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Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Tipologia documental é um dos temas centrais da Arquivologia. Trata-se de um método de análise que estuda o documento a partir de sua gênese, revelando o porque e o como ele é formatado. Estes estudos são fundamentais para o desenvolvimento das metodologias da avaliação, classificação e descrição, aplicadas aos documentos ao longo do seu ciclo de vida. Analise as características que apresenta o tipo documental e assinale a alternativa ERRADA.
originado na atividade administrativa a que serve, se manifesta em um formato, uma diagramação e conteúdo distintivos, cuja identificação serve de elemento para denominá-lo e classificá-lo.
tende a caracterizar coletividades, porque corresponde a uma atividade administrativa.
sua denominação sempre corresponde à espécie anexada à atividade concernente e pode ser alterada pelo arquivista se não tiver sido corretamente efetuada no órgão de origem.
vale como conjunto representativo da atividade que o caracteriza, ao contrário da espécie documental, que é um documento indivíduo, que obedece a formulas estabelecidas pelo direito administrativo ou notarial.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A política arquivística brasileira, que tem no Conselho Nacional de Arquivos o seu formulador, é constituída por um corpus de leis, decretos e resoluções. Julgue os itens a seguir, que versam sobre legislação arquivística.
Os documentos públicos de valor permanente podem ficar sob a guarda das empresas em processo de desestatização e das pessoas jurídicas de direito privado sucessoras de empresas públicas.Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Os critérios de prazo utilizados na elaboração de uma Tabela de Temporalidade de Documentos baseiam-se
no arquivamento seqüencial numérico.
na legislação em vigor.
no tipo de documento.
na disponibilidade de espaço.
no interesse público.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
O arquivo da universidade recebeu por transferência dois pacotes de documentos para arquivamento: um encaminhado pela Diretoria do Campus e um outro pelo Departamento de Matemática, da Faculdade de Engenharia. Analise a denominação dada aos documentos e identifique o que é tipo e espécie documental, assinalando a alternativa CORRETA:
São tipos os documentos 1 e 3, os demais são espécies documentais.
Apenas os documentos 2 e 6 são espécies, os demais são tipos documentais.
São tipos, os documentos 4 e 6 e os demais são espécies documentais.
A atividade de sintetizar e sistematizar os elementos formais e o conteúdo textual dos documentos recolhidos para uma determinada instituição arquivística, denomina-se:
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
O documento público é aquele exarado oficialmente por pessoa pública, no desempenho de suas funções. Podemos citar como exemplo de documento público:
Contrato de compra e venda.
Termo de doação.
Certidão de nascimento.
Testamento.
Edital.
As atividades de Arranjo iniciam-se, formalmente, com o/a:
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Alguns conceitos básicos de arquivologia que visam mais especificamente a esfera pública devem ser conhecidos pelos funcionários que irão produzir, manipular e guardar documentos em órgãos e instituições dessa esfera. Nessa perspectiva, julgue os próximos itens.
O poder público tem a obrigação, definida por lei, de conservar e organizar seus arquivos, porque os documentos são considerados elementos importantes para informação e prova. Os arquivos são responsáveis pela preservação do patrimônio histórico documental, que deve estar a serviço da cultura e do desenvolvimento científico nacional.
Para arranjar e descrever um fundo arquivístico, é obrigatório que se conheçam as espécies documentais nele encontradas.
Identifique a espécie documental de um "documento emanado de funcionário de fé pública, no qual se transcreve algo já registrado em documento de assentamento, elaborado este segundo normas notariais ou jurídico-administrativas".
O instrumento de pesquisa que tem por finalidade fornecer uma visão do conjunto dos serviços de uma instituição arquivística, de modo a permitir aos usuários saber quais são seus recursos e a natureza dos fundos que estão sob sua guarda, entre outras informações denomina-se, segundo a terminologia da área:
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