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Em um trabalho pioneiro sobre instrumentos de pesquisa, publicado em 1976 pela revista Arquivo & Administração, Maria Amélia Porto Miguéis menciona o livro de Flávio Guerra Alguns documentos de arquivos portugueses de interesse para a história de Pernambuco: Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Arquivo Histórico Ultramarino como exemplo de
catálogo.
repertório.
inventário.
guia.
guia de fontes.
No que se refere ao protocolo, julgue os itens subsecutivos.
Os documentos que não são considerados de arquivo não devem ser registrados pelos serviços de protocolo, podendo ser distribuídos pela organização sem registro.
Dizia Charles Braibant, em 1954, que o melhor meio de aproximar os estudantes dos fatos da história nacional seria mostrando a eles, por meio de documentos, a repercussão de tais fatos em sua região ou cidade. Iniciativas como esta são típicas, nas instituições arquivísticas, dos serviços
de micrografia.
de referência.
de apoio técnico.
acadêmicos.
educativos.
São atividades do protocolo, exceto:
a eliminação de documentos.
a expedição de documentos.
a classifi cação de documentos.
o registro de documentos.
a distribuição de documentos.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Avaliação de documentos é o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases correntes e intermediárias, bem como a destinação final dos documentos das instituições. É o ato de se criar:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O conjunto de medidas e rotinas visando à racionalização e eficiência na criação, tramitação, classificação, uso primário e avaliação de arquivos denomina-se:
Plano de metas.
Plano de Reclassificação.
Gestão de documentos.
Método alfanumérico.
Registro de patentes.
O protocolo é o controle da tramitação de documentos da instituição. É uma atividade típica:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A gestão de documentos contribui para as funções arquivísticas, de modo que
sejam eliminados documentos em todo o ciclo de vida documental.
apenas os documentos com valor administrativo sejam organizados.
uma parcela dos documentos que constituem o patrimônio arquivístico do país seja descartada.
os documentos sejam avaliados como de guarda permanente.
as políticas e atividades dos governos sejam documentadas adequadamente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias denominam-se:
Processos.
Arquivos Centrais.
Arquivos setoriais.
Arquivos públicos.
Processos Administrativos.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens que se seguem, relativos a conceitos e princípios arquivísticos e à legislação arquivística.
A legislação arquivística não estabelece penalidades para a eliminação de documentos considerados de valor permanente.
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