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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A política arquivística brasileira reconhece a gestão de documentos como um dos principais instrumentos de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico. A respeito da gestão de documentos, assinale a opção correta.
A criação, o arquivamento e a eliminação de documentos são as três fases básicas da gestão de documentos.
A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso e ao arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.
A elaboração dos documentos decorrente das atividades de um órgão ou setor, apesar da sua relevância, não se inclui entre as atribuições da gestão de documentos.
Na avaliação dos documentos, aplica-se o código de classificação de documentos de arquivo.
Com a gestão eficaz de documentos, impede-se que os documentos com valor secundário sejam conservados permanentemente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção que apresenta exemplo de ordenação de pastas de funcionários de um órgão realizada de acordo com as regras de alfabetação.
Bezerra, Alberto Luiz
Moreira, Maria Madalena Santos
Cruz, Antônio
Torres, Alisson
Torres, A.
Torres, Beatriz
Barbosa Filho, Élson
Vianna Neto, Milton
Vianna Sobrinho, Marlene
D'Almeida, Paulo
D'Andrade, Roberto
D'Carmo, Anísio
José, Rogério São
Paulo, Carlos São
Rita, Simone Santa
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das técnicas de arquivo para documentos, julgue os itens a seguir.
Os arquivos expressam o conjunto das informações institucionais ou orgânicas, quaisquer que sejam sua data de produção, seu suporte material e sua natureza.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das técnicas de arquivo para documentos, julgue os itens a seguir.
A classificação de ostensivo é dada aos documentos de arquivo cuja divulgação não prejudica o órgão ou o ministério.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os documentos de arquivo são produzidos com finalidades específicas que visam atender variadas demandas de informações. Julgue os itens seguintes acerca da gestão e preservação da documentação arquivística.
O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) é caracterizado por um conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação nãoestruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.
A existência de meios tecnológicos mais eficientes e mais baratos permitiu ao homem produzir mais documentos arquivísticos.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A ciência que trata dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como é o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização imposta pelo direito é
Notariado
Dipomática.
Arquivo permanente.
Paleografia.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.
A naturalidade é uma das características dos registros documentais tradicionais (em papel) e diz respeito às relações estabelecidas no decorrer do andamento das transações e de acordo com suas necessidades.
Julgue os próximos itens, que abordam noções gerais relativas a arquivo corrente, arquivamento, classificação e protocolo.
Denomina-se protocolo o instrumento de recuperação de informações organizado segundo critérios temáticos, cronológicos ou por nomes de pessoas ou lugares, reunindo a descrição individualizada dos documentos gerados ou recebidos pelo órgão.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A diplomática estabelece como uma das categorias de documentos, de acordo com as ações que os geram, aquela cuja forma escrita, exigida pelo sistema jurídico, configura a existência do ato, como documento
probativo
dispositivo.
de apoio.
narrativo.
de contexto.
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