Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
Assinale a afirmativa incorreta.
A intervenção de remendo consiste em se preparar uma tira de papel japonês adotando uma medida excedente de 10mm dos bordos do rasgo. Esgarçar bem as fibras de ambos os lados e aplicá-la com cola metilcelulose, sobre as partes unidas, pela frente da folha. Com a dobradeira e um pedaço de voile e mata-borrão, proceder à planificação do remendo. Deixa-se secar entre um sanduíche de voile, mata-borrão e placas de vidro.
A laminação ou velatura tem o objetivo de dar maior resistência ao suporte quebradiço, devolvendo sua manuseabilidade. Utiliza-se o papel japonês, que terá sua gramatura selecionada de acordo com o documento a ser tratado, e o adesivo utilizado é a metilcelulose ou carboximetilcelulose (CMC).
O enxerto é o processo no qual se preenchem as partes faltantes, utilizando papéis semelhantes ao original, tanto na cor como na espessura.
A cola metilcelulose é solúvel em água, e, uma vez seca, sua reversibilidade ocorre por meio da umidade. Pode ser guardada em temperatura ambiente.
A água utilizada para o tratamento deve ser purificada por meio da destilação ou deionização. A destilação tem o pode de solubilizar substâncias iônicas; a desvantagem é que elimina também componentes estabilizantes que devem ser mantidos no papel.
Michel Duchein em seu artigo "O respeito aos Fundos Arquivísticos: Princípios Teóricos e Problemas Práticos", define organismo como a forma mais genérica para designar todo produtor de arquivo.
A dificuldade em definir um fundo em relação à hierarquia dos organismos produtores é uma realidade e por isso se torna necessário estabelecer alguns critérios. A respeito dos critérios exigidos para a definição de organismo produtor de fundo arquivístico, analise as afirmativas a seguir:
I. Deve possuir atribuições específicas e estáveis estabelecidas em regimento.
II. Deve ter denominação e existência jurídica própria e posição hierárquica definida no ato que lhe deu origem.
III. Deve ter titular nomeado com poder decisório sobre todos os assuntos da organização.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Quando arquivamos podemos realizar anotações como "Veja também", indicando que o assunto ou nome possui outras ligações importantes. Esta ação tem a finalidade de informar a quem for consultar o arquivo que determinado assunto ou nome está arquivado em tal pasta. Essas orientações vêm em pequenas fichas, colocadas em índices, ou inseridas nas respectivas pastas, escritas em folhas de papel. A esse procedimento denominamos:
Método específico.
Referência cruzada.
Tiras de inserção.
Transferência permanente.
De acordo com o Decreto 5.301/2004, os prazos de duração da classificação de documentos sigilosos vigoram a partir da data de produção do dado ou da informação. Os prazos em vigor para a desclassificação, estabelecidos pelo decreto, são:
ultra-secreto – máximo de 100 anos.
secreto – máximo de 20 anos.
confidencial – 15 anos.
reservado – máximo de 10 anos.
ostensivo – máximo de 5 anos.
Sobre documentação apenas é INCORRETO afirmar:
A documentação pode ter natureza comercial, científica ou oficial, conforme sua organização, utilização e finalidade.
A classificação representa um agrupamento de documentos distribuídos em classes, que designam grupos de coisas, de assuntos, de idéias ou de pessoas.
A documentação assume natureza oficial quando sua organização e utilização destinam-se a fins estritamente comerciais.
No passado a documentação era estática e nos dias atuais assume uma característica predominantemente dinâmica.
Segundo Heloísa Bellotto, "a organização da memória é posterior ao acontecimento. (...) a memória não é história, mas um substrato bruto, constituído por documentos e outros elementos dispersos." (Bellotto, H. Arquivos Permanentes - Tratamento Documental, FGV, 2005)
De acordo com a autora, a memória é:
I. gerada por dados concretos, interpretados e descritos pelo arquivista;
II. um conjunto de informações e/ou documentos, orgânicos ou não;
III. uma análise crítico-interpretativa e dinâmica.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
A eficácia é o resultado da busca contínua de conhecimentos, técnicas, observações e métodos de trabalho. Há normas que nos ajudam a aumentar a produtividade. Assinale a alternativa que NÃO representa uma dessas normas.
Evitar amontoar assuntos pendentes.
Fixar um horário para todas as tarefas.
Organizar o espaço de modo que tudo esteja à mão.
Dedicar as primeiras horas do dia para obrigações adiáveis e para tarefas mais árduas.
A função arquivística é hoje considerada um todo indivisível, não mais se aceitando que as atividades de administração de documentos e da informação se realizem de forma desvinculada e estanque. O processamento encadeado das tarefas se dá, no entanto, em fases distintas.
A partir desse novo paradigma, analise as afirmativas a seguir:
I. A grande tarefa técnica do segundo tempo da atividade arquivística é administrar a eliminação de documentos.
II. A normalização da tipologia documental, a normativa da vigência dos documentos e da programação da eliminação são tarefas da fase corrente.
III. A elaboração de instrumentos de pesquisa e a aplicação das técnicas de recuperação e divulgação da informação são funções arquivísticas no âmbito da terceira idade.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
A teoria das três idades é um dos fundamentos sobre os quais se assenta a arquivística contemporânea. Nela está a concepção do ciclo de vida dos documentos baseada na freqüência e na utilização que deles é feita.
Na aplicação dessa teoria, é indispensável observar:
as noções de valor primário e secundário.
a noção de fundo aberto.
a noção de fundo fechado.
a noção de valor de prova.
a noção de valor informativo.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Um arquivo médico, de um importante hospital público, sofreu uma inundação no final do ano passado. O centro de radiologia foi muito afetado pela inundação. As imagens radiológicas são suscetíveis de degradação, ocasionada pela exposição à luz, às temperaturas elevadas e, em especial, à umidade relativa do ar, ficando evidente o grande dano causado pela inundação. Para sanar essa problemática de preservação, adotam-se algumas medidas. Neste caso, deve-se iniciar o processo de higienização da documentação, utilizando-se de materiais como pêra:
expiradora e papel cinza sulfito;
aspiradora e papel creme salto;
sopradora e papel branco sulfite;
rotadora e papel bege salfate;
centrifugadora e papel azul sulfato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...