Questões de Arquivologia

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A política arquivística brasileira reconhece a gestão de documentos como um dos principais instrumentos de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico. A respeito da gestão de documentos, assinale a opção correta.

  • A.

    A criação, o arquivamento e a eliminação de documentos são as três fases básicas da gestão de documentos.

  • B.

    A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso e ao arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.

  • C.

    A elaboração dos documentos decorrente das atividades de um órgão ou setor, apesar da sua relevância, não se inclui entre as atribuições da gestão de documentos.

  • D.

    Na avaliação dos documentos, aplica-se o código de classificação de documentos de arquivo.

  • E.

    Com a gestão eficaz de documentos, impede-se que os documentos com valor secundário sejam conservados permanentemente.

Assinale a opção que apresenta exemplo de ordenação de pastas de funcionários de um órgão realizada de acordo com as regras de alfabetação.

  • A.

    Bezerra, Alberto Luiz

    Moreira, Maria Madalena Santos

    Cruz, Antônio

  • B.

    Torres, Alisson

    Torres, A.

    Torres, Beatriz

  • C.

    Barbosa Filho, Élson

    Vianna Neto, Milton

    Vianna Sobrinho, Marlene

  • D.

    D'Almeida, Paulo

    D'Andrade, Roberto

    D'Carmo, Anísio

  • E.

    José, Rogério São

    Paulo, Carlos São

    Rita, Simone Santa

Acerca das técnicas de arquivo para documentos, julgue os itens a seguir.

Os arquivos expressam o conjunto das informações institucionais ou orgânicas, quaisquer que sejam sua data de produção, seu suporte material e sua natureza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de arquivo para documentos, julgue os itens a seguir.

A classificação de ostensivo é dada aos documentos de arquivo cuja divulgação não prejudica o órgão ou o ministério.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os documentos de arquivo são produzidos com finalidades específicas que visam atender variadas demandas de informações. Julgue os itens seguintes acerca da gestão e preservação da documentação arquivística.

O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) é caracterizado por um conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação nãoestruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.

A existência de meios tecnológicos mais eficientes e mais baratos permitiu ao homem produzir mais documentos arquivísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ciência que trata dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como é o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização imposta pelo direito é

  • A.

    Notariado

  • B.

    Dipomática.

  • C.

    Arquivo permanente.

  • D.

    Paleografia.

  • E. Direito.

Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.

A naturalidade é uma das características dos registros documentais tradicionais (em papel) e diz respeito às relações estabelecidas no decorrer do andamento das transações e de acordo com suas necessidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que abordam noções gerais relativas a arquivo corrente, arquivamento, classificação e protocolo.

Denomina-se protocolo o instrumento de recuperação de informações organizado segundo critérios temáticos, cronológicos ou por nomes de pessoas ou lugares, reunindo a descrição individualizada dos documentos gerados ou recebidos pelo órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A diplomática estabelece como uma das categorias de documentos, de acordo com as ações que os geram, aquela cuja forma escrita, exigida pelo sistema jurídico, configura a existência do ato, como documento

  • A.

    probativo

  • B.

    dispositivo.

  • C.

    de apoio.

  • D.

    narrativo.

  • E.

    de contexto.

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