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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Algumas características dos arquivos são peculiares e demonstram claramente a fase em que estão armazenados os documentos. Assim, se em um arquivo forem encontrados equipamentos simples e de baixo custo, instalações simples, porém funcionais, operando com baixo custo para a administração, o arquivista terá a certeza de que se trata do arquivo
intermediário.
especializado.
corrente.
onomástico.
permanente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Arquivos constituídos de documentos em curso ou frequentemente consultados denominam-se
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Analise as seguintes afirmativas:
O arquivo corrente ou de primeira idade possui características que se diferenciam das características dos arquivos intermediário e permanente
PORQUE
é constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios, nas repartições ou dependências próximas de fácil acesso.
É correto concluir que
as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
a primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.
a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda falsa.
as duas afirmativas são falsas.
as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A organização de documentos de arquivo de primeira idade requer a escolha racional do melhor método para uma eficiente e posterior recuperação da informação. Nesse sentido, considerando-se o agrupamento de assuntos correlatos por entradas gerais que subordinam entradas secundárias, e que são organizados de acordo com a rigorosa sequência das letras, a ordem utilizada é a
automática.
decimal.
dicionária.
enciclopédica.
duplex.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A conservação compreende os cuidados prestados aos documentos e, consequentemente, ao local de sua guarda. Com referência à conservação e restauração de documentos de arquivo, assinale a opção correta.
O ar seco é um elemento que beneficia as condições físicas do papel.
A temperatura ideal para conservação dos documentos em um depósito de arquivo deve ser superior a 24 o C.
O alisamento é um método eficiente de combate aos insetos e todos os outros tipos de pragas que podem atacar o papel.
A limpeza dos documentos em papel, fase posterior à fumigação, pode ser feita em mesas higienizadoras ou com um pano macio, uma escova ou um aspirador.
A desinfestação consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, aumentando, assim, a resistência das fibras do papel.
Qualquer elemento gráfico, iconográfico, textual ou fônico pelo qual o homem se expressa é chamado arquivisticamente de:
Desenho.
Desenho.
Planta.
Documento.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O valor que o documento possui é bem característico e pode ser explicado por meio de sua necessidade para o cumprimento do desempenho das funções da instituição. Se for documento referente à operação financeira e à comprovação de receita e despesa, gerada para atender às exigências governamentais, como fatura e recibos, é de valor
jurídico.
fiscal.
legal.
intrínseco.
permanente.
Segundo a teoria das três idades baseada no ciclo vital dos documentos, os arquivos são:
Corrente, intermediário, permanente.
Administrativo, intermediário, permanente.
Em movimento, permanente e intermediário.
Ativo, semiativo e secundário.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Os materiais de consumo para os arquivos são os que sofrem desgaste a curto ou médio prazos, como as pastas, as guias, as fichas, etc. As guias divisórias possuem diversos elementos relacionados à sua finalidade. Um desses elementos é a projeção, na qual são feitas inscrições que podem ser alfabéticas, numéricas ou alfanuméricas, podendo ser também abertas ou fechadas. Arquivisticamente, cada uma dessas inscrições é conhecida como
ilhó.
pé.
notação.
posição.
inserção.
Um documento em curso, consultado frequentemente, deve ser encaminhado ao arquivo:
Intermediário.
Valente.
Corrente.
Permanente.
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