Questões de Arquivologia

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Os suportes plásticos, utilizados para produção de negativos em preto e branco e em cores, filmes cinematográficos e micrográficos, representam a produção fotográfica e cinematográfica do século XX. Os filmes e negativos produzidos entre 1888 e 1951 são bastante instáveis e podem entrar em combustão espontânea. A base desses filmes e negativos é de

  • A.

    diacetato de celulose.

  • B.

    nitrato de celulose.

  • C.

    triacetato de poliéster.

  • D.

    monoacetato de propiamato.

  • E.

    acetato de polipropileno.

A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

De acordo com a teoria das três idades, os documentos que se encontram na fase intermediária, ou segunda idade, são aqueles que possuem valor primário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando arquivo como o conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte, julgue os itens subsecutivos.

O documento eletrônico constitui-se de três partes complementares: a estrutura lógica, o conteúdo e a apresentação física, a qual se efetiva como um documento de arquivo original apenas na forma impressa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em Arquivologia são identificados alguns objetivos de determinadas etapas da organização dos documentos, tais como: aumentar o índice de recuperação da informação; garantir condições de conservação da documentação de valor permanente; reduzir, ao essencial, a massa documental dos arquivos; controlar o processo de produção documental; conquistar espaço físico e aproveitar melhor os recursos humanos e materiais. Esses objetivos evidenciam a

  • A.

    descrição.

  • B.

    classificação.

  • C.

    avaliação.

  • D.

    prescrição.

  • E.

    atualização.

A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

A apensação é a juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo; nesse caso, deve prevalecer, para referência, o número do processo mais antigo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, denomina-se

  • A. tabela mnemônica.
  • B. lista de eliminação.
  • C. tabela de eliminação.
  • D. termo de encerramento.
  • E. tabela de temporalidade.

O Comitê Gestor da Segurança da Informação é constituído pelos seguintes órgãos, exceto:

  • A.

    Ministério da Justiça.

  • B.

    Casa Civil da Presidência da República.

  • C.

    Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

  • D.

    Arquivo Nacional.

  • E.

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A aplicação de critérios que orientam o trabalho do arquivista para a análise e a seleção de documentos de arquivo, identificando o valor administrativo, jurídico ou legal e fiscal, além do valor histórico, é um procedimento relevante para a pesquisa em diversas categorias profissionais. Esse entendimento esclarece os valores

  • A.

    especial e especializado.

  • B.

    primário e secundário.

  • C.

    original e cópia.

  • D.

    unitário e probatório.

  • E.

    individual e coletivo.

A ação de unir temporariamente um documento a um processo, mediante determinação de uma autoridade competente, denomina-se

  • A. anexar.
  • B. autuar.
  • C. recolher.
  • D. apensar.
  • E. protocolar.

Quando da transferência ou recolhimento de acervos arquivísticos ao Arquivo Nacional, caberá ao órgão ou à entidade detentora do acervo:

  • A.

    composição de grupo de trabalho para orientar as atividades inerentes à transferência e recolhimento.

  • B.

    elaboração de Termo de Transferência ou de Recolhimento do acervo.

  • C.

    programação do período de transferência ou de recolhimento, informando a unidade administrativa, que apoiará a entrada do acervo.

  • D.

    organização do acervo, segundo critérios técnicos de identificação, classificação, arranjo e descrição.

  • E.

    elaboração de relatório e parecer técnico, considerando aspectos relacionados à organização, avaliação, higienização e acondicionamento.

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