Questões de Arquivologia

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Os órgãos da administração pública devem guardar seus arquivos e documentos com o fim de preservar informações históricas e essenciais. Sobre o tema arquivo, assinale a alternativa que NÃO apresenta um objetivo da guarda e gestão de documentos (controle de arquivo):

  • A. Facilitar a localização de documentos.
  • B. Garantir que informações estejam disponíveis em tempo hábil.
  • C. Assegurar a eliminação de documentos desnecessários.
  • D. Acumular todos os documentos remetidos ao órgão.

Se o arquivo da secretaria escolar de uma universidade for atingido por água, e os documentos encadernados ficarem encharcados, a equipe de arquivistas, visando a salvá-los, deve

  • A. congelar os documentos para evitar micro-organismos.
  • B. colocar os documentos ao sol para secar.
  • C. utilizar lâmpadas para acelerar a secagem dos documentos.
  • D. manter os documentos na água para soltar as colas.
  • E. utilizar água com cloro para clarear as fibras dos documentos.

O instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação poderá refletir ou não a disposição física dos documentos, denomina-se

  • A. Catálogo.
  • B. Guia.
  • C. Índice.
  • D. Repertório.
  • E. Inventário.

O método de arquivo utilizado por cada órgão público deve ser o que trará maior facilidade no trato de informações e documentos. Seguindo este assunto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma forma organizada de arquivamento de documentos:

  • A. Numérica.
  • B. Alfanumérica.
  • C. Aleatória.
  • D. Alfabética.

Em arquivos públicos, a descrição é fundamental para promover o pleno acesso aos documentos. Esse procedimento se verifica no exemplo abaixo.

BRAN1H3

Exame Contábil

1905 a 1927

Série

No caso acima, o elemento série corresponde

  • A. ao código de referência
  • B. ao título
  • C. ao nível de descrição
  • D. à nota do arquivista
  • E. a procedências

Paes (1990), sem oferecer um conceito de sistema de arquivos, enumera as características de arquivos dos sistemas centralizados e descentralizados de arquivos. Considere as afirmativas abaixo, no que se refere a esses dois sistemas.

I - O sistema centralizado pressupõe a concentração da documentação e das atividades de recepção, registro, distribuição, transferência e expedição de documentos de uso corrente, em um mesmo local ou órgão da estrutura organizacional, frequentemente conhecido como Protocolo e Arquivo, Comunicações e Arquivo ou outra denominação similar.

II - Um sistema descentralizado é regido pelas seguintes condições: centralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos correntes. Nessa configuração, destaca-se a existência de uma coordenação central fundamental, que poderá ser exercida por um arquivo permanente da organização.

III - Sob a perspectiva do conceito de sistema, o sistema centralizado constituiria, por princípio, um quadro de características sistêmicas, excluindo uma totalidade diferente daquela do sistema descentralizado, integrado por arquivos correntes setoriais e o arquivo permanente com a coordenação central.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. Apenas II e III.

As normas arquivísticas padronizam os procedimentos em todos os arquivos. Assim, a ISAAR-CPF determina os tipos de informação que podem ser incluídos em um registro de autoridade e fornece orientação sobre como tais registros podem ser desdobrados em um sistema descritivo. Os elementos de descrição para um registro de autoridade estão organizados em quatro áreas. Em uma delas, o registro de autoridade é especificamente identificado, e é registrada a informação sobre quando, como e por qual instituição foi criado e mantido. A definição acima refere-se à área de

  • A. notas
  • B. controle
  • C. descrição
  • D. identificação
  • E. relacionamento

Considere as afirmativas abaixo no que se refere aos arquivos permanentes e suas relações com os arquivos correntes e intermediários.

I - Teoricamente, o arquivo permanente de uma entidade é o seu arquivo corrente transformado pelas eliminações efetuadas no processo de avaliação e pelas mudanças observadas nos valores primários e secundários de seus documentos.

II - Em princípio, os documentos de caráter permanente invertem a relação estabelecida, na fase corrente, entre valor primário e valor secundário.

III - Enquanto os documentos correntes costumam apresentar alto valor primário e baixo valor secundário, é de se esperar que os documentos de caráter permanente possuam baixos valores primário e secundário.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. Apenas II e III.

Em um treinamento para arquivistas, um especialista em conservação preventiva orienta sobre o uso de invólucros de papel para a guarda de documentos de valor permanente. Ele alerta para o fato de que os invólucros devam ser constituídos com pH alcalino, portanto, com baixo conteúdo de

  • A. lignina
  • B. fibra
  • C. resina
  • D. albúmen
  • E. colódio

Os documentos digitais são armazenados em dispositivos óticos, magnéticos e eletrônicos, e, do ponto de vista tecnológico, existem três tipos de memórias: primária, secundária e terciária. Observa-se que o conteúdo de natureza volátil se refere

  • A. apenas à memória primária
  • B. apenas à memória secundária
  • C. apenas à memória terciária
  • D. tanto à memória primária quanto à terciária
  • E. tanto à memória secundária quanto à terciária
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