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No âmbito da Justiça Trabalhista, o Conselho Nacional de Arquivos, por meio da Resolução nº 26, de 6 de maio de 2008,
criou um sistema de protocolo unificado para todos os tribunais regionais.
nomeou equipes interdisciplinares de gestão da informação.
autorizou o uso da Norma Brasileira de Descrição nas bases de dados informatizadas.
determinou o tombamento de processos de valor histórico.
propôs a formação de comitês gestores e comissões permanentes de avaliação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca da avaliação de documentos.
A macroavaliação de documentos de arquivo tem como diferencial a utilização de um instrumental matemático para realizar a seleção dos documentos de guarda permanente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Em relação a terceirização de serviços arquivísticos públicos, é correto afirmar
as atividades de avaliação serão reservadas à execução direta por parte órgãos e entidades do Poder Público por serem atividades essenciais da gestão de documentos.
a guarda dos documentos públicos é facultativa aos órgãos e entidades do Poder Público.
poderão ser contratados serviços para a execução de atividades técnicas auxiliares, desde que planejados, supervisionados e controlados por agentes públicos pertencentes aos órgãos e entidades produtores e acumuladores dos documentos ou auditoria externa.
as atividades de avaliação poderão ser reservadas à execução direta ou indireta, mediante terceirização pelos órgãos e entidades do Poder Público por serem atividades essenciais da gestão de documentos.
a guarda dos documentos públicos é reservada aos órgãos e entidades do Poder Executivo.
De acordo com a legislação vigente,
os documentos intermediários dos órgãos públicos federais são encaminhados para o Arquivo Nacional, onde se submetem a avaliação e higienização.
os arquivos privados declarados de interesse público e social são incorporados ao acervo das instituições arquivísticas públicas.
o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) é órgão subordinado ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
as empresas e serviços notariais e de registro que exercem atividade de microfilmagem de documentos estão desobrigados de inscrição no Ministério da Justiça.
são atribuições dos técnicos de arquivo, entre outras, a classificação, o arranjo, a descrição e a execução das demais tarefas necessárias à guarda e à conservação dos documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca da avaliação de documentos.
O principal objetivo da avaliação, independentemente do modelo teórico, é a eliminação dos documentos sem valor.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Sobre a classificação de documentos arquivísticos, é incorreto afirmar que
o conceito de classificação em Arquivologia começa a aparecer na literatura a partir do século XVII, com o surgimento dos primeiros manuais com normas escritas.
inicialmente, as classificações primavam pela ordenação cronológica dos documentos.
a classificação, até as primeiras décadas do século XIX, era elaborada sem levar em conta a origem administrativa dos documentos.
o conceito de classificação representa a atividade intelectual de construção de instrumentos para organização dos documentos, independentemente da idade à qual eles pertençam.
podem ser utilizados, simultaneamente, quantos princípios de classificação forem necessários.
O Conselho Nacional de Arquivos recomenda, para a área de armazenamento de documentos,
o aproveitamento de subsolos e porões.
posição sob prismas de grande insolação.
filtros bloqueadores de radiação UV.
sistemas integrados de energia elétrica, aeração e climatização.
o uso de estantes e armários de madeira.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
A organização dos documentos de arquivo envolve três importantes conceitos: classificação, ordenação e arquivamento. Os dois primeiros são operações intelectuais, enquanto o arquivamento é uma operação física.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Um documento é autêntico quando preenche os requisitos necessários para que se reconheça
seu valor histórico.
sua proveniência.
a intenção de seu signatário.
seu teor informativo.
a identidade de seu destinatário.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
As séries, as subséries, os grupos e os subgrupos são unidades de classificação de um quadro de arranjo de documentos de arquivo.
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