Questões de Arquivologia

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Há três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos:

I. a ação a que os documentos se referem.

II. a função a que os documentos se referem.

III. os assuntos de que tratam os documentos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I e III.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I.

Os dois polos constituintes do documento, do ponto de vista tipológico, são

  • A.

    gênero e formato.

  • B.

    técnica de registro e suporte.

  • C.

    estrutura e substância.

  • D.

    autoria e datação.

  • E.

    aparência e essência.

A tecnologia que tem qualidade arquivística e que foi regulamentada pelo Decreto no 1.799, de 30 de janeiro de 1996, é a microfilmagem de documentos oficiais, abrangendo qualquer espécie ou em qualquer suporte. A microfilmagem tem de ser realizada em filme original, com o mínimo de 180 linhas de definição, garantidas a segurança e a qualidade de imagem e de reprodução. No entanto, para efeito de segurança, há obrigatoriedade da extração de filme

  • A. nitrato.
  • B. jaqueta.
  • C. master.
  • D. sépia.
  • E. cópia.

Os arquivos públicos apresentam dois tipos de valor: primário e secundário. Diversas observações podem ser feitas sobre o papel dos profissionais envolvidos na apreciação desses valores. O arquivista do Arquivo Corrente

I. pode contribuir substancialmente para a apreciação dos valores secundários de seus documentos.

II. é responsável pelo julgamento do valor primário dos documentos.

III. é responsável pelo julgamento dos valores secundários dos documentos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e III.

  • E. I

Há dois tipos básicos de transferência de documentos. Uma delas é a remoção de documentos em intervalos determinados, transferência

  • A.

    permanente.

  • B.

    determinada.

  • C.

    planejada.

  • D.

    coordenada.

  • E.

    periódica.

Acerca do gerenciamento eletrônico de documentos, julgue os itens a seguir.

Os documentos eletrônicos produzidos ou recebidos no desenvolvimento das atividades de uma empresa ou órgão público, por causa da especificidade do suporte, não são considerados documentos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os documentos oficiais podem ser descritos em relação a dois aspectos distintos. Um deles é o seu conteúdo substantivo, o outro é a sua estrutura ou apresentação física. Os documentos podem ser descritos quanto à substância em relação

 I. às unidades de organização da entidade criadora.

II. às funções, atividades e atos ou operações.

III. aos assuntos de que tratam.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I

  • E.

    I, II e III.

Acerca do gerenciamento eletrônico de documentos, julgue os itens a seguir.

No caso dos documentos eletrônicos, o conteúdo informacional é inseparável do suporte no qual foi registrado, havendo alto grau de integridade do conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do gerenciamento eletrônico de documentos, julgue os itens a seguir.

A confiança em relação aos documentos eletrônicos fundamenta-se nos seguintes aspectos: autenticidade, unicidade e preservação a longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do gerenciamento da informação e das três idades documentais, assinale a opção correta.

  • A.

    O arquivo corrente é constituído de documentos com grande possibilidade de uso e com valor primário.

  • B.

    Os documentos de idade intermediária são os que são consultados frequentemente e aos quais se tem livre acesso.

  • C.

    O arquivo permanente é formado por documentos de valor administrativo, legal ou fiscal.

  • D.

    O arquivo intermediário, conhecido também como arquivo inativo, é resultante da transferência de documentos do arquivo corrente.

  • E.

    O recolhimento de documentos no arquivo intermediário deve ser feito após o encerramento do valor probatório desses documentos.

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