Questões de Arquivologia

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Estudos recentes ressaltam que todo documento arquivístico possui uma função memorial, seja em ambiente digital ou não digital. De acordo com a atividade da qual participa, essa função se desdobra em outras específicas, traduzidas em distintas categorias funcionais do documento arquivístico.

Nesse sentido, o recibo de pagamento de férias dos funcionários de uma empresa é um documento arquivístico manifestado retrospectivo

  • A. probativo.
  • B. dispositivo.
  • C. narrativo.
  • D. instrutivo.
  • E. de apoio.

Os dois principais instrumentos de gestão de documentos são o plano de classificação e a tabela de temporalidade documental. No entanto, eles não são os únicos. Assinale a alternativa que apresenta o instrumento de gestão responsável pela definição das categorias de usuários e permissões de acesso e uso do sistema de gestão arquivística de documentos.

  • A. Mapa de localização.
  • B. Manual de gestão documental.
  • C. Relatório de identificação de processos.
  • D. Esquema de classificação de acesso e segurança.
  • E. Vocabulário controlado.

As diretrizes traçadas pela legislação vigente têm orientado as administrações públicas brasileiras a formularem políticas de arquivo e gestão documental. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

  • A. os arquivos passaram a desempenhar uma função social cada vez menos importante, principalmente pela falta de efetividade de princípios constitucionais como, por exemplo, transparência, responsabilidade e acesso à informação.
  • B. atualmente as interfaces entre políticas de arquivo, efetivação da democracia e modernização da gestão pública não são mais ignoradas, uma vez que arquivos e documentos em geral não se encontram mais associados a atrasos e procedimentos burocráticos.
  • C. as tecnologias da informação são, cada vez mais, importantes aliadas na busca da eficiência organizacional, mas não se pode esquecer que sua origem se encontra nos arquivos.
  • D. um sistema informatizado bem elaborado e com as melhores técnicas utilizadas em seu desenvolvimento dará conta da gestão, preservação e segurança do sistema, sem deixar de lado o motivo de sua existência: o acesso às informações.
  • E. no mundo contemporâneo, as administrações públicas não produzem mais documentos em suportes convencionais, por isso faz-se necessário repensar as funções classificação, avaliação e descrição.

Há cerca de quatro décadas atrás era comum guardar os arquivos a sete chaves e, sempre que possível, enviar lotes de documentos para a restauração. Hoje o pensamento é outro: prevenir para não remediar.

É correto afirmar que, na conservação preventiva de documentos,

  • A. clipes e presilhas metálicas não devem ser removidos para não danificar os documentos.
  • B. os pequenos reparos em livros e documentos podem ser realizados com fitas adesivas comuns.
  • C. anotações em documentos devem ser curtas, objetivas e, sempre que possível, feitas no verso, utilizando lápis 6B ou caneta preta.
  • D. pisos de madeira, ardósia, porcelanato e de materiais vinílicos são os mais adequados para as áreas de trabalho e depósito do acervo.
  • E. a iluminação da área destinada ao acervo deve possuir interruptores que permitam o acionamento de grupos independentes de lâmpadas.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs), utilizados nas atividades de Conservação e Restauro, podem ser classificados de acordo com

  • A. o material no qual são produzidos.
  • B. a parte do corpo em que atuam.
  • C. o prazo de validade.
  • D. a temperatura que suportam.
  • E. a quantidade contida em cada embalagem.

Sobre a higienização de documentos fotográficos, é correto afirmar que

  • A. os positivos e os negativos utilizam os mesmos materiais e seguem os mesmos procedimentos de limpeza.
  • B. o pó de borracha deve ser aplicado tanto no verso, quanto na emulsão de ampliações e negativos fotográficos, em movimentos aleatórios.
  • C. a pera sopradora não deve ser utilizada sobre a emulsão de fotografias, uma vez que não é forte o suficiente para eliminar as sujidades acumuladas no material.
  • D. a limpeza dos negativos é feita com trincha de cerdas macias, em movimentos circulares, no lado da emulsão.
  • E. para a limpeza de negativos fotográficos não se deve empregar força e, se necessário, deve-se consultar um especialista.

No caso de documentos digitais, quando se fala que o formato deve preservar os dados, a estrutura do documento e toda a informação inerente contextual, é o mesmo que conceituar

  • A. autenticidade do documento.
  • B. estabilidade do formato.
  • C. acessibilidade.
  • D. especificidade do formato.
  • E. processabilidade.

Assinale a alternativa correta.

  • A. O arquivo permanente público, quando repositório do patrimônio histórico documental local, é o principal testemunho da história de um município.
  • B. A coleção formada por documentos acumulados no decorrer da trajetória de uma determinada comunidade constitui o patrimônio histórico-arquivístico dessa comunidade.
  • C. A preservação do patrimônio cultural de uma determinada comunidade não significa a preservação da memória dessa mesma comunidade.
  • D. Para a efetiva preservação dos documentos de arquivo, é fundamental manter distância entre os acervos e a sociedade.
  • E. À medida em que o cidadão se aproxima do arquivo público, mais se distancia do conhecimento de sua identidade cultural.

O Brasil é um país continente e está dividido em 27 unidades da federação. Possui mais de 5 500 municípios, mas está muito longe de possuir a mesma quantidade de arquivos públicos municipais. É necessário conscientizar cidadãos e autoridades da importância dos arquivos públicos municipais para a construção da memória, a preservação da identidade histórica e cultural da comunidade e a

  • A. transparência legislativa.
  • B. boa governança.
  • C. implementação de programas estaduais de gestão documental.
  • D. implantação de políticas públicas arquivísticas nos Estados.
  • E. manutenção das bibliotecas municipais.

A principal vantagem da microfilmagem de documentos de arquivo é

  • A. ter um custo reduzido.
  • B. permitir o acesso múltiplo.
  • C. ter respaldo legal.
  • D. prescindir da classificação dos documentos.
  • E. proporcionar cópias de alta qualidade.
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