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Um dos princípios metodológicos amplamente defendidos na prática antropológica é o exercício de estranhamento. Tal princípio defende a tese de:
transformar o conhecido em desconhecido, estabelecendo uma neutralidade do pesquisador em relação ao objeto de estudo.
transformar o desconhecido em conhecido, estabelecendo uma neutralidade do pesquisador em relação ao objeto de estudo, buscando assim a compreensão superficial do fato.
transformar o exótico em familiar e o familiar em exótico.
transformar o exótico em algo conhecido, garantindo a neutralidade entre duas fontes distintas de conhecimento – o pesquisador e o objeto, mas prevalecendo a percepção do primeiro em relação ao segundo.
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Na obra Carnavais, malandros e heróis (1990), Roberto da Matta elabora um estudo acerca da sociedade brasileira através de três eventos: o carnaval, a parada militar e as procissões. No estudo de tais eventos, as rotinas e rituais se constituem em ponto central para a compreensão da estrutura social da sociedade brasileira. Especificamente em se tratando do carnaval, é correto afirmar que para o autor:
o carnaval apresenta uma estrutura ritual extremamente hierárquica, marcada pela manutenção dos valores sociais
o carnaval congrega a manutenção da estrutura hierárquica da sociedade brasileira, já que ele pode ser considerado uma cultura nacional.
o carnaval pode ser analisado tal qual as paradas militares, já que em ambos a ritualização e sua dramatização são marcadamente uma expressão real da estrutura vigente da sociedade brasileira.
o carnaval é marcadamente um ritual de inversão da realidade social, com regras e lógicas próprias
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Émile Durkheim, em sua obra As formas elementares da vida religiosa (1988) critica as definições de religião que repousam na crença ao sobrenatural, bem como aquelas que definem a religião como uma crença em divindades ou seres sobrenaturais. Para esse autor, os fenômenos religiosos colocam-se naturalmente em duas categorias fundamentais: as crenças e os ritos e considerando as primeiras como:
tipos determinados de ação.
estados de opinião e consistem de representações.
tipos de ação que geram representações.
tipos de ação de caráter moral e valorativo.
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A essência do fato político tem raiz no poder, na sua distribuição, no seu exercício. Segundo Max Weber, a legitimação é o que se pode denominar de fundamento do poder, tornando-o legitmo. De acordo com esse autor, existem três tipos puros de autoridade, de caráter:
racional, tradicional e carismático.
primário, carismático e secundário.
político, doméstico e público.
doméstico, privado e político.
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Um dos estudos pioneiros sobre o tema da migração campo-cidade é a obra Os parceiros do rio Bonito de Antônio Cândido (1974) que se constitui num estudo sobre o caipira de uma área do estado de São Paulo e as transformações de seus meios de vida, em decorrência de sua progressiva incorporação à esfera da economia capitalista. Eis uma citação da obra:
"... é claro que a formulação supõe três tipos ideais de caipira, movendo-se num espaço sócio-cultural homogêneo e optando livre e conscientemente. A realidade é diversa; e se podemos reter os três tipos básicos, é forçoso acentuar que a sua conduta não é livre e depende duma série de fatores. Assim, a proximidade dos centros urbanos, a sua penetração nas zonas rurais, o tipo de atividade econômica, a qualidade da terra, o sistema de trabalho e de propriedade são alguns elementos que, combinados de modo diverso, condicionam a reação adaptativa". (Cândido,1974:28)
O que está sendo discutido no texto acima é o (a):
agregação do camponês ao mundo rural e suas relações de compadrio.
rápida adaptação do camponês ao mundo urbano, já que o mesmo consegue se ajustar facilmente às estruturas hierarquizantes deste espaço social.
ajustamento do migrante de origem rural ao meio urbano.
agregação homogênea do meio urbano para o meio rural.
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O conceito de estrutura tem sido largamente discutido por teóricos da antropologia moderna. Especificamente Radcliffe-Brown e Lévi-Strauss deram significativas contribuições, ao estudar tais conceitos em suas diferentes teorias. Para Radcliffe-Brown, o termo estrutura significa o conjunto das relações sociais produzidas em uma dada sociedade. Já para Levi-Strauss, o termo significa uma matriz ou modelo de investigação, criado pelo pesquisador, tendo como matéria-prima as relações sociais.
Com base nos conceitos dos dois autores acima citados, é correto afirmar:
Radcliffe-Brown faz uso de um modelo paradigmático empirista e Lévi-Strauss, de um modelo racionalista
Radcliffe-Browm e Lévi-Strauss, apesar de conceituarem estrutura de forma diferente, ambos fazem uso do mesmo modelo paradigmático.
Radcliffe-Brown faz uso de um modelo paradigmático racionalista e Lévi-Strauss, de um modelo empirista.
nenhum dos autores se prende a modelos paradigmáticos quando do estudo da noção de estrutura social.
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Assim como na maioria das ciências, os antropólogos, ao realizarem suas pesquisas, filiam-se a determinadas escolas buscando uma coerência teórica. Esse fato permite a compreensão e verificação do crescimento da ciência antropológica ao longo do tempo. Nesse sentido, pode-se dizer que os evolucionistas do século XIX, baseados nas idéias de Darwin, defendiam a tese de que a sociedade humana passara pela mesma sucessão de estágios em toda a parte do mundo, até atingir a perfeição da sociedade inglesa do século XIX. Esse entendimento de superioridade da Inglaterra vitoriana, sobre as demais culturas, é denominado:
Evolucionismo.
Etnocentrismo.
Empirismo.
Exclusivismo.
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Rejeitando os pressupostos evolucionistas que diziam ser as similaridades culturais resultado de algumas causas básicas e subjacentes, uma vez que a mente humana reagia de modo semelhante quando confrontada com situações ambientais similares, a escola americana de antropologia, do século XIX, propõe que as similaridades culturais podem ser produto de diferentes fatores históricos, ambientais e psicológicos. Portanto, traços de cultura similares análogos entre povos distantes, poderiam indicar uma fonte histórica comum, mas de origem independente, sendo o método indutivo o melhor caminho para compreender tais questões. O defensor dessas idéias é:
Leslie White.
Lewis Henry Morgan.
Franz Uri Boas.
Edward Burnett Tylor.
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Uma das referências mais constantes na bibliografia antropológica atual é Clifford Geertz. Antropólogo americano, enquadrado por alguns como um antiteórico, que propõe a busca de relações sistemáticas entre fenômenos diversos e não identidades substantivas entre fenômenos similares. Criador da teoria interpretativista, sugere que:
ao estudar um grupo social deve-se manter uma postura etnocêntrica.
estudar a cultura é examiná-la em momento único na história, ou como algo existente fora da história.
estudar a cultura de um dado contexto social é estudar o significado dos símbolos partilhados pelos seus integrantes
o estudo de grupos sociais deve ser desenvolvido de modo sincrônico.
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Entre os expoentes da escola inglesa de antropologia destaca-se como etnógrafo Bronislaw Gaspar Malinowski. Segundo ele, o etnógrafo deve analisar com seriedade e moderação todos os fenômenos que caracterizam cada aspecto da cultura nativa, sem privilegiar aqueles que lhe causam admiração ou estranheza em detrimento dos fatos comuns e rotineiros. Deve, ao mesmo tempo, perscrutar a cultura nativa na totalidade dos seus aspectos. A lei, a ordem e a coerência que prevalecem em cada um desses aspectos são as mesmas que os unem e fazem deles um todo coerente. O etnógrafo, por exemplo, que se propõe a estudar apenas religião, ou somente a tecnologia, ou exclusivamente a organização social, estabelece um campo de pesquisa artificial e acaba por prejudicar seriamente o seu trabalho. Diante do exposto, fica clara a posição do autor no que concerne à concepção de cultura como:
resultado de aspectos históricos ou temporais.
um signo lingüístico.
um todo funcionalmente integrado.
satisfação de necessidades sociais.
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