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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à legislação arquivística, julgue os itens a seguir.
Os arquivos de um órgão público extinto deverão ser recolhidos à instituição arquivística pública ou transferidos à instituição sucessora.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.
A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes
itens.
A criação de dossiês de correspondência expedida e recebida não é muito comum nos arquivos da administração pública brasileira. Normalmente, os documentos são organizados por tipologias ou gêneros.
No que concerne a arranjo, descrição e preservação dos documentos nos arquivos permanentes, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, como não há padrão ou norma para a descrição de documentos de arquivo, em geral, adota-se o modelo francês.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao que prescreve a legislação arquivística brasileira acerca de documentos e arquivos, julgue os itens a seguir.
O prazo de duração da classificação de documentos secretos, que vigora a partir da data de produção do dado ou da informação, é de, no máximo, trinta anos.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, referentes às características dos documentos eletrônicos e sua preservação.
O Open Archival Information System é um modelo de repositório de metadados de preservação aplicável a qualquer tipo de arquivo digital.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da microfilmagem e da automação, julgue os itens subseqüentes.
O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) é aplicado em ambientes híbridos, que utilizam documentos digitais e convencionais.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 111 a 120.
O arquivo intermediário é formado de documentos que não são consultados com freqüência, mas que podem ser solicitados pelos órgãos que os receberam e por aqueles que os produziram.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em 2002, o Conselho Federal de Medicina publicou a resolução apresentada a seguir, que dispôs sobre o tempo de guarda dos prontuários médicos e estabeleceu critérios para certificação dos sistemas de informação.
O valor secundário pode ser identificado naqueles prontuários médicos que, em suporte de papel, apresentem informações relevantes do ponto de vista médicocientífico, histórico e social.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.
A diplomática é um sistema sofisticado de idéias sobre a natureza dos documentos, sua origem e composição e suas relações com as pessoas a ele conectadas e com seu contexto organizacional, social e legal.
No que concerne a arranjo, descrição e preservação dos documentos nos arquivos permanentes, julgue os itens que se seguem.
A finalidade do guia de arquivo é propiciar uma visão específica de cada seção documental.
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