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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2017
Os documentos que sofrem algum tipo de dano apresentam um processo de deterioração que, progressivamente, irá levá-los a um estado de perda total. Para evitar este desfecho, existe um procedimento que visa interromper o processo que esteja deteriorando o suporte e/ou seus agregados através de procedimentos mínimos de intervenção, como, por exemplo, a higienização. Esse procedimento é conhecido como __________________ de documentos. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Instituto Quadrix - 2017
Com relação à arquivologia, julgue os itens que se seguem. A digitalização, assim como a microfilmagem, tem respaldo legal, o que permite a eliminação do original do documento digitalizado.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Instituto Quadrix - 2017
Com relação à arquivologia, julgue os itens que se seguem. A digitalização é mais indicada para acervos documentais com necessidade de muitos acessos.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
A finalidade de um arquivo é guardar e conservar documentos para utilização imediata ou futura. Sobre os tipos de arquivo, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O arquivo corrente guarda a documentação mais atual e frequentemente utilizada.
( ) O arquivo central guarda a documentação que tem uso frequente e deve ser mantido em local de fácil acesso para facilitar a consulta pelos funcionários do setor.
( ) O arquivo permanente guarda documentos que perderam o valor administrativo, cujo uso não é frequente, mas que possuem valor histórico, principalmente, para fins de comprovação.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima par baixo, é
Analise as afirmações sobre Protocolo de documentos e assinale a alternativa correta.
I. Classificar o documento de acordo com o seu assunto, buscando identificar o destinatário, é uma tarefa de Protocolo.
II. Encaminhar os documentos aos respectivos destinatários internos ou externos, é uma tarefa de Protocolo.
Estão corretas as afirmativas:
Com relação à arquivologia, julgue os itens que se seguem. As atividades de protocolo são desenvolvidas nos arquivos correntes.
Com relação à arquivologia, julgue os itens que se seguem. A identificação de dados para controle e recuperação dos documentos é feita na atividade de distribuição do protocolo.
No que se refere à arquivística e a tipos de arquivamento, julgue os próximos itens. De acordo com a teoria das três idades, o arquivo poderá ser classificado como corrente, intermediário e morto. O arquivo morto é o arquivo que já cumpriu sua função administrativa e é conservado em virtude de seu valor histórico para a organização.
Arquivologia - Sistemas e métodos de arquivamento - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2017
O método de arquivamento que tem sua aplicação atrelada à interpretação do assunto do documento em análise e é o mais aconselhável nos casos de grandes massas documentais e variedade de assuntos, pois exige profundo conhecimento das atividades institucionais, é conhecido como método
Tendo em vista as recomendações para construção de arquivos, considere as afirmativas a seguir.
I → No que diz respeito à localização do edifício sobre o terreno, deve-se observar a influência que o ambiente externo exercerá sobre o interno, ou seja, o projeto de construção deve considerar o posicionamento da construção em relação à incidência de luz solar, além da localização da vegetação nos arredores, que pode causar riscos de raios, térmitas, danos estruturais pelas raízes, queda de folhas, galhos e frutos e incidência de sombras, que poderão ocasionar acúmulo de umidade nas paredes.
II → Os espaços projetados devem ser distribuídos pensando em suas funções: depósitos (inclusive para acervos especiais), áreas para o público e áreas de trabalho (gabinetes, recepção, seleção, higienização, restauração, entre outras).
III → As construções espaçosas, com grandes vãos ou abertas são mais eficientes quanto à manutenção das condições ambientais e de segurança necessárias para a preservação do que espaços menores, fragmentados e compactos.
IV → O projeto do edifício deverá levar em conta as condições e dimensões do terreno; os regulamentos e tradições locais; as condições climáticas; o fluxo de trabalho e de atendimento ao público; as características físicas e formatos dos documentos; o volume do acervo e a expectativa de crescimento.
Estão corretas
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