sua vez, penetrar na cultura nacional, religiosa ou humanística; o interesse dos cultural studies, centra-se, principalmente, na análise de uma forma específi ca de processo social, relativa à atribuição de sentido à realidade, à evolução de uma cultura, de práticas sociais compartilhadas, de uma área comum de signifi cados.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os rumos do mundo rural na América Latina, no início do século XXI, apontam para um cenário de grandes transformações sociais, implementadas pelos diversos programas econômicos, seguidos pelos governos latino-americano. Esse cenário se caracteriza pelo (a):

  • A.

    ajuste estrutural, desregulamentação estatal, privatização, abertura da economia a investimentos estrangeiros e abertura das fronteiras comerciais.

  • B.

    desenvolvimento sustentável, crescimento econômico, justiça redistributiva e pleno emprego e acesso igualitário aos direitos de cidadania.

  • C.

    diminuição de empregos rurais, diminuição do número de trabalhadores, aumento do trabalho no setor industrial e de serviços e retração dos movimentos migratórios.

  • D.

    concentração de terras, agricultura com aporte tecnológico, condições de trabalho e melhoria da qualidade de vida de agricultores (as) familiares.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A organização social em que a linha de parentesco, ou descendência, e a transmissão de poder são feitas pela linha materna é denominada

  • A.

    Bilateral.

  • B.

    Matriarcado.

  • C.

    Fraternal.

  • D.

    Patriarcado.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O estudo das relações de parentesco dentro da antropologia ocupa um lugar proeminente e foi, talvez, neste campo, onde se deu a maior elaboração de conceitos. Em tais estudos, os antropólogos identificam dois tipos de terminologia de parentesco: o descritivo e o classificatório. Em relação ao sistema classificatório, é correto afirmar que é aquele em que:

  • A.

    se usa um termo diferente para designar cada parente, normalmente em linha direta de um descendente

  • B.

    a utilização de um termo específico não se restringe a um único indivíduo, empregando, infalivelmente, um termo para designar uma classe ou um grupo de pessoas, algumas das quais são de parentesco linear e outras de colateral.

  • C.

    se usa um termo específico para designar os laços de parentesco atribuídos por afinidade.

  • D.

    se usa um termo para designar cada parente do clã que, por sua vez, apresenta uma descendência unilinear; isto é, um conjunto de indivíduos que acreditam derivar de um ancestral comum.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

De acordo com Da Matta (1989), a partir do momento em que a antropologia, no limiar do século XX, começou a abandonar a postura evolucionista, ficou patente a importância do trabalho de campo, ou pesquisa de campo como o modo característico de coleta de dados para reflexão teórica. Identifique abaixo a tese capaz de expressar a dimensão da pesquisa de campo para a antropologia social:

  • A.

    A base do trabalho de campo, como técnica de pesquisa antropológica, se constitui em um modo de buscar novos dados sem nenhuma intermediação de outras consciências, sejam elas as dos cronistas, dos viajantes, dos historiadores ou dos missionários que andavam antes pela mesma região estudada. É, portanto, um contato direto do estudioso com o seu objeto de investigação.

  • B.

    A base do trabalho de campo consiste no levantamento de fontes que já estudaram o objeto investigado, oferecendo, ao estudioso, uma série de impressões e análises precisas que serão largamente utilizadas nas interpretações apreendidas pelo estudioso em relação ao seu objeto de estudo.

  • C.

    Considera-se a base do trabalho de campo a obrigatoriedade do uso de informantes que, após contatos sistemáticos com o objeto em estudo, repassam tais observações ao estudioso que, por sua vez, terá a árdua tarefa de transformar tais dados em teoria.

  • D.

    Na prática da pesquisa de campo, o uso freqüente de outras fontes, além dos informantes, é algo imprescindível, sobretudo porque é através de tais dados que o estudioso passa a conhecer seu objeto de estudo. Neste caso, aliando tais dados às teorias, consegue, ele próprio, escrever uma etnografia acerca do fenômeno investigado.

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