Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Para tomar decisões de projeto referentes ao partido arquitetônico é essencial que a carga térmica a ser gerada no interior do edifício seja considerada, pois observa as exigências funcionais e humanas para os diferentes tipos de clima. São tipos de carga térmica, EXCETO

  • A.

    calor solar.

  • B.

    instalações elétricas.

  • C.

    presença humana.

  • D.

    motores e equipamentos.

  • E.

    sistemas de iluminação artificial.

Sobre conforto acústico dos ambientes, analise:

I. Em uma sala com superfícies duras e reflexivas,

praticamente toda a energia será refletida, estabelecendo-

se o chamado campo difuso. Tal sala é

chamada de reverberante.

II. As fibras dos materiais fibrosos, ao receberem o

som, acompanham o movimento das moléculas do

ar, absorvendo a parte da energia sonora, que se

transforma em calor. Outra parcela atravessa o

material e uma pequena parte é refletida.

III. Nos materiais porosos, o som penetra nos poros e

é refletido inúmeras vezes, até ser absorvido. Uma

pequena parcela atravessa o material, contudo em

menor quantidade que nos fibrosos.

É correto o que consta em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II e III, apenas.

Analise:

I. Um dos primeiros e mais importantes passos em

relação à escolha de um sítio aeroportuário referese

à adequabilidade do local no que diz respeito à

finalidade da construção do aeroporto naquela localidade.

II. O planejamento aeroportuário deverá prever um

cenário no qual estejam incluídos a expansão e o

desenvolvimento futuro do sistema como um todo,

bem como a definição do momento que o empreendimento

se tornará viável (relação positiva de

custo × benefício).

III. A previsibilidade é o centro dos processos de planejamento

aeroportuário, cujo objetivo está em prever

o futuro com precisão, eliminando os efeitos da

incerteza em relação ao futuro.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e

III são, respectivamente:

  • A.

    V; F; V.

  • B.

    V; V; V.

  • C.

    V; V; F.

  • D.

    F; V; F.

  • E.

    F; F; V.

Como característica do desenvolvimento urbano no Brasil, é muito comum o adensamento populacional nas proximidades dos grandes aeroportos nacionais, o que acarreta reclamações da população em relação ao ruído produzido pelas operações das aeronaves. Nesse contexto e sem alterar a continuidade das operações aéreas, está correto afirmar:

  • A.

    A avaliação de ruído para homologação de um estudo de impacto ambiental não leva em consideração eventuais áreas de sobrevoo; desta forma, o tema não oferece problemas ao aeroporto em si.

  • B.

    Por não possuírem fundamentação legal, as demandas judiciais acerca do tema são raras, visto ser de consenso comum que o avião é uma fonte potencial de ruído.

  • C.

    A alteração de rotas e de procedimentos de tráfego aéreo possibilita a redução do ruído decorrente do sobrevoo de aeronaves em áreas residenciais.

  • D.

    Uma das alternativas para redução da propagação do ruído aeronáutico nas áreas do entorno do sítio aeroportuário é permitir a construção de edificações, pois estas agem como barreiras artificiais.

  • E.

    As únicas soluções possíveis para redução dos ruídos aeronáuticos presentes em uma área residencial é a diminuição do número de operações aéreas ou a redução do horário de funcionamento do aeroporto.

Recurso utilizado no AutoCAD correspondente ao agrupamento lógico de dados, semelhante à sobreposição de acetatos transparentes em um desenho, no qual é possível visualizá-los individualmente ou de forma combinada. Trata-se do recurso:

  • A.

    UCS.

  • B.

    Bloco.

  • C.

    Hachura.

  • D.

    Viewport de layout.

  • E.

    Camada ou layer.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens de I a V são, respectivamente:

  • A.

    V, F, F, V, V.

  • B.

    F, F, V, V, V.

  • C.

    F, V, V, F, F.

  • D.

    V, F, F, F, V.

  • E.

    V, V, F, V, F.

A correlação correta consta em:

  • A.

    I - c, II - a, III - b.

  • B.

    I - b, II - a, III - c.

  • C.

    I - b, II - c, III - a.

  • D.

    I - a, II - b, III - c.

  • E.

    I - c, II - b, III - a.

O desempenho das aeronaves durante as operações de decolagem e de pouso é influenciado diretamente por alguns parâmetros do local onde se situa o aeroporto. O parâmetro, dentre os abaixo, que NÃO interfere no desempenho das aeronaves é:

  • A.

    umidade relativa.

  • B.

    declividade da pista.

  • C.

    altitude do aeroporto.

  • D.

    temperatura de referência.

  • E.

    direção e velocidade do vento.

Com a iminência do término da Segunda Guerra Mundial, a aviação civil experimentou um crescimento vertiginoso e a comunidade internacional percebeu a necessidade de padronizar conceitos aplicados à aviação. Dessa forma a Convenção de Chicago (1944), em seu Anexo 14, determina as distâncias declaradas para operação de uma aeronave em um aeroporto. De acordo com esse Anexo, a distância disponível de corrida de decolagem acrescida da zona livre de obstáculos é corretamente identificada por meio do acrônimo

  • A.

    LDA.

  • B.

    DDL.

  • C.

    TORA.

  • D.

    TODA.

  • E.

    ASDA.

A demanda por transporte aéreo tem apresentado índices elevados de crescimento, sobretudo na última década, com a implantação de políticas de low cost e low fare em algumas empresas do setor. Estimar a demanda futura é essencial para o planejamento de construções e ampliações da infraestrutura aeroportuária, exigindo análises de demanda com a maior precisão possível. Sobre as técnicas de análise de demanda, é correto afirmar:

  • A.

    O Recurso da Identificação do Principal Gerador de Demanda deve ser aplicado em aeroportos que possuem uma série histórica consistente.

  • B.

    O modelo top down, utilizado pela OACI, analisa uma parcela do mercado em relação ao todo. Sua principal vantagem está na independência da estabilidade e na certeza das porções do mercado em relação às quais as previsões são feitas.

  • C.

    O Capital Asset Pricing Model (CAPM), de forma análoga ao procedimento top-down, possibilita prever a demanda por transporte aéreo para cada tráfego com base no que ocorre na demanda agregada.

  • D.

    O emprego de Modelos Econométricos permite construir um portfólio de aeroportos com características semelhantes ao aeroporto em estudo e determinar a demanda do portfólio. Com base nesses dados, estima-se a demanda do aeroporto em estudo.

  • E.

    A Previsão por Julgamento pressupõe a existência de uma relação funcional do tráfego anual com uma variável independente, com base numa série histórica.

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