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Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os arquivos têm como principal objetivo guardar e tornar disponíveis os documentos sob sua responsabilidade de guarda. A esse respeito, julgue os itens de 57 a 62.
Considere que documentos produzidos pela diretoria de gestão estratégica das Indústrias Zecta foram classificados como ostensivos. Nesse caso, esses documentos não apresentam restrição quanto a sua divulgação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.
O órgão responsável pela definição da política nacional de arquivos é o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que é vinculado ao Arquivo Nacional. O CONARQ é presidido pelo diretor-geral do Arquivo Nacional e integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas, públicas e privadas.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O processo de avaliação em acervos acumulados possui características específicas, pois trata-se de arquivos cuja organização não se deu em função de um programa de gestão de documentos. De maneira geral, os procedimentos a serem adotados na avaliação de acervos acumulados são:
diagnóstico da manutenção do acervo, elaboração de um plano de pesquisa, definição dos prazos de guarda e produção de relatório de atividades.
diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um plano de classificação, pesquisa histórica e elaboração de índice topográfico.
diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um quadro de assunto, pesquisa dos prazos de guarda e produção de relatório de avaliação.
dagnóstico de conservação do acervo, elaboração de instrumentos de busca, pesquisa da legislação arquivística e produção de relatório de atividades.
diagnóstico de conservação do acervo, elaboração de instrumentos de classificação, pesquisa da legislação arquivística e produção de relatório de atividades.
Com relação ao recebimento de documentos pelo setor de protocolo, julgue os itens que se seguem.
Todos os documentos e correspondências que entrarem no setor de protocolo deverão ser registrados e encaminhados aos destinatários.
Com referência ao arranjo dos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
Para Schellenberg, arranjo é o processo de agrupamento dos documentos em unidades e o agrupamento de tais unidades entre si em relação significativa, a qual é entendida como o princípio da organicidade.
Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.
As atividades relacionadas ao arquivo permanente podem ser reunidas nos seguintes grupos: arranjo, descrição e publicação, conservação e referência.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.
A tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades meio da administração pública e o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: atividades-meio são instrumentos essenciais à organização dos arquivos, aumentando a eficácia dos serviços arquivísticos da administração pública porque possibilitam o controle e a rápida recuperação de informações, influenciam a racionalização da produção e do fluxo dos documentos e orientam as atividades de avaliação dos documentos produzidos e recebidos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Acerca dos métodos de arquivamento, assinale a afirmativa correta.
Os métodos de arquivamento podem ser divididos em duas classes: alfabéticos e numéricos.
Os métodos de arquivamento podem ser divididos em dois grandes sistemas: o geográfico e o ideográfico.
O método alfanumérico é considerado do sistema semiindireto.
Variadex e soundex são considerados métodos dígitoterminais.
O sistema direto é aquele em que, para se localizar o documento, é preciso apenas consultar o índice.
Com relação ao recebimento de documentos pelo setor de protocolo, julgue os itens que se seguem.
As correspondências oficiais e as particulares recebem o mesmo tratamento no setor de protocolo, por isso, não precisam ser separadas para os procedimentos de registro e destinação.
Com referência ao arranjo dos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
Arranjo e classificação são operações distintas.
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