Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para tomar decisões de projeto referentes ao partido arquitetônico é essencial que a carga térmica a ser gerada no interior do edifício seja considerada, pois observa as exigências funcionais e humanas para os diferentes tipos de clima. São tipos de carga térmica, EXCETO
calor solar.
instalações elétricas.
presença humana.
motores e equipamentos.
sistemas de iluminação artificial.
Sobre conforto acústico dos ambientes, analise: I
praticamente toda a energia será refletida, estabelecendo-
se o chamado campo difuso. Tal sala é
chamada de reverberante.
II
. As fibras dos materiais fibrosos, ao receberem osom, acompanham o movimento das moléculas do
ar, absorvendo a parte da energia sonora, que se
transforma em calor. Outra parcela atravessa o
material e uma pequena parte é refletida.
III
. Nos materiais porosos, o som penetra nos poros eé refletido inúmeras vezes, até ser absorvido. Uma
pequena parcela atravessa o material, contudo em
menor quantidade que nos fibrosos.
É correto o que consta em
II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Analise: I
relação à escolha de um sítio aeroportuário referese
à adequabilidade do local no que diz respeito à
finalidade da construção do aeroporto naquela localidade.
II
. O planejamento aeroportuário deverá prever umcenário no qual estejam incluídos a expansão e o
desenvolvimento futuro do sistema como um todo,
bem como a definição do momento que o empreendimento
se tornará viável (relação positiva de
custo
× benefício).III
. A previsibilidade é o centro dos processos de planejamentoaeroportuário, cujo objetivo está em prever
o futuro com precisão, eliminando os efeitos da
incerteza em relação ao futuro.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II eIII
são, respectivamente:V; F; V.
V; V; V.
V; V; F.
F; V; F.
F; F; V.
Como característica do desenvolvimento urbano no Brasil, é muito comum o adensamento populacional nas proximidades dos grandes aeroportos nacionais, o que acarreta reclamações da população em relação ao ruído produzido pelas operações das aeronaves. Nesse contexto e sem alterar a continuidade das operações aéreas, está correto afirmar:
A avaliação de ruído para homologação de um estudo de impacto ambiental não leva em consideração eventuais áreas de sobrevoo; desta forma, o tema não oferece problemas ao aeroporto em si.
Por não possuírem fundamentação legal, as demandas judiciais acerca do tema são raras, visto ser de consenso comum que o avião é uma fonte potencial de ruído.
A alteração de rotas e de procedimentos de tráfego aéreo possibilita a redução do ruído decorrente do sobrevoo de aeronaves em áreas residenciais.
Uma das alternativas para redução da propagação do ruído aeronáutico nas áreas do entorno do sítio aeroportuário é permitir a construção de edificações, pois estas agem como barreiras artificiais.
As únicas soluções possíveis para redução dos ruídos aeronáuticos presentes em uma área residencial é a diminuição do número de operações aéreas ou a redução do horário de funcionamento do aeroporto.
Recurso utilizado no AutoCAD correspondente ao agrupamento lógico de dados, semelhante à sobreposição de acetatos transparentes em um desenho, no qual é possível visualizá-los individualmente ou de forma combinada. Trata-se do recurso:
UCS.
Bloco.
Hachura.
Viewport de layout.
Camada ou layer.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens de I a V são, respectivamente:
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, V.
F, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
V, V, F, V, F.
A correlação correta consta em:
I - c, II - a, III - b.
I - b, II - a, III - c.
I - b, II - c, III - a.
I - a, II - b, III - c.
I - c, II - b, III - a.
O desempenho das aeronaves durante as operações de decolagem e de pouso é influenciado diretamente por alguns parâmetros do local onde se situa o aeroporto. O parâmetro, dentre os abaixo, que NÃO interfere no desempenho das aeronaves é:
umidade relativa.
declividade da pista.
altitude do aeroporto.
temperatura de referência.
direção e velocidade do vento.
Com a iminência do término da Segunda Guerra Mundial, a aviação civil experimentou um crescimento vertiginoso e a comunidade internacional percebeu a necessidade de padronizar conceitos aplicados à aviação. Dessa forma a Convenção de Chicago (1944), em seu Anexo 14, determina as distâncias declaradas para operação de uma aeronave em um aeroporto. De acordo com esse Anexo, a distância disponível de corrida de decolagem acrescida da zona livre de obstáculos é corretamente identificada por meio do acrônimo
LDA.
DDL.
TORA.
TODA.
ASDA.
A demanda por transporte aéreo tem apresentado índices elevados de crescimento, sobretudo na última década, com a implantação de políticas de low cost e low fare em algumas empresas do setor. Estimar a demanda futura é essencial para o planejamento de construções e ampliações da infraestrutura aeroportuária, exigindo análises de demanda com a maior precisão possível. Sobre as técnicas de análise de demanda, é correto afirmar:
O Recurso da Identificação do Principal Gerador de Demanda deve ser aplicado em aeroportos que possuem uma série histórica consistente.
O modelo top down, utilizado pela OACI, analisa uma parcela do mercado em relação ao todo. Sua principal vantagem está na independência da estabilidade e na certeza das porções do mercado em relação às quais as previsões são feitas.
O Capital Asset Pricing Model (CAPM), de forma análoga ao procedimento top-down, possibilita prever a demanda por transporte aéreo para cada tráfego com base no que ocorre na demanda agregada.
O emprego de Modelos Econométricos permite construir um portfólio de aeroportos com características semelhantes ao aeroporto em estudo e determinar a demanda do portfólio. Com base nesses dados, estima-se a demanda do aeroporto em estudo.
A Previsão por Julgamento pressupõe a existência de uma relação funcional do tráfego anual com uma variável independente, com base numa série histórica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...