Questões de Arquivologia

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Tipologia documental é um dos temas centrais da Arquivologia. Trata-se de um método de análise que estuda o documento a partir de sua gênese, revelando o porque e o como ele é formatado. Estes estudos são fundamentais para o desenvolvimento das metodologias da avaliação, classificação e descrição, aplicadas aos documentos ao longo do seu ciclo de vida. Analise as características que apresenta o tipo documental e assinale a alternativa ERRADA.

  • A.

    originado na atividade administrativa a que serve, se manifesta em um formato, uma diagramação e conteúdo distintivos, cuja identificação serve de elemento para denominá-lo e classificá-lo.

  • B.

    tende a caracterizar coletividades, porque corresponde a uma atividade administrativa.

  • C.

    sua denominação sempre corresponde à espécie anexada à atividade concernente e pode ser alterada pelo arquivista se não tiver sido corretamente efetuada no órgão de origem.

  • D. sua correta denominação é estabelecida pelos administradores, no órgão de origem, no momento de sua produção.
  • E.

    vale como conjunto representativo da atividade que o caracteriza, ao contrário da espécie documental, que é um documento indivíduo, que obedece a formulas estabelecidas pelo direito administrativo ou notarial.

A política arquivística brasileira, que tem no Conselho Nacional de Arquivos o seu formulador, é constituída por um corpus de leis, decretos e resoluções. Julgue os itens a seguir, que versam sobre legislação arquivística.

Os documentos públicos de valor permanente podem ficar sob a guarda das empresas em processo de desestatização e das pessoas jurídicas de direito privado sucessoras de empresas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os critérios de prazo utilizados na elaboração de uma Tabela de Temporalidade de Documentos baseiam-se

  • A.

    no arquivamento seqüencial numérico.

  • B.

    na legislação em vigor.

  • C.

    no tipo de documento.

  • D.

    na disponibilidade de espaço.

  • E.

    no interesse público.

O arquivo da universidade recebeu por transferência dois pacotes de documentos para arquivamento: um encaminhado pela Diretoria do Campus e um outro pelo Departamento de Matemática, da Faculdade de Engenharia. Analise a denominação dada aos documentos e identifique o que é tipo e espécie documental, assinalando a alternativa CORRETA:

  • A.

    São tipos os documentos 1 e 3, os demais são espécies documentais.

  • B. Todos os documentos são tipos, porque foram corretamente denominados no órgão de origem.
  • C.

    Apenas os documentos 2 e 6 são espécies, os demais são tipos documentais.

  • D. São espécies, os documentos 1 e 3 e os demais são tipos documentais.
  • E.

    São tipos, os documentos 4 e 6 e os demais são espécies documentais.

A atividade de sintetizar e sistematizar os elementos formais e o conteúdo textual dos documentos recolhidos para uma determinada instituição arquivística, denomina-se:

  • A. plano de classificação;
  • B. descrição;
  • C. tabela de avaliação;
  • D. tabela de temporalidade;
  • E. edição de fontes.

O documento público é aquele exarado oficialmente por pessoa pública, no desempenho de suas funções. Podemos citar como exemplo de documento público:

  • A.

    Contrato de compra e venda.

  • B.

    Termo de doação.

  • C.

    Certidão de nascimento.

  • D.

    Testamento.

  • E.

    Edital.

As atividades de Arranjo iniciam-se, formalmente, com o/a:

  • A. processamento;
  • B. levantamento;
  • C. transferência;
  • D. recolhimento;
  • E. agrupamento.

Alguns conceitos básicos de arquivologia que visam mais especificamente a esfera pública devem ser conhecidos pelos funcionários que irão produzir, manipular e guardar documentos em órgãos e instituições dessa esfera. Nessa perspectiva, julgue os próximos itens.

O poder público tem a obrigação, definida por lei, de conservar e organizar seus arquivos, porque os documentos são considerados elementos importantes para informação e prova. Os arquivos são responsáveis pela preservação do patrimônio histórico documental, que deve estar a serviço da cultura e do desenvolvimento científico nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para arranjar e descrever um fundo arquivístico, é obrigatório que se conheçam as espécies documentais nele encontradas.
Identifique a espécie documental de um "documento emanado de funcionário de fé pública, no qual se transcreve algo já registrado em documento de assentamento, elaborado este segundo normas notariais ou jurídico-administrativas".

  • A. certidão
  • B. ato
  • C. atestado
  • D. decreto
  • E. edital

O instrumento de pesquisa que tem por finalidade fornecer uma visão do conjunto dos serviços de uma instituição arquivística, de modo a permitir aos usuários saber quais são seus recursos e a natureza dos fundos que estão sob sua guarda, entre outras informações denomina-se, segundo a terminologia da área:

  • A. guia de fonte;
  • B. edição de fontes;
  • C. fonte;
  • D. índice;
  • E. guia.
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