Questões sobre Geral

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Uma canção extremamente popular, daquelas que encontrou eco na massa, mas que tenha sido veiculada pelos meios modernos de comunicação e da qual se conhece o autor é classificada como

  • A.

    folclórica, pelo fato de ser objeto da memória coletiva.

  • B.

    não folclórica, pelo fato de não ser antiga.

  • C.

    produção que faz parte da cultura popular.

  • D.

    folclórica, pelo fato de ainda não ter sido esquecida.

  • E.

    folclórica, porque tudo que faz parte da cultura popular é folclórico.

Nos anos 80 do século passado, Roberto DaMatta, em um artigo que se tornou famoso – A fábula das três raças –, utilizando-se fartamente do estruturalismo e das categorias de Dumont, procura explicar "o racismo à brasileira" como uma construção cultural ímpar e específica. Acerca dessa teoria, julgue os itens subsequentes.

I A teoria, no dizer de Roberto DaMatta, substitue, no Brasil, a noção de indivíduo, para recriar, em pleno reino formal da cidadania, a hierarquia racial, ameaçada com o fim da escravatura e da sociedade de castas.

II A proposta teórica de Roberto DaMatta é clara: o Brasil não é uma sociedade igualitária de feição clássica, pois convive bem com hierarquias sociais e privilégios, é entrecortada por dois padrões ideológicos, ainda que não seja exatamente uma sociedade hierárquica de tipo indiano.

III Aqueles que tentam analisar a sociedade brasileira segundo os mesmos moldes teóricos das sociedades modernas e individualistas do Ocidente, desenvolveram um sistema teórico que deu conta do modo preciso em que se articulam os diversos elementos ou aspectos do racismo.

IV Os marxistas, ao tratar a "democracia racial" como uma "superestrutura", acabaram por reforçar a ideia de mito, transformando-a em construto supraconjuntural, própria a uma formação social, muito próxima dos processos de longa duração.

V A democracia racial não é nem mais nem menos duradoura que o "racismo científico".

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

As unidades típicas de estudo da abordagem interpretativa são os grupos naturais ou as microculturas, caracterizados pela interação recorrente de seus membros para a consecução de uma ação comum. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Uma microcultura é estudada em circunstâncias concretas e particulares da prática e em circunstâncias culturais e históricas específicas.

  • B.

    As microculturas locais são estáticas uma vez que o processo interpretativo é continuamente formativo.

  • C.

    Uma microcultura é estudada em circunstâncias concretas e particulares da prática, sem levar em conta as circunstâncias culturais e históricas específicas.

  • D.

    O pesquisador não é o principal instrumento na coleta dos dados: os dados não podem ser mediados pelo instrumento humano.

  • E.

    O pesquisador encontra diferentes formas de interpretação do senso comum. Seu papel é o de sintetizar tais significações e apresentá-las com significado único.

Um estudo de caso etnográfico possui três momentos: uma etapa inicial de planejamento, uma etapa prolongada de trabalho de campo ou de coleta de dados e uma etapa final de sistematização e elaboração do relatório final da pesquisa. Na etapa intermediária, podem ser utilizadas as seguintes técnicas

I o trabalho de campo deve ser desenvolvido por um longo tempo, com muitos encontros com os sujeitos, em seu ambiente natural, e o pesquisador deve ir acompanhando e participando das atividades cotidianas dos sujeitos, buscando descrever a situação, compreendê-la e revelar os seus múltiplos significados.

II a etapa intermediária constitui fonte natural de informação para o pesquisador, referindo-se a qualquer narrativa feita na primeira pessoa que descreva ações, experiências e crenças dos indivíduos.

III a etapa intermediária é utilizada para recolher dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma ideia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspectos do mundo.

Considerando as técnicas de pesquisa apresentadas, assinale a alternativa que identifica, respectivamente, cada uma delas.

  • A.

    Textos escritos pelos sujeitos, observação participante e entrevistas.

  • B.

    Observação participante, textos escritos pelos sujeitos e entrevistas.

  • C.

    Observação participante, entrevistas, e textos escritos pelos sujeitos.

  • D.

    Entrevistas, observação participante e textos escritos pelos sujeitos.

  • E.

    Textos escritos pelos sujeitos, entrevistas e observação participante.

Analisando a antropologia como ciência social no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    As pesquisas e estudos de populações indígenas são realizadas, na maior parte das vezes, em território brasileiro. Embora para os especialistas seja fortuito que os grupos indígenas estejam situados no Brasil, o fato é que existem implicações políticas e ideológicas significativas nessa localização.

  • B.

    Entre os pesquisadores contemporâneos, há uma tendência crescente no interesse pela antropologia feita em Portugal, atestando o significado dos vínculos históricos e linguísticos e dos caminhos lusobrasileiros.

  • C.

    Florestan Fernandes, ao reconstruir a organização social dos Tupinambá, também os inseria no mapa mundial, provava sua competência além-fronteiras, e também encontrava o ponto zero da história do Brasil.

  • D.

    No Brasil Lévi-Strauss encontrou o caminho para a noção (universal) de estrutura dual nos Bororo.

  • E.

    A pesquisa antropológica brasileira se fecha no território brasileiro, de forma a dispensar as ondas migratórias para outros países.

Acerca da cultura popular, no sentido estrito de cultura do povo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A cultura popular decorre da moderna rede de comunicação, atingindo simultaneamente milhões de pessoas.

  • B.

    Os centros emissores desse tipo de cultura se revestem de um caráter hegemônico.

  • C.

    A cultura popular é uma cultura imposta de cima para baixo.

  • D.

    A cultura popular pode ser denominada como cultura folclórica.

  • E.

    A cultura popular é a cultura dos dominantes.

Acerca do compromisso ético e da responsabilidade social do antropólogo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A implantação dos comitês de ética na pesquisa antropológica atende à Resolução 196/1996 do conselho Nacional de Saúde.

  • B.

    o pesquisador deve ter um compromisso ético com a comunidade, embora não haja exigência do consentimento livre e esclarecido do sujeito da pesquisa em Antropologia.

  • C.

    A pesquisa com seres humanos realizada pela antropologia deve ter os mesmos cuidados que pesquisa biomédica e o uso de cobaias.

  • D.

    O antropólogo não pode se revelar como pesquisador ao grupo pesquisado, para obter uma etnografia de cunho científico.

  • E.

    O antropólogo tem um compromisso com a comunidade pesquisada e nesse sentido não poderá elaborar laudos para subsidiar o Ministério Público em questões judiciais.

Acerca da neutralidade científica e a postura contemporânea do antropólogo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    não existe relação entre a prática de campo e a teoria assumida pelo pesquisador.

  • B.

    a opção teórica do pesquisador é uma opção política que se manifesta em suas ações pessoais.

  • C.

    o cientista é neutro na elaboração dos resultados de sua pesquisa.

  • D.

    o compromisso social da pessoa do antropólogo não tem uma relação direta com a opção teórica por ele defendida.

  • E.

    o resultado da pesquisa deve atender aos interesses do pesquisador.

A antropologia comprometida, praticada na década de 70 do século passado por um grupo de antropólogos latinoamericanos, defendia os interesses de que tipo de população?

  • A.

    População rural.

  • B.

    População das periferias urbanas.

  • C.

    População indígena.

  • D.

    Minorias exploradas.

  • E.

    Negros e afro-descendentes.

Adam Kuper em seu ensaio “Cultura, Diferença, Identidade” chama a atenção para o surgimento, nas décadas de 1980 e 1990, no contexto dos Estados Unidos, de uma teoria popular da cultura”. Kuper assinala que “os antropólogos contemporâneos estão apreensivos com o essencialismo implícito nessa teoria popular da cultura”. Segundo esta teoria, “uma pessoa tem uma identidade essencial, que deriva do caráter essencial da coletividade à qual pertence”. No entendimento dos antropólogos contemporâneos, os conceitos de cultura e identidade são

  • A. determinados biologicamente.
  • B. fabricações discursivas instáveis.
  • C. herdados e imutáveis.
  • D. fixados pela natureza.
  • E. derivados do caráter primordial do meio social.
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