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A necessidade de fazer prova perante a justiça foi, na sociedade ocidental, a razão mais importante para que determinados escritos fossem conservados de forma duradoura. Os documentos conservados eram documentos de arquivo porque probatórios, e não o contrário. Ao longo do tempo, tal qualidade se estenderia, como afirma Bruno Delmas, a outros documentos produzidos em circunstâncias semelhantes. O autor procura identificar, nessa afirmação, a principal característica dos documentos que preenchem os requisitos necessários para fazer prova das ações que lhes deram origem, ou seja,
o pluralismo.
a autenticidade.
a tempestividade.
a polissemia.
a informalidade.
A Norma brasileira de descrição arquivística considera seis níveis principais de descrição. São níveis de descrição, exceto:
Fundo ou coleção.
Série.
Série.
Dossiê ou processo.
Seção.
O documento de arquivo, quando comparado ao de outras instituições de custódia, distingue-se por
ingressar no acervo mediante compra, doação ou permuta.
obedecer a regras universais de processamento técnico.
formar coleções em torno de determinados conteúdos.
não poder ser tratado como entidade autônoma.
ter finalidade cultural e científica.
É bastante comum encontrar documentos do Poder Judiciário fora de seu domicílio legal, isto é, depositados em instituições destinadas a cuidar de material originário de outros poderes. Museus, bibliotecas e escolas superiores, além de arquivos públicos municipais e estaduais, têm abrigado, até mesmo com a anuência e o incentivo dos Tribunais de Justiça, grande parte da documentação das comarcas, configurando conflitos de jurisdição arquivística. A legitimidade de tal prática, no entanto, segundo Ana Maria Camargo, encontra justificativa na tradição de delegação de competências que caracterizou a história administrativa brasileira e no princípio do interesse local, ou seja, do que se convencionou chamar de
funcionalidade.
territorialidade.
urbanidade.
capilaridade
originalidade.
Um livro ou artigo de revista científica − sobre o tratamento do câncer, por exemplo − é, por acaso, uma informação bibliográfica ou biblioteconômica, só porque está na biblioteca? Ou devemos falar em informação médica, oncológica, científica? E se o mesmo livro ou artigo estiver em minha casa? Será então uma informação domiciliar? Com essa observação irônica, Heloísa Bellotto investe contra o uso equivocado de certas palavras que, apesar de desprovidas de rigor, acabam se incorporando à terminologia da área. O alvo da autora, no caso, é a expressão:
informação arquivística.
gestão da informação.
ciência da informação.
informação virtual.
arquitetura da informação.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Sobre os procedimentos de conservação preventiva em arquivos, é correto afirmar que
a higienização de manuscritos e impressos, para retirada de poeira e outros resíduos sólidos, deve ser efetuada por meio de aspirador elétrico.
presilhas metálicas, fitas adesivas, grampos e clipes devem ser sistematicamente removidos dos documentos em suporte-papel.
as luvas de borracha são responsáveis por manchas indeléveis nos diferentes suportes documentais, devendo ser usadas apenas por pessoas alérgicas.
a temperatura ambiental nos depósitos de documentos de diferentes suportes deve oscilar entre 12 e 24 °C, com umidade relativa entre 70 e 80%.
as fileiras de estantes devem ser dispostas no sentido contrário ao da circulação de ar, de modo a impedir a proliferação de fungos nos documentos.
Assinale a opção correta no que diz respeito ao processo de arquivamento:
O menor rigor na necessidade de preservação de documentos nos órgãos públicos dificulta a adoção de métodos de arquivamento em conformidade com o avanço verificado no setor privado.
Nas instituições públicas, ao prevalecer a teoria arquivística, o arquivamento obedece apenas às formas de arquivo inativo e de arquivo morto.
Dada a descaracterização dos documentos, considera-se a microfilmagem, que é um processo de reprodução fotográfica, um método inadequado para a transferência dos arquivos ativos para os inativos dos órgãos públicos.
A ausência de sistema de arquivamento organizado na repartição indica a desnecessidade da guarda de quaisquer documentos.
Um sistema de arquivamento é um conjunto de princípios interligados que procura orientar o encadeamento de ações para o satisfatório cumprimento das tarefas fins.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em documento plano de grandes dimensões, recomendase colar em seu verso uma folha de papel japonês, a fim de lhe dar maior resistência. Tal técnica é conhecida como
reenfibragem.
obturação.
velatura
cartonagem
colagem.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.
Os documentos de arquivo produzidos devem obrigatoriamente ser registrados nos sistemas de protocolo; esse procedimento, contudo, não se aplica aos documentos recebidos, que, conforme a origem, podem não estar sujeitos a registro.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.
O recebimento e a classificação incluem-se entre as rotinas do protocolo, atividade exercida no âmbito dos arquivos correntes.
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