Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O Autocad oferece várias formas de se reutilizar geometrias existentes, automatizando, assim, grande parte do trabalho repetitivo e enfadonho geralmente associado ao desenho manual. Os Templates, opção que consta na caixa de diálogo Save Drawing As, são

  • A.

    A) arquivos usados frequentemente para importar desenhos grandes para referência ou fundo.

  • B.

    tabelas de estilo de plotagem, contendo configurações de penas, dimensões de papel e tipo de impressora.

  • C.

    gabaritos, desenhos típicos, arquivos configurados previamente para uma função específica.

  • D.

    modelos tridimensionais predefinidos para início de trabalho, permitindo edições rápidas.

  • E.

    ícones de um painel de controle que conecta aplicações para arquivos de banco de dados.

Para poder controlar um projeto, desde o seu início até o encerramento, um gerente de projetos deve lançar mão de várias técnicas, dentre as quais se destacam:

  • A.

    planejamento de projeto, cronograma e gestão de segurança.

  • B.

    planejamento de projeto, análise de valor agregado, gerenciamento de riscos, cronograma e melhoria de processos.

  • C.

    estudo de viabilidade, análise de valor agregado, gerenciamento de riscos, cronograma e melhoria de processos.

  • D.

    planejamento de projeto, análise de valor agregado, gerenciamento de riscos, fiscalização de segurança e cronograma.

  • E.

    estudo de viabilidade, planejamento de projeto, gerenciamento de riscos, cronograma, crítica periódica e melhoria de processos.

Tradicionalmente, alguns projetos são executados e entregues considerando três variáveis ou restrições principais, conhecidas como “triângulo da gerência de projeto”, cujo gerenciamento tenta manter o controle sobre elas. As variáveis ou restrições mencionadas são:

  • A.

    qualidade, tempo e técnica.

  • B.

    prazo, qualidade e escopo.

  • C.

    escopo, custo e qualidade.

  • D.

    custo, técnica e qualidade.

  • E.

    tempo, custo e escopo.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    IV e V.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e V.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

A etapa do projeto arquitetônico referente à concepção, dimensionamento e caracterização dos pavimentos corresponde ao

  • A.

    anteprojeto.

  • B.

    projeto legal.

  • C.

    pré-executivo.

  • D.

    estudo preliminar.

  • E.

    projeto de execução.

Em função da composição molecular, os diferentes materiais têm características próprias. Nesse contexto, é correto afirmar que, no concreto armado, somente a armação tem capacidade de resistir satisfatoriamente ao esforço de

  • A.

    flexão.

  • B.

    torção.

  • C.

    cisalhamento.

  • D.

    compressão simples.

  • E.

    tração simples.

No projeto do alimentador predial deve-se considerar o valor máximo da pressão da água proveniente da fonte de abastecimento, sendo que o mesmo deve possuir resistência mecânica adequada para suportar essa pressão. Nesse contexto, a expressão alimentador predial referese

  • A.

    à tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais.

  • B.

    à tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.

  • C.

    à tubulação destinada ao esvaziamento do reservatório, para permitir sua limpeza e manutenção.

  • D.

    à tubulação destinada a escoar o eventual excesso de água de reservatórios onde foi superado o nível de transbordamento.

  • E.

    ao componente, ou disposição construtiva, destinado a impedir o refluxo de água em uma instalação predial de água fria, ou desta para a fonte de abastecimento.

O processo de avaliação e escolha de um sítio aeroportuário deve ser realizado por equipe técnica multidisciplinar objetivando coletar dados relativos à localização do sítio. Para isso, um dos principais requisitos a ser observado é a

  • A.

    identificação de eventuais restrições ambientais na área de influência do aeroporto.

  • B.

    possibilidade de implantação de serviço de tráfego aéreo.

  • C.

    capacidade aeroportuária proposta no sítio.

  • D.

    determinação de local que proporcione maior comprimento de pista, independente dos ventos predominantes.

  • E.

    definição do tipo de plano específico de zona de proteção de aeródromo a ser utilizado, com o intuito de validar o comprimento desejado para a pista.

Nos estudos para a construção de Terminais de Passageiros deve-se levar em consideração a vocação comercial definida para aquele sítio aeroportuário. Para atender às necessidades operacionais das empresas aéreas e dos usuários dos serviços de transporte aéreo, é correto afirmar:

  • A.

    O dimensionamento do terminal independe do tipo de voo que é praticado (doméstico, conexão ou internacional).

  • B.

    O número de posições de check-in disponibilizados é dimensionado em função do número de passageiros transportados para cada voo e não pelo tempo necessário para atender ao despacho de um passageiro.

  • C.

    Com o intuito de aumentar o conforto disponibilizado aos passageiros, deve-se buscar a maior distância possível entre os terminais de passageiros e as pistas de pouso e decolagem.

  • D.

    O conceito de Terminal de Passageiros “Satélite” implica em que todo o atendimento dos passageiros que estão próximos à hora do embarque deverá ser realizado em diversos terminais satélites.

  • E.

    Durante o planejamento, os passageiros devem ser considerados em um fluxo homogêneo, independentemente se este ocorrerá de forma constante ou intermitente.

A terminologia e sua respectiva definição correta ocorre em:

  • A.

    CLEARWAY: Área retangular sobre o solo ou água, selecionada ou preparada como área disponível sobre a qual uma aeronave possa efetuar parte de sua subida inicial, até uma altura especificada.

  • B.

    ÁREA DE MOVIMENTO: Parte do aeródromo que inclui a(s) pista(s) e as áreas livres de obstáculos.

  • C.

    STOPWAY: Área circular, definida no terreno, situada no prolongamento do eixo da pista no sentido do pouso, destinada e preparada como zona adequada à manobra e parada de aeronaves.

  • D.

    ZONEAMENTO DE RUÍDO: Delimitação de áreas que podem ter interferência com a atividade aeroportuária, devido ao alto índice de ruído, sendo que, a partir do seu traçado, ficam proibidas novas implantações.

  • E.

    RESA: Área lateral à pista, simétrica ao centro e que incorpora a faixa de pista, com o propósito de diminuir a possibilidade de danos em caso de saída da aeronave da pista durante a corrida de pouso ou decolagem.

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