Questões de Arquivologia

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Para a organização de arquivos, é importante ficar atento aos tipos de arquivamento, ou seja, à posição em que os documentos são dispostos.

Existem somente dois tipos dessas posições, que são

  • A.

    vertical e horizontal

  • B.

    textual e escrito

  • C.

    sonoro e filmográfico

  • D.

    micrográfico e informático

  • E.

    interno e externo

Julgue os itens seguintes, com relação à gestão de documentos.

Os documentos ordenados são aqueles dispostos, por exemplo, em ordem cronológica dentro de uma unidade de classificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, com relação à gestão de documentos.

Indica-se a destinação final dos documentos de arquivo determinando-se os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, com relação à gestão de documentos.

A tramitação de documentos consiste na identificação dos documentos de arquivo por meio de pontos de acesso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, com relação à gestão de documentos.

A organização dos documentos de arquivo envolve a classificação dos documentos, sendo o plano ou código de classificação de documentos o instrumento utilizado para essa finalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a lei que trata da política nacional de arquivos públicos e privados, a gestão documental compreende quatro fases básicas: produção, acúmulo, utilização e destinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao acondicionamento, armazenamento e preservação de documentos, julgue os itens que se seguem.

A avaliação dos documentos de arquivo é feita com base na tabela de temporalidade que, além dos prazos de guarda nas idades corrente e intermediária, indica a eliminação ou guarda permanente dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Arquivos centralizados são aqueles que reúnem em um só local físico da empresa todos os documentos produzidos e recebidos. São vantagens da centralização de arquivos, EXCETO:

  • A.

    O cuidado e a proteção aos documentos melhora muito.

  • B.

    Proporciona padronização ao sistema e métodos de arquivamento.

  • C.

    Gera economia de tempo, de pessoal, do gasto com arquivamento, dentre outros.

  • D.

    As consultas são feitas em um único local, no caso, onde estiverem localizados os arquivos.

  • E.

    A existência de um especialista em arquivística melhora a eficiência e a rapidez do trabalho em todas as suas etapas.

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia de Arquivística (2005), um documento de autenticidade não reconhecida se denomina

  • A.

    aprógrafo.

  • B.

    apócrifo

  • C.

    hológrafo.

  • D.

    opistógrafo.

  • E.

    apócrito.

“Ata é o documento em que se narra o que se disse ou se fez numa reunião ou sessão” (Regulamento de Correspondência do Exército – art.173, In: Kaspary, 2007) Sobre a elaboração de uma ata, é correto afirmar que:

I. Na ata, não se fazem parágrafos ou alíneas.

II. Na ata, não se admitem rasuras.

III. Na ata, a linguagem deve ser simples e despretensiosa, clara e concisa.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

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