Questões de Arquivologia

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Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas.

                                     

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.

Os estágios de elaboração de um documento são as fases de processamento a que ele é submetido em seu processo de desenvolvimento, que podem ser o rascunho, a minuta, a cópia fiel e o original.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.

O programa de gestão de documentos é desenvolvido desde a criação do documento até a sua destinação final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas.

                                     

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.

Atas, termos, apostilas e autos de infração são documentos classificados como atos de assentamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.

Em um programa de gestão de documentos, a reformatação de suportes (microfilmagem ou digitalização) deve ser adotada exclusivamente quando o documento é recolhido ao arquivo permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas.

                                     

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.

Atos enunciativos, como estatutos, avisos, convênios e acórdãos, esclarecem questões vazadas em outros documentos, determinando a execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.

O arranjo original pode ser modificado de forma a serem corrigidos desvios de estrutura geral do conjunto documental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.

A notação é de grande utilidade, pois serve de elemento de identificação e localização dos fundos. Para os arquivos permanentes, a notação deve ser exclusivamente do tipo alfanumérica, como determina o Conselho Internacional de Arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial o gráfico acima, que mostra o resultado geral da implantação do Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo (SAUSP), e no que concerne a assuntos correlatos, julgue os itens de 87 a 93.

Os documentos de guarda temporária devem ser mantidos por cinco anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da salvaguarda de dados, informações, documentos e materiais sigilosos de interesse da segurança da sociedade e do Estado, no âmbito da administração pública federal, julgue os itens a seguir.

O vice-presidente da República não tem competência para classificar documentos no grau de sigilo ultra-secreto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial o gráfico acima, que mostra o resultado geral da implantação do Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo (SAUSP), e no que concerne a assuntos correlatos, julgue os itens de 87 a 93.

A eliminação dos documentos pode ser feita, desde que, após a extinção do valor primário (administrativo, legal ou fiscal), os documentos não apresentem valor secundário (informativo ou probatório).

  • C. Certo
  • E. Errado
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