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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Os documentos de arquivo de uma instituição são produzidos com um determinado objetivo e, para tanto, tramitam. Ao tramitarem, os documentos circulam de uma instituição para outra, ou de um setor para outro da mesma instituição, até serem arquivados. Essa descrição referese a um arquivo em sua fase
pública.
administrativa.
permanente.
corrente.
privada.
No que se refere à guarda e à classificação de documentos, julgue os itens que se seguem, com base nas regras de alfabetação para arquivamento de nomes.
O conjunto de documentos de um arquivo permanente é denominado acervo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
No arquivo permanente é mantida toda a documentação de guarda definitiva. Essa documentação jamais será eliminada do arquivo, porque possui:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O arquivo constitui-se num centro de informações. Quando bem organizado evita a duplicidade de trabalho, possibilita rápida localização de documentos, preserva, guarda e conserva informações. De acordo com o modo de guardar os documentos, pode-se classificá-los em:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
No sistema de arquivamento lateral:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Referência cruzada ou remissiva é:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca de arquivamento.
A escolha mais adequada do método de arquivamento depende da natureza dos documentos a serem arquivados e da estrutura da organização à qual a unidade de arquivo está vinculada.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Pesquisando no acervo de sua instituição, o técnico de arquivo encontra um documento com fortes indícios de falsificação. Conclui, após análise junto à chefia, que se trata de um documento cuja autenticidade não se pode reconhecer. O técnico de Arquivo deparou-se então com uma espécie de documento:
apostilado;
assistemático;
apenso;
apócrifo;
alienado.
O processo de descrição documental consiste na elaboração de instrumentos de pesquisa que possibilitem a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização de dados. O trabalho de descrição implica a elaboração de instrumentos como:
sinalizador e organograma;
sumário e cronograma;
arranjo e descrição;
guia e repertório;
edição e referência.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O sistema de arquivamento usado quando a consulta, feita no arquivo, dispensa o auxílio do índice, chama-se:
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