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Uma canção extremamente popular, daquelas que encontrou eco na massa, mas que tenha sido veiculada pelos meios modernos de comunicação e da qual se conhece o autor é classificada como
folclórica, pelo fato de ser objeto da memória coletiva.
não folclórica, pelo fato de não ser antiga.
produção que faz parte da cultura popular.
folclórica, pelo fato de ainda não ter sido esquecida.
folclórica, porque tudo que faz parte da cultura popular é folclórico.
Nos anos 80 do século passado, Roberto DaMatta, em um artigo que se tornou famoso A fábula das três raças , utilizando-se fartamente do estruturalismo e das categorias de Dumont, procura explicar "o racismo à brasileira" como uma construção cultural ímpar e específica. Acerca dessa teoria, julgue os itens subsequentes.
I A teoria, no dizer de Roberto DaMatta, substitue, no Brasil, a noção de indivíduo, para recriar, em pleno reino formal da cidadania, a hierarquia racial, ameaçada com o fim da escravatura e da sociedade de castas.
II A proposta teórica de Roberto DaMatta é clara: o Brasil não é uma sociedade igualitária de feição clássica, pois convive bem com hierarquias sociais e privilégios, é entrecortada por dois padrões ideológicos, ainda que não seja exatamente uma sociedade hierárquica de tipo indiano.
III Aqueles que tentam analisar a sociedade brasileira segundo os mesmos moldes teóricos das sociedades modernas e individualistas do Ocidente, desenvolveram um sistema teórico que deu conta do modo preciso em que se articulam os diversos elementos ou aspectos do racismo.
IV Os marxistas, ao tratar a "democracia racial" como uma "superestrutura", acabaram por reforçar a ideia de mito, transformando-a em construto supraconjuntural, própria a uma formação social, muito próxima dos processos de longa duração.
V A democracia racial não é nem mais nem menos duradoura que o "racismo científico".
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
As unidades típicas de estudo da abordagem interpretativa são os grupos naturais ou as microculturas, caracterizados pela interação recorrente de seus membros para a consecução de uma ação comum. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Uma microcultura é estudada em circunstâncias concretas e particulares da prática e em circunstâncias culturais e históricas específicas.
As microculturas locais são estáticas uma vez que o processo interpretativo é continuamente formativo.
Uma microcultura é estudada em circunstâncias concretas e particulares da prática, sem levar em conta as circunstâncias culturais e históricas específicas.
O pesquisador não é o principal instrumento na coleta dos dados: os dados não podem ser mediados pelo instrumento humano.
O pesquisador encontra diferentes formas de interpretação do senso comum. Seu papel é o de sintetizar tais significações e apresentá-las com significado único.
Um estudo de caso etnográfico possui três momentos: uma etapa inicial de planejamento, uma etapa prolongada de trabalho de campo ou de coleta de dados e uma etapa final de sistematização e elaboração do relatório final da pesquisa. Na etapa intermediária, podem ser utilizadas as seguintes técnicas
I o trabalho de campo deve ser desenvolvido por um longo tempo, com muitos encontros com os sujeitos, em seu ambiente natural, e o pesquisador deve ir acompanhando e participando das atividades cotidianas dos sujeitos, buscando descrever a situação, compreendê-la e revelar os seus múltiplos significados.
II a etapa intermediária constitui fonte natural de informação para o pesquisador, referindo-se a qualquer narrativa feita na primeira pessoa que descreva ações, experiências e crenças dos indivíduos.
III a etapa intermediária é utilizada para recolher dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma ideia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspectos do mundo.
Considerando as técnicas de pesquisa apresentadas, assinale a alternativa que identifica, respectivamente, cada uma delas.
Textos escritos pelos sujeitos, observação participante e entrevistas.
Observação participante, textos escritos pelos sujeitos e entrevistas.
Observação participante, entrevistas, e textos escritos pelos sujeitos.
Entrevistas, observação participante e textos escritos pelos sujeitos.
Textos escritos pelos sujeitos, entrevistas e observação participante.
Analisando a antropologia como ciência social no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
As pesquisas e estudos de populações indígenas são realizadas, na maior parte das vezes, em território brasileiro. Embora para os especialistas seja fortuito que os grupos indígenas estejam situados no Brasil, o fato é que existem implicações políticas e ideológicas significativas nessa localização.
Entre os pesquisadores contemporâneos, há uma tendência crescente no interesse pela antropologia feita em Portugal, atestando o significado dos vínculos históricos e linguísticos e dos caminhos lusobrasileiros.
Florestan Fernandes, ao reconstruir a organização social dos Tupinambá, também os inseria no mapa mundial, provava sua competência além-fronteiras, e também encontrava o ponto zero da história do Brasil.
No Brasil Lévi-Strauss encontrou o caminho para a noção (universal) de estrutura dual nos Bororo.
A pesquisa antropológica brasileira se fecha no território brasileiro, de forma a dispensar as ondas migratórias para outros países.
Acerca da cultura popular, no sentido estrito de cultura do povo, assinale a alternativa correta.
A cultura popular decorre da moderna rede de comunicação, atingindo simultaneamente milhões de pessoas.
Os centros emissores desse tipo de cultura se revestem de um caráter hegemônico.
A cultura popular é uma cultura imposta de cima para baixo.
A cultura popular pode ser denominada como cultura folclórica.
A cultura popular é a cultura dos dominantes.
Acerca do compromisso ético e da responsabilidade social do antropólogo, assinale a alternativa correta.
A implantação dos comitês de ética na pesquisa antropológica atende à Resolução 196/1996 do conselho Nacional de Saúde.
o pesquisador deve ter um compromisso ético com a comunidade, embora não haja exigência do consentimento livre e esclarecido do sujeito da pesquisa em Antropologia.
A pesquisa com seres humanos realizada pela antropologia deve ter os mesmos cuidados que pesquisa biomédica e o uso de cobaias.
O antropólogo não pode se revelar como pesquisador ao grupo pesquisado, para obter uma etnografia de cunho científico.
O antropólogo tem um compromisso com a comunidade pesquisada e nesse sentido não poderá elaborar laudos para subsidiar o Ministério Público em questões judiciais.
Acerca da neutralidade científica e a postura contemporânea do antropólogo, assinale a alternativa correta.
não existe relação entre a prática de campo e a teoria assumida pelo pesquisador.
a opção teórica do pesquisador é uma opção política que se manifesta em suas ações pessoais.
o cientista é neutro na elaboração dos resultados de sua pesquisa.
o compromisso social da pessoa do antropólogo não tem uma relação direta com a opção teórica por ele defendida.
o resultado da pesquisa deve atender aos interesses do pesquisador.
A antropologia comprometida, praticada na década de 70 do século passado por um grupo de antropólogos latinoamericanos, defendia os interesses de que tipo de população?
População rural.
População das periferias urbanas.
População indígena.
Minorias exploradas.
Negros e afro-descendentes.
Adam Kuper em seu ensaio Cultura, Diferença, Identidade chama a atenção para o surgimento, nas décadas de 1980 e 1990, no contexto dos Estados Unidos, de uma teoria popular da cultura. Kuper assinala que os antropólogos contemporâneos estão apreensivos com o essencialismo implícito nessa teoria popular da cultura. Segundo esta teoria, uma pessoa tem uma identidade essencial, que deriva do caráter essencial da coletividade à qual pertence. No entendimento dos antropólogos contemporâneos, os conceitos de cultura e identidade são
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