Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A pessoa física ou jurídica que intercede em favor do interessado do processo ou documento, é:
A política nacional de arquivos públicos e privados no Brasil é definida pelo
No programa Memória do Mundo desenvolvido pela UNESCO, a preservação é definida como, a soma das medidas necessárias para garantir a acessibilidade permanente para sempre do patrimônio documental. Assim, uma conservação preventiva é aquela que,
É a retirada de peças de um processo, que poderá ocorrer quando houver interesse da Administração ou a pedido do interessado, denomina-se:
Assinale a alternativa que apresenta atribuições do técnico de arquivo.
A origem do termo arquivo está relacionada ao
A literatura científica é considerada um dos três indícios de maturidade de uma área do saber e de sua institucionalização, junto com as associações ou sociedades de pesquisa, e com os cursos regulares de formação profissional e de pesquisadores (MUELLER, CAMPELLO; DIAS, 1996, p.1). Entretanto, existem diferenças substanciais entre as diversas áreas na utilização dos canais de comunicação científica, além da influência da estrutura sócio-econômica de cada país (PRICE, 1976, p.xi). No Brasil os periódicos científicos não apresentavam uma imagem homogênea até o final dos anos 90. Embora houvesse títulos com décadas de edição regular, muitos foram vítimas da síndrome dos três fascículos, enquanto muitos outros eram irregulares. Muitos periódicos científicos nacionais eram publicados de forma semi-amadora, tinham distribuição deficiente, alguns com artigos de qualidade e interesse para o país e outros com critérios de seleção irregulares. A visibilidade, o financiamento, e a distribuição eram grandes problemas dos periódicos brasileiros (MUELLER, 1999). Talvez alguns destes problemas tenham diminuído com a disseminação do periódico eletrônico no Brasil na segunda metade da década de 2000. O primeiro periódico brasileiro da área de Arquivologia, Arquivo&Administração, surge na década de ?
De acordo com Lopes (1997), a ___________pode ser descrita como a sequência de operações que, de acordo com as estruturas organizacionais, funções e atividades de uma organização, visam a distribuir os documentos em classes e subclasses. Assinale a alternativa correta.
Bernardes e Delatorre (2008) explicam que existem documentos que jamais podem ser eliminados, pois comprovam fatos e atos fundamentais para nossa A classificação e a avaliação de documentos: análise de sua aplicação em um sistema de gestão de documentos arquivísticos digitais existência civil e para nossa vida pessoal. Ao mesmo tempo, não é possível e nem desejável que todos os documentos sejam preservados, afinal, documentos que cumprem uma função importante durante determinado tempo, posteriormente, perdem o seu valor original, devendo ser eliminados, para que não dificultem o acesso a outros documentos com valor informativo e probatório relevantes. Os principais instrumentos que possibilitam a classificação e avaliação de documentos são, exceto?
Conjunto de documentos que já não são mais necessários para a manutenção das atividades cotidianas, mas devem ainda ser conservados por questões administrativas, legais e financeiras. Por apresentarem uma frequência mais baixa de consulta do que os documentos correntes, justifica-se a conservação em depósitos centralizados onde se pode tirar um melhor aproveitamento do armazenamento denso dos documentos ou, se estiverem registrados em suporte eletrônico, não necessitam estar disponíveis on-line. A economia de espaço físico e de equipamento é o ponto máximo e determinante da existência do Arquivo?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...