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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Os registros em nossos arquivos estão em risco. Os materiais de que são feitos, o ambiente em que são armazenados e a maneira como são guardados e utilizados ameaçam sua preservação de longo prazo. Para que a atual e as futuras gerações tenham acesso a esses documentos, devem ser adotados os seguintes procedimentos:
I. organizar planos e programas institucionais;
II. formular políticas e procedimentos de manutenção de acervo;
III. estabelecer um planejamento sistemático e abrangente;
IV. melhorar o ambiente de guarda dos acervos;
V. organizar projetos de acordo com as prioridades estabelecidas.
Analise os itens acima e assinale:
se apenas os itens I, II e IV estiverem corretos.
se apenas os itens II e IV estiverem corretos.
se apenas os itens I, III e V estiverem corretos.
se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.
se todos os itens estiverem corretos.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
A laminação, técnica que consiste em mergulhar o documento em banho de cola, aumenta a resistência do documento e não prejudica a visibilidade.
Com relação ao recebimento de documentos pelo setor de protocolo, julgue os itens que se seguem.
As correspondências ostensivas não podem ser abertas; elas devem ser colocadas em envelope próprio e entregues diretamente ao destinatário.
Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.
Para o fundo fechado, exige-se um quadro de arranjo do tipo temático.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os arquivos têm como principal objetivo guardar e tornar disponíveis os documentos sob sua responsabilidade de guarda. A esse respeito, julgue os itens de 57 a 62.
São classificados como comerciais os arquivos de instituições de ensino, igrejas e associações de classe.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.
A fim de garantir o acesso à informação e aos documentos, mas pensando também na melhoria da eficiência na organização documental, bem como na racionalização de custos, espaço físico e mão-de-obra, a legislação determina que os documentos permanentes devem ser guardados por um período mínimo de 30 anos, podendo ser eliminados após esse prazo.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Segundo Schellenberg (1973), os documentos compreendidos na expressão documentos de diretrizes (policy documents) devem ser preservados. Documentos de diretrizes, em seu sentido estrito, referem-se a:
relatórios anuais das realizações de um órgão.
relatórios anuais de programas substantivos.
documentos especiais que registram as atividades-meio ou fim de um órgão.
documentos especiais que servem para comunicar diretrizes e normas de procedimentos aos vários setores de um órgão.
documentos especiais que servem para comunicar as políticas arquivísticas de um órgão a todos os setores subordinados.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
Na encapsulação, coloca-se um documento entre duas folhas de material transparente e inerte, selando-as ou prendendo-as pelas bordas.
Com relação ao recebimento de documentos pelo setor de protocolo, julgue os itens que se seguem.
Ao chegar ao protocolo, a correspondência deve ser classificada de acordo com um código de classificação de documentos, quando adotado na organização.
Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.
O arranjo de documentos de um fundo aberto deve ser elaborado com base nas espécies e gêneros documentais.
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