Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
Analise as afirmativas a seguir:
I. Antes de qualquer intervenção, são necessários testes de solubilidade e de resistência das tintas e de resistência do suporte, medição do pH e limpeza mecânica.
II. A utilização de processos aquosos na conservação de papéis tem por finalidade a limpeza, neutralização ou tamponamento, como também a planificação e a eliminação de manchas.
III. A umectabilidade dos papéis pode ser aumentada utilizando água com temperatura elevada e com produtos que diminuem a tensão superficial do papel em relação à água, como, por exemplo, o álcool, facilitando a absorção da água.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Julgue a seguintes proposições subsequentes, marcando V se verdadeiro e F se falso:
( ) Princípio de Territorialidade, quer dizer que os arquivos públicos, próprios, de um território, seguem o destino deste último.
( ) O processo avaliatório sempre é feito documento por documento.
( ) O Fundo abarca papéis gerados/recebidos por entidades físicas ou jurídicas, necessários à criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividade que justifiquem a sua existência.
( ) Fundo é o mesmo que coleção.
( ) Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, consistituindo uma unidade distinta.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A explosão da informação arquivística, ocorrida no período entre as grandes guerras mundiais, exigiu que a arquivística repensasse seus conceitos e suas práticas. Surgiram, desse novo cenário, os conceitos das três idades documentais e da gestão de documentos. Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos.
O código de classificação e a tabela de temporalidade de documentos são instrumentos essenciais para o funcionamento de um programa de gestão de documentos.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
A respeito do processo de fabricação do papel, assinale a alternativa correta.
No princípio, o processo era feito a partir da maceração de trapos de linho e algodão até que ficassem reduzidos a uma massa de fibras. Essas fibras são consideradas nobres, porque são constituídas por pequena quantidade de celulose, e o comprimento de suas fibras dá resistência ao papel, pelo entrelaçamento e formação de numerosas pontes de hidrogênio.
No molde de tela, deveria ser colocada uma moldura de madeira solta sobre a tela para limitar as bordas do papel. Recolhia-se a pasta das tinas com lentos movimentos circulares formando as folhas de papel sobre a malha de fios trançados; depois escorria-se a água e em seguida retirava-se a moldura. Cada folha formada era intercalada entre feltros e prensada a fim de se extrair a água restante. Depois eram encoladas por imersão ou, quando secas, superficialmente com pincel.
Com a expansão do mundo árabe, o papel foi levado à Europa. Sua manufatura teve início na Alemanha durante o século X e na Itália no século XIII. Contudo, só se pode falar com segurança de manufaturas de papel na França, Inglaterra e Espanha no século XIV.
Os europeus, ao invés de utilizarem os tradicionais moldes orientais, fabricaram seus próprios moldes a partir da utilização de fios de cobre trançados e presos a um bastidor de madeira. Esse novo molde conferia ao papel (visto sob uma luz) uma superfície composta de linhas horizontais paralelas com intervalos muito pequenos chamados pontusais; no sentido perpendicular, corriam linhas chamadas vergaduras.
Os trapos eram batidos, separados por cor e tipos de fibras, eram rasgados em pedaços, lavados. Em seguida era feito o cozimento em solução de hidróxido de sódio, e desfibrados com batidas de martelo. A pasta de celulose era transferida para tinas de madeira e em seguida despejada sobre uma malha feita de bambu. Ao drenar a água, ficava sobre a superfície dessa malha uma fina camada de fibras entrelaçadas denominadas papel.
Um arquivista, ao aplicar o princípio da ordem original para identificar e tratar tecnicamente um conjunto de documentos, deve respeitar:
o arranjo interno dos papéis, atribuídos no órgão de origem no momento de seu primeiro arquivamento.
a ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente.
a estrutura administrativa de origem dos documentos.
o fluxo documental que determinou a produção dos documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O exercício do direito à informação no Brasil é limitado pelos aspectos legais e pela situação arquivística dos documentos públicos. Com relação a este último fator, a classificação e a descrição desempenham papel fundamental. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
A classificação é uma operação matricial que compreende todo o fazer arquivístico e que torna possível avaliar e descrever os documentos.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
Os objetos de papel, como mapas, cartazes e documentos, após permanecerem guardados enrolados durante muitos anos, freqüentemente ficam ressecados, rígidos. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
A umidificação prévia dos papéis reduz a probabilidade de, ao desenrolá-los, serem provocadas mais quebras e rasgos. Ajuda a aplainar os documentos que não estejam quebradiços, mas difíceis de desdobrar ou desenrolar.
Antes de se iniciar o processo de planificação, devem-se fazer os testes de hidrossolubilidade das tintas e cores de aplicação manual. Coloca-se uma pequena gota de água em cada cor ou tinta. Após alguns segundos, aperta-se suavemente com um pequeno mata-borrão ou outro papel absorvente. Se a cor aparecer no mata-borrão, o meio é sensível à água e não deve ser umidificado.
Na planificação das folhas, após serem umedecidas, pode-se prensá-las manualmente por pesos, ou mecanicamente entre papel mata-borrão.
Caso os papéis enrolados apresentem resistência à abertura, é preciso fazer uma umidificação mais lenta em ambiente saturado de água.
Uma vez desenrolada a folha, deve-se colocar sobre ela outra folha de mata-borrão com um peso, para evitar que, ao secar, novamente se enrole.
De acordo com a natureza da entidade produtora, os arquivos classificam-se em:
textuais, cartográficos, iconográficos e sonoros.
textuais e especiais.
públicos e privados.
correntes, intermediário e permanente.
privado, público, textuais e especiais.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
A respeito do processo de desacidificação, assinale a afirmativa incorreta.
A desacidificação tem como objetivo depositar uma concentração de 0,5 a 1% de substâncias alcalinas na fibra do papel, proporcionando uma reserva alcalina, que absorve ou neutraliza ácidos à medida que se introduzem no papel.
A eficácia dos métodos de desacidificação vai depender da natureza química do processo de obtenção do papel, a concentração dos agentes desacidificantes e a duração do tratamento, técnicas de aplicação e a composição do papel e grau de deterioração.
No processo de desacidificação aquoso, o documento é submerso em solução desacidificante, durante determinado tempo. Para tal, a solução mais utilizada é a de hidróxido de cálcio - Ca(OH2), que apresenta uma concentração muito elevada de íons (OH)- e um pH = 11. Parte do hidróxido neutraliza os ácidos do papel e o restante permanece na fibra do papel, proporcionando uma reserva alcalina. Outras soluções são as de bicarbonato de cálcio Ca(HCO3)2 e o tetraborato de sódio (Na2B4O7).
A desacidificação não-aquosa implica o uso de uma solução que contém um agente desacidificante e um solvente orgânico. Uma das características principais desse método é a rapidez de penetração dos produtos químicos no papel em temperatura ambiente. O carbonato de metil-magnésio é a substância mais utilizada e é vendida comercialmente com o nome de WeiT'O. Aumenta a resistência mecânica, o pH e a reserva alcalina.
A desacidificação gasosa utiliza produtos que se volatizam em temperaturas superiores às do meio ambiente. Os produtos já experimentados são vapores de amoníaco, o CHC, morfolina em vapor de água e o dietil-zinco.
Fato importante na História que marcou o acesso público aos documentos de arquivos.
Primeira Guerra Mundial.
Reforma Protestante.
Segunda Guerra Mundial.
Revolução Francesa.
Revolução Inglesa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...