Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Recentemente, estudiosos, pensadores e profissionais têm discutido princípios da ciência arquivística que, por muito tempo, foram considerados inexoráveis para o estudo e a prática dos arquivos. Sob esta perspectiva, considere as afirmativas a seguir.
I→Omodelo arquivístico vigente não se encaixa aos organismos vivos que são os arquivos hoje. A problemática reside em refinar a informação baseada na proveniência geral, sem obscurecer a conexão documento- atividade.
II → O arquivista atua como mediador entre documento e usuário, devendo, para tanto, possuir formação sólida em áreas como história, idiomas e diplomática, que lhe permitam ler e compreender os documentos, dominando uma série de detalhes técnicos por meio de extensos esforços práticos.
III → Os processos de avaliação constituem um elemento vital do contexto em que os arquivos históricos são formados. Guiados pelos valores de sua sociedade, os arquivistas acham-se implicados na formação dos arquivos que sua época legará ao futuro.
Em consonância com as correntes atuais do pensamento arquivístico, está(ão) correta(s)
Em relação à diplomática contemporânea, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.
A sequência correta é
A diplomática moderna não significa uma evolução da diplomática clássica, mas uma existência em paralelo, com objetos de estudo de épocas diferentes. Com base nesta perspectiva, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.
A sequência correta é
No que se refere à política nacional de arquivos públicos e privados, julgue os itens subsequentes. De acordo com a legislação em vigor, os arquivos das instituições de caráter público e das entidades privadas encarregadas de gestão de serviços públicos não são arquivos públicos.
Em relação às funções arquivísticas, considere as afirmativas a seguir.
I → A avaliação dos documentos refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão.
II → A aquisição contempla a entrada de documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de acervo.
III → Classificação é a sequência de operações que, de acordo com as diferentes estruturas, funções e atividades da entidade produtora, visam a distribuir os documentos de um arquivo.
IV → A descrição torna os documentos acessíveis e promove sua consulta mediante publicações, exposições, conferências, serviços educativos e outras atividades.
Está(ão) correta(s)
No que se refere à política nacional de arquivos públicos e privados, julgue os itens subsequentes. A eliminação de documentos públicos é uma decisão autônoma dos órgãos e das entidades do serviço público.
No que se refere à política nacional de arquivos públicos e privados, julgue os itens subsequentes. Definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo são responsabilidades do Conselho Nacional de Arquivos.
Arquivologia - Gestão da informação e do conhecimento - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - 2017
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa relacionada à gestão da segurança em arquivos.
A sequência correta é
No que se refere à política nacional de arquivos públicos e privados, julgue os itens subsequentes. O Sistema Nacional de Arquivos é quem deve estimular os programas de gestão e de preservação de documentos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, produzidos ou recebidos em decorrência das funções executiva, legislativa e judiciária.
Arquivologia - Terminologia Arquivistica - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2017
Conforme a terminologia empregada em sistemas e métodos de arquivamento, todos os arquivos que estão em uso CORRENTE e CONSTANTE são denominados:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...