Questões de Arquivologia

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A aplicação de tecnologias como a digitalização e a microfilmagem propiciam a melhoria do acesso e a disseminação dos documentos custodiados pelos arquivos. Referente a essas tecnologias, assinale a alternativa correta.

  • A. Após a digitalização recomenda-se o expurgo do documento original.
  • B. Na geração da matriz digital, com uso de OCR, recomenda-se a digitalização com no mínimo 200 dpi.
  • C. A microfilmagem deve ser feita sempre em filme original, com o mínimo de 180 linhas por milímetro de definição.
  • D. Para garantir a preservação dos microfilmes tanto o filme original quanto a sua cópia devem ser armazenados no arquivo.

A responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise e seleção da documentação produzida e acumulada em órgão da Administração Pública é do(da)

  • A. Comissão institucional de descrição.
  • B. Sistema de informação ao cidadão.
  • C. Comissão permanente de avaliação de documentos.
  • D. Sistema de gestão de documentos e arquivos.
  • E. Sistema de governança institucional.

Assinale a alternativa que apresenta o instrumento elaborado a partir da avaliação de massas documentais acumuladas.

  • A. plano de prevenção
  • B. quadro de arranjo
  • C. plano de destinação
  • D. código de classificação
  • E. inventário analítico

De acordo com as terminologias empregadas no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o termo anopistógrafo denomina-se:

  • A. Estudo dos nomes próprios de pessoas.
  • B. Documento de autenticidade não reconhecida.
  • C. Cópia manuscrita, de época, realizada por outro que não o autor.
  • D. Guarda de documentos em depósito.
  • E. Documento escrito ou impresso de um único lado.

Dadas as inferências sobre a definição de arquivo:

I - Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.

II - Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos.

III - Instalações onde funcionam arquivos.

IV - Móvel destinado à guarda de documentos.

Está correta a alternativa:

  • A. I, II e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, apenas.
  • E. II, apenas.

A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais. São arquivos Municipais o(s):

  • A. Arquivos do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.
  • B. Arquivo do Poder Executivo e o arquivo do Poder Legislativo.
  • C. Arquivos públicos organizados de acordo com sua estrutura político-jurídica.
  • D. Arquivos conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.
  • E. Arquivos públicos e privados identificados como de interesse público e social depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.

O servidor deve sempre estar atento quanto aos estágios de evolução dos arquivos, o que chamamos de Teoria das Três Idades, assim, primeira idade, segunda idade e terceira idade, são respectivamente, os arquivos:

  • A. Corrente, intermediário e permanentes.
  • B. Intermediário, corrente e permanentes.
  • C. Permanentes, corrente e intermediário.
  • D. Corrente, permanente e intermediário.
  • E. Intermediário, permanente e corrente.

“Documento ou conjunto de documentos que exige estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas, protocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais procedimentos”, denomina-se:

  • A. Documento.
  • B. Tratamento da informação.
  • C. Processo.
  • D. Informação classificada.
  • E. Informação.

A inserção no processo ou documento de um novo documento protocolado, e deverá ser executada diretamente pela unidade protocolizadora interessada mediante determinação, por despacho, de seu dirigente, denomina-se:

  • A. Anexação.
  • B. Apensação.
  • C. Encerramento.
  • D. Juntada.
  • E. Despacho.

A administração da documentação pública federal compete ao(s)

  • A. arquivos estaduais.
  • B. Arquivo Nacional.
  • C. Ministério da Cultura.
  • D. Ministério da Justiça.
  • E. centros de documentação.
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