Lista completa de Questões de Antropologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Aplicando estrutura como conceito básico, a escola inglesa de antropologia considera a sociedade, e não a cultura, como uma disposição ordenada de partes, sendo o trabalho do antropólogo descobrir e explicar esta ordenação. Buscando esse entendimento, dentre seus teóricos, Alfred Reginald Radcliffe-Brown elabora analogias entre os sistemas biológicos e os organismos sociais, compreendendo por integração social a:
função da cultura de unir seres humanos individuais em estruturas mais ou menos estáveis, de tal sorte que a vida social ordenada fosse viável.
satisfação das necessidades biológicas dos indivíduos.
identidade cultural.identidade cultural.
reprodução cultural.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Entre as orientações teóricas antropológicas, a escola estruturalista desenvolveu-se paralelamente ao funcionalismo. Considerada como superteoria, nem por isso deixa de ter seus pontos vulneráveis que suscitam críticas e questionamentos. Entre suas características e pressupostos básicos está:
uma visão diacrônica e sistêmica da cultura.
uma visão sincrônica e sistêmica da cultura.
o foco centrado no progresso.
o método histórico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A antropologia estrutural, buscando melhor perceber as estruturas mentais inconscientes básicas das sociedades, classifica as culturas em quentes e frias. Considerando a intrinsidade das sociedades e culturas humanas, é correto afirmar que as sociedades de cultura fria seriam:
aquelas com aparência harmônica e resistente a mudanças em suas culturas.
históricas, complexas, industrializadas, afetadas pela civilização e pelo progresso, estando cada vez mais distantes da ordem natural e apresentando aparência de desarmonia e desordem.
sociedades simples, afetadas pela civilização.
todas aquelas sociedades não afetadas pela civilização e pelo progresso.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Após a publicação, em 1922, da obra "Os argonautas do pacífico ocidental" de Bronislaw Gaspar Malinowski, a Antropologia, no limiar do século XX, começou a abandonar a postura evolucionista. Um novo marco metodológico surge, ficando patente a:
não exigência de trabalho de campo.
importância do trabalho de campo ou pesquisa de campo, como modo característico de coleta de novos dados para a reflexão teórica.
pouca relevância ao trabalho de campo.
total exclusão do trabalho de campo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Qual a denominação dada ao grupo de indivíduos que se identificam por compartilhar elementos culturais ou raciais comuns e, ao mesmo tempo, implicando um sentimento de distinção em relação aos outros grupos?
Grupo social.
Grupo comunitário.
Movimento social.
Grupo étnico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Marcel Mauss, em sua obra: "Ensaio sobre a dádiva; forma e razão de troca nas sociedades arcaicas" (1974), apresenta uma complexa argumentação para uma de suas teses mais famosas: a teoria da reciprocidade. Nesta obra, o autor trabalha com o conceito de sistema de prestações totais, cujo significado é:
Prestações e contra-prestações feitas de uma forma voluntária por presentes, regalos, embora sejam, no fundo, rigorosamente obrigatórias, sob pena de guerra privada ou pública.
Prestações e contra-prestações feitas de uma forma involuntária por presentes, regalos, embora sejam, no fundo, não obrigatórias, já que se tornam necessárias para o consenso social.
Somente prestações feitas de forma voluntária e sem o caráter obrigatório da contra-prestação.
Somente contra-prestações na forma de presentes e regalos, mas que, no fundo, apresentam um caráter involuntário.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na família, marido e mulher não são parentes consangüíneos. Ao contrário, seus laços de parentesco são atribuídos por afinidade e possuem uma importância muito grande no conjunto da organização social de qualquer agrupamento humano. Especificamente, em se tratando do número de nubentes, as famílias podem ser denominadas ou classificadas em:
monogâmicas, punaluanas, sindiásmica ou de par.
punaluanas, sindiásmica ou de par, poligâmicas.
monogâmicas, poligâmicas, poliândricas.
sindiásmica ou de par, poligâmicas, monogâmicas.
A antropologia geral é a ciência que tem por objetivo o estudo do homem sob o ponto de vista das características somáticas e do desenvolvimento sociocultural dos diferentes grupos sociais e raciais. O conceito de antropologia forense consagrou-se como a aplicação prática ao direito do conjunto de conhecimentos da antropologia. Considerando que parte integrante das atividades da antropologia forense é a questão do estabelecimento da identidade e da identificação, julgue os itens a seguir. Nos processos de identificação, as características do nariz levam à classificação das raças. Os índices nasais obtidos ao multiplicar-se a medida da largura por 100 e dividir pela medida da altura são: inferiores a 70 para os negros, entre 70 e 85 para os mongólicos e superiores a 85 para os caucasóides.
As proposições que se seguem dizem respeito ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia.
I. Os fenômenos que os antropólogos chamam de culturais são aqueles que têm a natureza de erudição, como a arte, a filosofia e a ciência.
II. A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores; é um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo. I
II. As diferenças culturais entre os povos são determinadas pelas diferenças raciais e ambientais, havendo, por exemplo, uma correlação significativa entre a distribuição de caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.
IV A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.
Assinale a opção que identifica apenas as proposições verdadeiras.
I e II
I e III
I e IV
II e III
II e IV
A relação entre o indivíduo e a sociedade tem sido um tema recorrente na análise antropológica. Vários autores têm-se, concentrado nessa questão. Avalie as proposições abaixo sobre a contribuição de alguns antropólogos acerca dessa relação.
I. Lévi-Strauss mostrou as incompatibilidades entre a estrutura mental dos indivíduos e a estrutura da sociedade primitiva.
II. Mauss analisou a emergência da noção de pessoa e da concepção de si.
III. Dumont estudou a emergência da ideologia individualista e o surgimento do indivíduo como um valor.
IV. Benedict focalizou os padrões de cultura e relacionou- os a tipos psicológicos.
V. Evans-Pritchard revelou a incompatibilidade entre os interesses individuais e as demandas sociais entre os Nuer em sua análise dos processos de tomada de decisão.
Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas
I, II e V
I, III e IV
II, IV e V
II, III e IV
I, III e V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...