Questões de Arquivologia

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Um sistema de transferência deve proporcionar um lugar onde se assegure tanto a conservação do material transferido para evitar seu desgaste, quanto a conservação da:

  • A.

    organização descritiva dos documentos;

  • B.

    listagem e planejamento da desinfestação dos documentos;

  • C.

    ordem estabelecida permitindo a localização do material a ser consultado;

  • D. descrição tipológica dos itens documentais simplificando seu retorno;
  • E.

    destinação futura dos dados documentais.

Reunir em grupos todos os assuntos relacionados com determinado tópico; formar nomenclaturas fáceis de reter na memória, a partir dos números classificadores; expandir de forma ilimitada as subdivisões de assunto são vantagens do arquivamento pelo método:

  • A.

    alfabético;

  • B.

    decimal;

  • C.

    cronológico;

  • D.

    onomástico;

  • E.

    variado.

Acórdãos e resoluções, documentos típicos dos tribunais brasileiros, constituem exemplos de

  • A.

    formato.

  • B.

    espécie.

  • C.

    fundo.

  • D.

    invólucro.

  • E.

    suporte.

Numa instituição de custódia destinada a recolher arquivos de diferentes entidades, a cada um desses conjuntos de documentos dá-se o nome de

  • A.

    fundo.

  • B.

    organograma.

  • C.

    setor.

  • D.

    divisão.

  • E.

    núcleo de memória.

O funcionamento dos arquivos correntes, segundo Paes, inclui Protocolo, Expedição, Arquivamento, Empréstimo e Consulta e:

  • A.

    Recebimento;

  • B.

    Classificação;

  • C.

    Registro;

  • D.

    Registro;

  • E.

    Movimentação.

Original, cópia, minuta e rascunho − diferentes estágios de preparação e transmissão de documentos − correspondem ao conceito de

  • A.

    espécie.

  • B.

    formato.

  • C.

    forma.

  • D.

    suporte.

  • E.

    tipo.

Ao comparar bibliotecas, museus e arquivos, Paes afirma que a finalidade essencial dos dois primeiros é cultural, enquanto que a dos arquivos seria:

  • A.

    documental;

  • B.

    histórica;

  • C.

    funcional;

  • D.

    jurídica;

  • E.

    informacional.

Os documentos da fase permanente demandam a elaboração de

  • A.

    projetos de organização e métodos (O&M).

  • B.

    planos de destinação.

  • C.

    relações de remessa.

  • D.

    instrumentos de pesquisa.

  • E.

    fluxogramas de tramitação.

Ao arquivo cuja função é preservar documentos que não são mais movimentados e utilizados pela administração, dá-se o nome de:

  • A.

    perene;

  • B.

    histórico

  • C.

    permanente;

  • D.

    intermediário;

  • E. secundário.

De acordo com o gênero, os documentos de arquivo podem ser identificados como

  • A.

    técnicos, administrativos, culturais e históricos.

  • B.

    masculinos, femininos e neutros.

  • C.

    pessoais, institucionais, públicos e privados.

  • D.

    textuais, iconográficos, sonoros e audiovisuais.

  • E.

    correntes, centrais, intermediários e permanentes.

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